TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação De Estratégias De Marketing Por Meio De Abordagens Inovadoras - Lobby

Pesquisas Acadêmicas: Implementação De Estratégias De Marketing Por Meio De Abordagens Inovadoras - Lobby. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2015  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Apesar do lobby ser muito ligado à ações ilícitas, ele tem um papel importante no relacionamento entre empresas/ setores com o poder público e no meio coorporativo, entre fornecedores e clientes. Hoje ele é praticado de maneira velada no Brasil, já que não está regulamentada e possui uma conotação negativa e uma relação de lobista x corrupção. De acordo com Said Fahrat, lobby é "toda atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por um grupo de interesses definidos e legítimos, com o objetivo de ser ouvido pelo poder público para informá-lo e dele obter determinadas medidas, decisões, atitudes." No entanto, esta ferramenta é mal utilizada nos meios políticos e corporativos, pelo pagamento de propina para concessão de benefícios. “O problema começa quando se faz lobby com pressão do dinheiro”, diz o cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB), David Fleischer.

O lobby deveria ser considerado uma atividade legal para as empresas desfrutarem de suas vantagens?

Quando sua empresa ou comunidade possui interesse em alguma ação específica do governo, seria muito interessante que pudesse ser colocada uma pressão e que você tivesse a oportunidade de participar da tomada de decisão, seja com o fornecimento conhecimento técnico ou legislativo (com um pouco de poder de persuasão), esta oportunidade de pleitear os interesses junto a quem decide poderia ser muito produtiva. Isso atualmente acontece, podemos citar as mineradoras de Minas, além de claro, o das cervejas que foi indicado na matéria, mas como não é regulamentado e não existe uma transparência nos processos, vira uma troca de favores com interesses secundários, os financeiros.

Nos Estados Unidos (e outros países como Inglaterra, Peru, Argentina, etc), existe um cargo regulamentado de lobista, um profissional especializado e contratado por empresas, sindicatos ou até pessoas físicas para mediar o lobby. O papel do lobista é que como ele conhece melhor as articulações e o funcionamento do meio político e público, pode direcionar melhor as demandas dos grupos de pressão.

A partir do momento que os interesses pessoais, propinas e corrupção entram na atividade do lobista, a atividade ganha uma conotação negativa. Existe uma linha tênue entre o ético e o corrupto dentro do Lobby, mas como ele é usado de forma sadia, os benefícios alcançados valem a pena.

Os clientes são prejudicados com o lobby?

Quase sempre o lobby é praticado visando beneficiar somente o lado corporativo/ econômico, sem olhar questões, ambientais, saúde, etc, então consumidor pode ser prejudicado sim, como é o caso da indústria automobilística. É fato que existe um lobby atuante junto ao governo, incentiva-se cada vez mais a compra de carros novos, aumentando a venda de carros e piorando cada vez mais o trafego. Isso impacta na qualidade de vida do consumidor e no planejamento urbano também!!

Este é só um exemplo, mas poderia citar vários, a indústria do cigarro, de bebidas, mineradoras que estão cada dia mais ganhando concessões de exploração e destruindo as áreas em que eles atuam, os bancos, etc... Mas não quer dizer que os clientes são sempre prejudicados, existem lobbys inofensivos e que criam benefícios , como é o caso da pesquisa e tecnologia.

O lobby diminui a concorrência?

Sim, pois as empresas que praticam o lobby se destacam no processo de decisão de compra, o número de competidores se afunila. Quanto maior o acesso à informações, o relacionamento, a influencia sob o poder de decisão, mais a empresa se destaca, aumentando as chances de fechamento de um contrato por exemplo.

Incorrer em lobby traz benefícios à empresa

Eu consigo enxergar benefícios com o Lobby quando ele é bem feito. A empresa conseguiria pleitear incentivos e benefícios para seu crescimento, para ganhar espaço no mercado, para ter acesso à leis e ter benefícios não somente para ela, mas para o setor em qual atua. E em casos pontuais de licitações, traria ainda mais benefícios, já que exercer uma pressão (argumentativa) pode ser fator crucial para fechamento de um pedido. Porém ele passa a ser negativo quando é praticado aliado à corrupção.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com