TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Empresarial E CaDeia De Suprimentos

Artigos Científicos: Logistica Empresarial E CaDeia De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  2.370 Palavras (10 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 10

Nesse texto procuramos compreender melhor as funções da logística, primeiramente verificamos a sua o inicio de sua existência como foco inovador, depois acompanhamos o seu desenrolar mundial e sua nova visão, conhecemos alguns tipos logísticos e suas cadeias, acrescentamos ainda a nosso conhecimento algumas tendências sobre esse assunto, como esse assunto é muito novo encontramos vários artigos e noticias a esse respeito, mas nem por isso faltaram livros para alavancar nosso estudo, há muita gentepensando e falando sobre isso, e não é de agora já tem bastante tempo. Ficamos intrigados em saber que um método tão bom e com tantas qualidades demorou tanto tempo para ser diagnosticado nas empresas, e isso linchando ao nosso País. Confesso que a confusão existiu, pois se existem métodos e existem oportunidades por que então não fazer, e é assim que trataremos esse assunto trazendo a logística para nossa realidade, pois não é uma maneira difícil e como percebemos também no foco logístico é uma questão de organização.

INTRODUÇÃO

Ao nosso estudo, indo assim tão diretamente, discorreremos nesse trabalho a respeito da logística empresarial, como ela chegou até hoje e qual o seu foco nesse momento, veremos que a logística nem sempre foi um fator de dinamismo nas organizações, e que mesmo ela sendo de suma importância, podemos dizer inclusive de elementar importância ela nunca havia sido tãofalada como atualmente.

Falaremos também sobre os setores logísticos e como funcionam de maneira homogenia e continua, sobre todos os conhecimentos que estão sendo agregados e as novidades para a próxima década. Noções da cadeia de suprimentos e como

ela funciona e alguns sistemas de integração de informações.

Assim nesse estudo destacamos que a logística deixou de ser apenas transporte, e agora faz parte do todo da empresa, pois realiza diversas funções e supri as organizações de maneira com que ela possa crescer em meio a uma estrutura forte.

LOGISTICA EMPRESARIAL

“ Não a nada mais difícil de controlar, mais perigoso de conduzir ou mais incerto no seu sucesso, do que liderar a introdução de uma nova ordem”

NICOLO MACHIAVELLI(1469-1527)

“Nesta era de mudanças dramáticas, os que tem sede de aprender, herdarão o futuro. Já os que acreditam que já sabem tudo, vão descobrir que estão preparados para viver em um mundo que já não existe mais!!!

ERIC HOFFER( 1902-1983)

Não há como descrever logística empresarial sem primeiro conceituarmos a mesma.Desde a antiguidade os povos se utilizavam da forma mais básica da logística: o método de transporte, As guerras eram longas e geralmente distantes e eram necessários grandes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários o planejamento, organização.

Assim conseguimos identificarde onde surgiu essa palavra. A palavra logística tem a sua origem no verbo francês loger - alojar ou acolher. No dicionario português ela tem o seguinte significado: “s.f. Lógica matemática; forma moderna de lógica que utiliza símbolos matemáticos. Parte da arte militar que trata dos problemas de transporte e de abastecimento das tropas.”

A logística é um assunto vital, um fator econômico, tanto os recursos quanto os seus consumidores estão espalhados numa ampla área geográfica.

Sendo assim os consumidores geralmente não estão próximos aos bens e produtos requeridos. Este é o maior problema diminuir o hiato entre a produção e a demanda, de modo com que os consumidores tenham acesso aos bens e serviços quando,onde quiserem e na condição física que adequada.

Quem está por traz da produção desse fomento? Numa economia livre é responsabilidade dos empresários proverem os serviços logísticos necessários, contudo, as empresas operam dentro de um ambiente que muda constantemente, devidos aos avanços tecnológicos, alterações na economia e na legislação e a disponibilidade de recursos. E com essa alterações fica difícil edificar as ações. A filosofia da administração se altera com o tempo para se adaptar as novas exigências de desempenho das empresas. A logística assim representa uma nova visão empresarial – uma nova ordem.

É fato que os países, assim como as populações que os ocupam não são igualmente produtivos. Assim, por muitas vezes certas regiões detém a vantagem sobre as demais no que diz respeito a determinadas especialidades produtivas. Um sistema logístico eficiente permite a uma região geográfica explorar suas vantagens produtivas. Também possibilitando a exportação e exploração de outros mercados. O sistema permite então que o custo do produto em relação a logística, produção e qualidade sejam competitivos. Alguns exemplos passados desta especialização são: a indústria eletrônica japonesa; A agricultura e as indústrias de computadores e de aviação americanas, sem relatar o domínio que vários países possuem em fornecer matérias-primas como petróleo, ouro, bauxita e cromo.

Ainda resta muita

coisa para fazer, para se alcançar o nível ótimo de eficiência e eficácia no setor de suprimento e na distribuição por todo o mundo. Por isso temos que correr contra o tempo e enfretar os novos desafios da logística, incluindo capacitar-se para efetivarmos o compromisso que temos com o avanço tecnológico e econômico do nosso país.

Veremos então algumas características da logística. Hoje sabemos o quão importante a logística é no nosso dia-a-dia, e temos também a consciência de que ela não é mais apenas transporte, vejamos alguns tipos de variações:

Logística de abastecimento:é a atividade que administra o transporte de materiais dos fornecedores para a empresa, o descarregamento no recebimento e armazenamento das matérias primas e concorrentes. Estruturação da modulação de abastecimento, embalagem de materiais, administração do retorno das embalagens e decisões sobre acordos no sistema de abastecimento da empresa.

Logística de distribuição:é a administração do centro de distribuição, localização de unidades de movimentação nos seus endereços, abastecimento da área de separação de pedidos, controle da expedição, transporte de cargas entre fábricas e centro de distribuição e coordenação dos roteiros de transportes urbanos.

Logística de manufatura: é a atividade que administra a movimentação para abastecer os postos de conformação e montagem, segundo ordens e cronogramas estabelecidos pela programação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com