TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos/Logística Empresarial

Trabalho Universitário: Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos/Logística Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  1.385 Visualizações

Página 1 de 5

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial.

Palavras-Chave: Gerenciamento, Logística, Just in time.

Ballou nos diz que gerenciamento de suprimentos é um conjunto de atividades funcionais, como transporte, estoques, por exemplo, e que essas atividades se repetem inúmeras vezes no decorrer do processo aonde matérias-primas vão se convertendo em produtos finais, aos quais são agregados valores para o consumidor. Como asfábricas, os pontos de vendas e as fontes das matérias-primas não se encontram no mesmo lugar e o processo representa uma sequência de etapas de produção, as atividades de logísticas podem se repetir várias vezes até o produto chegar ao mercado.

Parece simples pensar em logística como sendo apenas o gerenciamento do fluxo dos produtos dos pontos de distribuição de matérias-primas até o consumidor final, porém a vida de um produto não se encerra com a entrega ao consumidor, estes produtos tornam-se obsoletos, danificados ou inoperantes e depois são devolvidos aos seus pontos de origem para conserto ou descarte, esse processo é conhecido como canal logístico reverso.

A logística empresarial é um campo empresarial é um campo novo no estudo na gestão integrada, segundo o autor no livro, ela trata da gestão coordenada de atividades inter-relacionadas, em substituição à prática antiga de administrá-las separadamente. Encontramos no texto uma definição que diz:

Logística é o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender as exigências dos clientes.

A diferença entre as duas é que a gestão de logística se preocupa em atender às necessidades do processo como um todo, desde o início até o momento do descarte, ou seja, o fluxo do produto do começo ao fim, pensando sempre na qualidade para satisfazer ocliente e aumentar as vendas. A logística tem grande importância em diversas áreas e isso não é mérito de hoje, é algo que ocorre há muitos anos, como exemplo, no campo militar. Para facilitar nosso entendimento vamos relatar a seguir diversas áreas onde encontramos na logística o suporte necessário para o sucesso de várias áreas de atuação do mercado.

Na área de produção podemos citar a Toyota, que utiliza o conceito Just in time, a empresa possui uma fábrica em Kentucky e utiliza peças de suprimentos através do Pacífico que são transportadas de trem pela Costa Oeste dos EUA, chegando a sua fábrica em Georgetown para abastecer sua linha de montagem que produz 1.000 automóveis por dia.

Temos ainda o poder de gerar vendas-marketing- e também de reduzir custos. Como exemplo a rede WAL-MART que superou seu concorrente investindo em um sistema computadorizado global, que garantia a reposição imediata de seus estoques, investiu ainda em caminhões modernos para entregas de produtos e modernos centros de armazenagem e distribuição de mercadorias.

A logística também controla o valor de tempo e lugar dos produtos, através de estoques, transporte e fluxos de informações. O valor de posse está presente no marketing, engenharia e finanças, quando o cliente é induzido a adquirir o produto.

compras emsites da internet propiciam resposta rápida ao pedido do cliente, distribuição e entrega rápida via área em 24h, por exemplo. Encontramos também, o valor da logística a mídia, através da cobertura jornalística em diferentes locais do mundo.

Outro grande exemplo está na área militar, nas forças armadas, quando houve a invasão do Kuwait por parte dos EUA, na distribuição de equipamentos para soldados, deslocamento de tropas, munição para linha de frente, bebidas e alimentação para os soldados.

Já no cenário ambiental a logística está presente na reciclagem, na embalagem de materiais, no transporte de materiais perigosos, no recolhimento de resíduos e lixo.

Portanto a logística esta presente nas áreas de marketing e de produção, pois muitos problemas administrativos surgem em decorrência de problemas interfuncionais das duas áreas, para evita-los integra-se a logística para criação de um grupo maior conhecido como cadeia de suprimentos. A logística internacional tem pequena preocupação com as necessidades do cliente. Onde a marca é muito importante e a fabricação não é descentralizada. Geralmente trabalha-se com a importação e exportação do produto final, ou utiliza-se o licenciamento de um produto já existente.

A redução do custo do produto não é a principal preocupação da empresa, ela utiliza produtos de alto apelo emocional devido àmarca, exemplo carros Ferrari.

Empresas que utilizam a estratégia global têm seus produtos altamente padronizados e utilizam um sistema produtivo que explora economias de escala. Normalmente são empresas que aprenderam a aproveitar os conhecimentos de diferentes culturas e métodos. Seus produtos, por serem padronizados, não atendem requisitos locais nem oferecem grande distinção entre os diferentes mercados onde atuam. Sua maior preocupação está relacionada à redução de custos, como exemplo, podemos citar a Otis Elevator.

Dornier (2001) define logística internacional ou operações globais como ”o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo e estocagem de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relacionadas a eles, do ponto de origem ao ponto de consumo, para propósitos de satisfação das necessidades do cliente global e ao mesmo do tempo com uso eficiente dos recursos globais da empresa”.

As operações globais produzem maior custo e aumento da complexidade logística, pois aumentam a incerteza e reduzem a capacidade de controle da produção. A incerteza é resultado de distâncias maiores, maior tempo de fornecimento (lead time) e menor conhecimento do mercado.

Hoje em dia as pessoas buscam obter o maior benefício sobre o investimento que fazem quando adquirem determinado produto, junto a isso se deve terqualidade e o preço atrativo. Essa relação recebe o nome de valor.

Podemos citar produtos que se beneficiam claramente com maior valor de tempo e lugar, segundo os exemplos citados pelo próprio autor do livro, como o caso das redes de fast food, Mcdonalds, comida rápida, em shoppings centers, com praças de alimentação lotadas, consegue-se um lanche rápido e de valor acessível.

Outro exemplo, a Dell Computadores, que disponibiliza ao cliente a vantagem de montar seu desktop, com hardware e software por ele exigido e enviado diretamente para a casa do cliente.

Celulares são produtos que também podem se beneficiar, pois estando em uma situação de emergência e distante, ele será o elo de ligação para solicitar ajuda, para a utilização de GPS, envio de uma mensagem, etc. Com a ajuda da tecnologia muitos produtos hoje podem se beneficiar da logística também.

Transporte aéreo é sem dúvida um produto/serviço que se beneficia do tempo e lugar, pois podemos nos deslocar com rapidez e segurança de um ponto a outro do país, com valores até menores do que transporte terrestre, dependendo do local aonde pretendemos ir. Evitando gastos com pedágios, desgaste de pneus, gastos com manutenção do veículo e a economia de tempo que é hoje nosso bem mais precioso.

...

Baixar como  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »