TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Hospitalar

Monografias: Logistica Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O Hospital Paula da Costa recentemente inaugurado é de médio porte e devido à falta de gestão eficaz está com grandes dificuldades em relação á logística hospitalar. Nosso objetivo é propor a padronização e a garantia da aquisição remunerada de materiais de consumo, gêneros alimentícios, equipamentos dentre outros.

É necessário focalizar na qualidade dos produtos e avaliar a eficiência dos fornecedores para garantir que o material recebido esteja de acordo com as especificações solicitadas.

Descrevemos um processo simplificado de compra de itens regulares que está exposto em onze itens, são eles: necessidade de material/medicação nos setores; departamento de suprimentos: recebe a solicitação dos setores; elaboração da solicitação de compras com base no estoque fixo; cotação com os fornecedores; avaliação e seleção de fornecedores; negociação com o fornecedor selecionado (prazos de entrega, tipos de pagamentos); validação da compra autorizada pela gerência ou diretoria; confirmação de compra; entrega do material solicitado; recebimento do material solicitado / conferência; armazenamento e distribuição.

Propomos um guia prático para compra de materiais hospitalares, com o intuito de facilitar a aquisição dos mat/med e que facilitará a padronização do Hospital Paula da Costa e eliminará as dificuldades existentes.

1. Previsão de demanda, sistemas de reposição de estoques, compras

A área de compra é responsável pelo processamento e aquisição de bens que a organização necessita. Segundo Barbieri e Machline (2011) o termo compra é entendido como uma das funções da gestão de materiais ou suprimentos.

Para efetuar uma compra é necessário seguir alguns passos e envolve diversas atividades especificas, dentre elas: manutenção de cadastro de fornecedores, emissão de pedidos de compras, elaboração de cotações, negociação, contratação, acompanhamento (follow-up), avaliação de fornecedores e desenvolvimento de novos fornecedores. Para Barbieri e Machline (2011) as atividades de compras variam conforme o tipo da compra, que podem ser de três tipos: compras normais de itens padronizados, compras de emergência e compras de itens não padronizados.

Iremos apresentar um processo simplificado de compra de itens regulares, que será descrito abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com