TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Hospitalar

Seminário: Logística Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  Seminário  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

A farmácia hospitalar armazena de três tipos de produtos:

- Medicamentos de prateleira: agulhas, seringas e outros insumos farmacêuticos;

- Psicotrópicos: drogas sobre as quais tem de ser exercido controle rigoroso, devendo as autoridades de saúde serem constantemente informadas sobre o seu uso e estoque existentes na instituição;

- Materiais refrigerados: medicamentos que requerem refrigeração, por exemplo, antibióticos devem ser separados por via de administração (materiais injetáveis, oral e tópico), em ordem alfabética conforme nome genérico ou principio ativo e por data de validade. De acordo com a validade deve seguir o princípio do Primeiro que Expira Primeiro que Sai (PEPS) evitando o desperdício por vencimento de prazos de validade.

A distribuição de medicamentos e de suprimentos é realizada mediante as solicitações ou requisições ao setor. Em locais de pronto atendimento, como o pronto-socorro, convém manter um almoxarifado satélite para abastecer todas as necessidades do setor 24 horas por dia e 7 dias por semana.

A classificação dos medicamentos tem como objetivo ajudar as atividades operacionais e administrativas apresentando critérios de utilização, criticidade, forma de disponibilização dos materiais, dificuldade para aquisição e periculosidade, toxidade e perecibilidade atendendo as peculiaridades de giro, preço, consumo, prazo de entregas e fornecimento.

O uso da tecnologia de informação nesse segmento beneficia na redução dos custos, melhora os níveis de serviço na unidade, giros de estoques ou rotatividade eficientes, avaliação e previsão de estoques precisos, estoque de segurança e custo de armazenagem. Além de unificar os setores nessa cadeia de suprimentos tanto em relação aos fornecedores, setor de compras, almoxarifado (farmácia hospitalar) e setores solicitantes.

O código de barras em uma caixa de medicamento genérico, um exemplo de TI bastante utilizado no controle e armazenamento de medicamentos.

- Planejamento

Planejamento é o processo mais importante na administração das relações com o futuro através da tomada de decisões nos objetivos ou resultados a serem alcançados.

No planejamento estratégico, a adoção da estratégia por parte do gesto deve ser considerada de acordo com a situação que a empresa ou organização se encontra no mercado como sobrevivência, manutenção, crescimento ou desenvolvimento conforme seus objetivos.

A importância do planejamento estratégico na Logística Hospitalar nos permite analisar os benefícios quanto a minimização de despesas e otimização nos processos, bem como às atividades e serviços no atendimento ao cliente com uma visão estratégica de redução de custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com