TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logoterapia

Resenha: Logoterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Resenha  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Logoterapia aplicada à educação

Palestrante Simone Guedes

Nossos educadores são responsáveis por transmitir conhecimento, porém a Logoterapia nos traz um ensino diferenciado onde podemos como educandos despertar a consciência do ser humano, acreditando que ele é pleno de recursos, podendo mudar e ser educado para a vida.

A logoterapia nos traz práticas reflexivas e libertadoras, nos mostra que devemos agir de tal forma na educação, pois o verdadeiro papel do educador é despertar. Se o aluno não está motivado ele não terá uma boa capacidade de aprender, quando na verdade deve fazer além do que lhe é dado e sempre buscar o que há de novo, assim ampliando seu campo de visão. Para Viktor Frankl médico e neurologista, vivemos em um tempo onde as pessoas parecem que vivem com um vazio existencial em suas vidas, algo que se apresenta quando não vivemos significativamente.

Devemos tomar decisões conscientes, não viver de forma alienada, ou colocar a culpa de nossos fracassos nas outras pessoas, mesmo que exista um contexto histórico social ou genético, isto não te define. Para a logoterapia o ser humano é livre para decidir quais atitudes irá tomar, mas dependerá da motivação, que significa provocar uma ação, tendo sucesso se você reconhecer o que te move. Devemos s sempre assumir a responsabilidade pelo que decidimos.

Cada ser humano terá de descobrir por si mesmo quais são as suas metas e possibilidades, o que o motiva a viver a vida de modo que possa fazer sentido, onde ele não se prenda nas tristezas e dificuldades e sim tomar atitudes e mudar sua postura perante esses acontecimentos que geralmente o faz querer desistir da felicidade. Precisamos estar motivados e enxergar que possuímos a cada dia uma nova oportunidade para despertar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com