TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logoterapia

Por:   •  20/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.958 Palavras (16 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

LOGOTERAPIA

Ariane Soares dos Santos – 00065620

Beatriz Carvajal Marcondes de Oliveira – 00089243

Daniele do Couto Ciol – 00038252

Dirceu Sudário de Freitas – 00000777

Thayna de Paula Leite – 00090217

SOROCABA/SP

2018

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

LOGOTERAPIA

Em cumprimento às exigências para a obtenção de nota na disciplina Psicologia Humanista Existencial ministrada pela Dra. Andressa Melina Becker da Silva no curso de Psicologia da Universidade de Sorocaba.

SOROCABA/SP

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO        4

PRÁTICA PROFISSIONAL        13

CONTEXTO CRIATIVO        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        16

INTRODUÇÃO

A logoterapia tornou-se conhecida após a publicação do livro Em busca de Sentido, escrito por Viktor E. Frankl. Nesta obra, ele conta sua história no período em que viveu em um campo de concentração e a partir disso a logoterapia descrita por ele passou a tornar-se conhecida no mundo todo, porém é um equívoco dizer que Viktor foi o fundador da logoterapia, já que a mesma teve seu surgimento durante o século XX, mas sua ascensão deu-se no período pós segunda-guerra mundial.

Logos é uma palavra grega que quer dizer sentido, portanto, a logoterapia busca um sentido para a vida humana, tentando então encontrar uma força para o indivíduo.

Nesse presente trabalho iremos falar sobre os fundamentos teóricos da abordagem, como o luto é tratado, as possíveis intervenções e foi criado um LARP para exemplificar e demonstrar os conceitos de Liberdade da vontade, Vontade de sentido e Sentido de vida.

DESENVOLVIMENTO

Viktor Frankl nasceu no estado de Viena, na Áustria, em 1905. Psiquiatra e psicólogo criou um método de tratamento psicológico denominado de logoterapia. Seu interesse por questões existenciais vem desde o princípio da sua vida de estudante. Aos 16 anos expos suas ideias sobre o sentido da vida em uma palestra ao partido socialista de sua cidade. Sempre com ideias sobre o sentido da vida chamou a atenção de grandes estudiosos e trocava frequentes correspondências com Freud ainda cursando o curso de medicina.

Casou-se em 1941, e nesse período a Europa havia sofrido a segunda guerra mundial. Viktor era descendentes de judeus e sua mulher era judia, não hesitou em fugir e enfrentou os terrores do campo de concentração como qualquer outro judeu. Antes de ser separado de sua mulher os nazistas forçaram um aborto de sua esposa. Com exceção de sua irmã todos de sua família foram mortos.

Viktor permaneceu por três longos anos dentro do campo de concentração nazista tendo que prestar trabalhos forçados, num frio congelante, com uma alimentação diária de uma sopa rala, sem nenhuma condição de higiene, tendo que conviver com várias doenças e presenciando vários de seus companheiros cometendo suicídio, pois haviam perdido toda esperança que restava.

Mesmo com todas essas perspectivas, ele se manteve com sanidade mental para poder observar tudo que acontecia ao seu redor e conseguiu escrever seu livro em busca de sentido. Lá, Viktor e os outros prisioneiros também sofriam agressões físicas e psicológicas, e nesse contexto, todos esses tipos de agressões são um estimulo a mais para fazer com que a pessoa perca o seu controle sobre essa situação. Viktor percebe que todos os valores que se tem na vida como saúde, riqueza, relacionamentos e qualquer outro objetivo estava desfeito, percebe que as pessoas ao seu redor perdem a esperança e vão morrendo, não somente de subnutrição e maus tratos, mas também cometendo suicídio. Viktor diz que a única coisa que o manteve vivo foi a única liberdade que ele ainda tinha, que é a última liberdade humana, a capacidade de escolha. Qual atitude o ser humano tem sobre determinada circunstância?

Conceitos principais

A logoterapia é considerada como sendo a Terceira Escola Vienense de Psicoterapia, sendo a Psicanálise Freudiana a primeira e a Psicologia Individual de Adler a segunda.

É a teoria de Viktor Emil Frankl que propõe uma visão de homem diferenciada da dos pensadores de seu tempo, propõe a compreensão da existência mediante fenômenos especificamente humanos e a identificação de sua dimensão noética ou espiritual, a qual pode despertar sua vivência religiosa.

Frankl após sua experiência em campos de concentração passou a acreditar que só Deus pode mensurar a missão do ser humano sobre a Terra. Como se não se tratasse da busca por um sentido qualquer, mas da busca do seu verdadeiro sentido, individual.

Na logoterapia o método fenomenológico é o que deve ser usado, pois o fenômeno não é apenas a aparência, mas a manifestação ou revelação de que há o ser em si, sendo a manifestação da própria realidade vivida pelo indivíduo.  

A logoterapia origina-se do espiritual, e a análise existencial se dirige PARA o espiritual. O que impulsiona o homem não é a vontade do poder, nem a vontade do prazer, e sim a vontade de sentido. O homem só se torna homem quando esquece de si mesmo por uma causa maior, ou no amor a uma pessoa. O sentido está no mundo, não no sujeito que o habita.

A logoterapia age com a exploração da experiência imediata com base na motivação humana para a liberdade e para o encontro do sentido da vida. A psicoterapia orientada pelo espírito.

Frankl crítica a concepção de saúde mental a partir de um equilíbrio homeostático, pois acredita que a tensão é necessária para a existência humana. A noodinâmica é a tensão entre o homem e o sentido, o ser o dever-ser. Nela está a liberdade que nos permite ter escolhas e possibilidades.

 O ser humano precisa não de homeostase, mas daquilo que chamo de "noodinâmica". Há muita sabedoria nas palavras de Nietzsche: "Quem tem um por que viver pode suportar quase qualquer como" Frankl (1985, p. 95-96).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (187.9 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com