TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento da cadeia de suprimentos e logística

Projeto de pesquisa: Gerenciamento da cadeia de suprimentos e logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A logística é uma das atividades que tem desempenhado papel de destaque dentro

das organizações, pois as mudanças nas expectativas dos clientes têm obrigado as organizações a mudarem seus conceitos, colocando a logística como uma das peças principais do “quebra cabeça” das organizações.

Uma logística eficaz torna-se uma vantagem competitiva para as organizações, trazendo benefícios tanto para o cliente como para a empresa. Um dos principais objetivos da logística é reduzir a incerteza na cadeia de suprimentos gerada pela estrutura da cadeia logística, pelas condições de operação e pela qualidade das operações, que se combinam aleatoriamente gerando variância nos resultados finais.

As mudanças que estão ocorrendo, no que tange ao assunto de entrega de produtos e serviços dentro das organizações fizeram com que a logística tornasse um verdadeiro paradoxo, pois é ao mesmo tempo uma das atividades econômicas mais antigas e um dos conceitos gerenciais mais modernos.

A prestação do serviço logístico, lida diretamente com empregados, fornecedores, clientes e indiretamente com os acionistas comprometidos com o processo. Para que se tenha um bom serviço logístico é preciso que a organização tenha seus fornecedores e empregados comprometidos com a missão de satisfazer e superar as expectativas dos clientes.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Gestão de Suprimentos e Logística

2.1.1 Logística

Todo processo produtivo envolve insumos e produtos. Os insumos são basicamente,

a matéria-prima, a mão de obra e os materiais necessários para que se possa manufaturar os produtos e ou fornecer os serviços. A logística está relacionada com

a movimentação desses insumos e produtos.

O processo logístico, a cada dia se torna mais importante para as organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Cada empresa necessita de um processo logístico adequado ao seu ramo de atuação. Existem vários tipos de modais logísticos, onde certamente um deles atenderá as necessidades da organização. ( quem disse isso )

Há várias definições para logística, uma que se destaca , segue abaixo:

[...] logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados,cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo com objetivo de atender os requisitos do consumidor. (Novaes 2001, p.36)

Por essas definições percebe-se, que a logística está relacionada diretamente com a

forma de como a organização planeja, implementa e mantém suas operações para uma melhor colocação de seus produtos e serviços, com o custo acessível ao seu consumidor final “cliente”, sendo que isso inclui um projeto e administração de sistemas para controlar o fluxo de material, processo de produção e inventários finais para que se possa estar estruturada para cumprir com a estratégia de negócio.

Os modelos de armazenamentos devem ser considerados assim como os modais, de importância ímpar na logística empresarial. Ao longo deste trabalho descreveremos sobre a cadeia logística ou de suprimentos, modais de transporte e os modelos de armazenamento mais utilizados nos dias atuais.

Figura 1. Elementos básicos da logística

Fonte: NOVAES (2001, p.36)

Cadeia de suprimentos nada mais é que uma rede de instalações, ou seja, é um conjunto de instalações conectadas por rotas de transporte. Este processo engloba desde a retirada da matéria-prima, sejam elas de minas, fazendas, dentre outras fontes, até a chegada do produto ao seu consumidor final. ( quem disse isso )

Dentre estes dois pontos, passamos pelo estoque destas matérias-primas que são os insumos que dão inicio à produção de qualquer produto. Temos também o estoque em processo, que são os materiais que estão sendo utilizados no momento para o desenvolvimento produto, e por fim temos o estoque dos produtos acabados, onde ele ficará disponível para embarque. ( quem disse isso )

Daí então deve ser analisado como será feita a movimentação destes produtos que podem ser de vários modos: rodoviário, marítimo, ferroviário, aeroviário, e dutoviário. A escolha depende incondicionalmente do tipo de mercadoria a ser transportada, das características da carga, da pressa, e principalmente dos custos. ( quem disse isso

Segundo Taylor (2005, p. 76) a logística não é um jogo fácil, pois exige a movimentação de várias peças de maneira muito peculiar. É necessário coordenar esses movimentos para que cada item chegue ao local certo, na hora certa.

De acordo com a definição do Council of logistic management (CLM): “a logística é a parte do gerenciamento de cadeia de suprimento responsável pela organização, de modo eficiente e eficaz, do fluxo de produtos e de informações do ponto de origem até o ponto de consumo final.

2.1.2 Gestão de suprimentos

Modais Logísticos:

1. Qual o modal logístico a empresa utiliza e por quê?

2. De que maneira a empresa controla a chegada, entrada, armazenamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com