TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística De Suprimento, Produção E Distribuição

Artigos Científicos: Logística De Suprimento, Produção E Distribuição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  1.672 Visualizações

Página 1 de 3

1- INTRODUÇÃO

Atualmente o mercado tem mostrado umcenário em que a concorrência cresce cada vez mais. Tendo como base essa perspectiva, a logística sendo uma área que é responsável pela gestão dos recursos, equipamentos, movimentação e informação, ocupa um espaço importante para que uma empresa consiga se manter no mercado, já que é necessário que tudo funcione perfeitamente.

Dentro desse contexto veremos um pouco sobre a Logística de suprimentos, produção e distribuição, para assim entender melhor a função delas.

2- LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO

Suprimento é responsável pelo provimento de insumos necessários para a transformação, distribuição e transporte do bem ou serviço da organização. Consiste também na relação entre fornecedor e organização, procurando sempre atingir o menor custo possível para desenvolvimento das atividades necessárias no processo detransformação do produto organizacional.

Os Suprimentos podem ser classificados de acordo com sua utilização, alguns exemplos são: mão de obra, matéria prima, equipamentos, peças de reposições, entre outros.

As funções da logística de suprimentos são várias, algumas que se destacam são:

• Pesquisa do Catálogo de Materiais

• Composição dos itens de materiais do Catálogo

• Análise da necessidade de compra

• Iniciação e acompanhamento do processo de compra

• Recebimento dos materiais

• Conferência e inspeção dos materiais

• Estocagem e preservação dos materiais

Para atingir seu objetivo, é possível adotar algumas estratégias de suprimentos, que pode ir desde compras sob encomenda até aquisição no concorrente, porém, sempre observando o perfil e a condição atual da empresa, para utilizar sempre o melhor método possível.

3- LOGÍSTICA DE PRODUÇÃO

A logística de produção tem como principal responsabilidade a participação na formulação de uma programação de produção com o intuito de providenciar a disponibilidade em tempo hábil de materiais, componentes e estoques em processo.

É de extrema importância que a logística de produção tenha a capacidade de dar apoio à tomada de decisões táticas de operacionais, referentes às questões básicas de produção que são:

• O que produzir e comprar;

• Quanto produzir e comprar;

• Quando produzir e comprar;

• Com que recursos produzir.

Respondendo essas questões de maneira correta, a logística de produção é capaz de garantir ganho de tempo e dinheiro no processo de produção.

A produção pode ser aproximada de dois modos pelas fábricas:

1. Foco no produto: efetua várias operações necessárias para sua produção, que envolve a fabricação de partes do produto e depois a montagem do mesmo por completo. Um bom exemplo é a Coca-Cola.

2. Foco na funcionalidade: consiste em produzir apenas partes do produto ou apenas sua montagem. Algumas montadoras de veículos, por exemplo.

Cabe à empresa descobrir qual é a sua aproximação, ou utilizar um misto das duas para atender melhor as exigências do cliente.

4- LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO

Efetua o planejamento da distribuição a partir dos pedidos, define as modalidades e rotas de transporte, sendo responsável desde a expedição até a entrega ao cliente final.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com