TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A abordagem do sistema de gestão da organização

Pesquisas Acadêmicas: A abordagem do sistema de gestão da organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 7

Av 2 - Teorias da Administração 905769

Da mesma forma, faz-se necessário realizarmos o exercício de confrontar as teorias com a realidade em que vivemos sempre. Se conseguirmos identificar em nossa realidade prática e material os mesmos elementos ou características que são descritas nos livros e teorizadas pelos grandes pensadores, então poderemos dizer que tais teorias são verdadeiras ou reais.

Outro importante pensador, chamado Peter Senge, afirma que as organizações devem aprender a lidar com as mudanças contínuas e ininterruptas. Sua sobrevivência depende dessa capacidade de aprender a lidar e atuar em ambientes cada vez mais voláteis, flexíveis ou líquidos, como sustenta Zygmunt Bauman.

Para Saber Mais:

Antes de retomarmos o estudo das organizações na perspectiva de Peter Senge, vamos tentar entender o que está ocorrendo com o mundo na visão de um dos mais importantes filósofos da contemporaneidade, Zygmunt Bauman.

Para Bauman, o homem busca intensamente estabelecer maior solidez em suas relações, mas, em face do dinamismo e das mudanças que a contemporaneidade lhe impõem, ele se ressente e teme assumir compromissos, relacionamentos e atividades duradouras pois, com isso, pode perder algo novo ou “ficar para trás” em um mundo que se transforma tão rapidamente. Desse modo, todas as convicções humanas, relações, sentimentos, valores, quadros de referência, posturas e atitudes tendem a se tornar voláteis, altamente flexíveis e nada sólidas. A sociedade de fins do século XX que Bauman visualiza é uma sociedade líquida.

O filósofo polonês utiliza uma metáfora bastante interessante para ilustrar como vivemos nessa sociedade líquida. De acordo com Zygmunt Bauman, os homens estão correndo sobre um gigantesco lago recoberto por uma fina camada de gelo. Além do gelo, um nevoeiro espesso paira sobre o lago, de modo que os homens que se movimentam sobre ele não conseguem enxergar o que está a sua frente.

De um lado, os homens não podem parar, pois, caso o façam, a fina camada de gelo se rompe e os homens se afogam ou morrem congelados nas águas escuras do lago. Do outro, precisam correr mesmo que não enxerguem o que está ou existe a sua frente.

O grande dilema, proposto por Bauman aos homens contemporâneos através dessa metáfora, serve não somente para os indivíduos, mas também para os grupos de indivíduos, para as empresas e para a sociedade como um todo. Viver em uma sociedade tão volátil e fluída como a sociedade contemporânea só deixa mesmo uma alternativa aos homens, correr sempre.

Dica de leitura:

Acesse o link <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20702004000100015&script=sci_arttext> e leia a entrevista que a historiadora brasileira Maria Lucia Garcia Palhares Burke realizou com o autor para a Revista Tempo Social.

Aterrador não é? Eu também fiquei horrorizado e preocupado com a visão de Bauman na primeira vez que tive a oportunidade de ler um texto de sua autoria. Além da preocupação com as características dessa nova era, o que me restou naqueles dias foi confrontar o que Bauman haviam dito com a minha realidade material.

Na verdade, estou fazendo isso até hoje, mas o que posso lhes garantir é que o filósofo faz uma leitura muito fiel da realidade que nos cerca. É nesse ambiente que você, enquanto administrador, vai ter que conduzir a organização da qual participa. Você, certamente, deve estar se perguntado se há possibilidade de chegar ao final do lago após uma longa e cansativa corrida? Peter Senge diz que sim.

Retomando o raciocínio de Senge, as empresas precisam aprender a lidar em ambientes de intensas mudanças e transformações. Aprender. Essa palavra soa pesada aos nossos ouvidos porque quase sempre aprender demanda esforço, sacrifício, entrega, renúncia e dedicação. Senge mapeou e apontou as principais dificuldades que pessoas e organizações têm com o aprender. E quase todas elas têm a ver com nossa incapacidade de se esforçar, sacrificar-se, entregar-se, renunciar as coisas e se dedicar a algo com afinco. Vejamos o que Peter Senger tem a nos dizer sobre isso:

As pessoas estão mais preocupadas com a posição que ocupam dentro das organizações do que necessariamente com a própria organização, ou o todo;

Costumeiramente as pessoas atribuem culpa de seus fracassos a fatores externos a elas e dificilmente reconhecem as próprias deficiências e problemas;

O imediatismo nos atinge como uma flecha certeira a todo o instante bem no meio dos olhos. A violência do seu impacto nos cega e nos impede de desenvolver visões e perspectivas de longo prazo;

Aprender não significa somente viver ou passar por experiências. Aprender exige estudo, mas, antes disso, exige um olhar para si mesmo e o reconhecimento de que pouco ou nada sabemos.

Finalmente, a alta cúpula quase sempre não tem razão. Confiar cegamente em suas decisões é como parar de correr sobre o lago congelado.

Administração Página 4 de 7

Unidade 04 - Teorias da Administração

Página 5

Esse último ponto nos coloca de volta no ponto de partida da unidade 2. Quando mencionamos no início de nossa aula-atividade que os indivíduos ou os grupos de indivíduos devem focar e articular todos os elementos da organização – informação, pessoas, ambiente, competitividade, tecnologias, tarefas, estrutura e etc., estávamos dizendo justamente isso, o que nos ensinou Senge: é preciso pensar e agir de modo sistêmico.

Abordagem Sistêmica:

Deixamos para a parte final desta unidade os aspectos que definem o pensamento sistêmico, seus desdobramentos e suas abordagens. Lembre-se de que nós estamos tentando dizer a você, desde o nosso primeiro contato na Unidade 1 que, nos dias atuais, pensar a Administração de Empresas ou as organizações a partir de uma única abordagem pode lhe custar a vida no mundo corporativo.

Para Maximiano (2007), o pensamento sistêmico ou a abordagem sistêmica é mais complexa abordagem e, ao mesmo tempo, uma das mais importantes ferramentas da Administração. Convido-o, então, a olhar para o diagrama acima e analisá-lo com cuidado.

Antes de tudo, é preciso dizer que você está olhando para um sistema. Nesse caso, e como não poderia deixar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com