TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Sistema Da Administração

Ensaios: A Abordagem Sistema Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 3

A teoria geral da adm. passou por uma gradativa e crescente ampliação do enfoque desde a abordagem classica até a abordagem sistemica. A abordagem classica havia sido profundamente influenciada por tres principios intelectuais dominantes em quase todas as ciências.

Reducionismo

É o principio que se baseia na crença de que todas as coisas podem ser decompostas e redusidas em seus elementos fundamentais que constituem as suas unidades invisiveis, como atomo na Fisica, a célula na Biologia, a substancias simples na Quimica, e outros.

O reducionismo faz com que as pessoas raciossinem sobre um determinado assunto sem uma visão ampla das coisas. É como se o cérebro estivesse dividido em setores, e para cada assunto teria um único setor.

Pensamento Analítico

Serve para explicar as coisas ou compreende-las melhor. A análise consiste em decompor o todo, em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas. São manifestações do pensamento analítico, o conceito de divisão do trabalho e de especialização do operário.

Mecanicismo

É o principio que se baseia na relação simples de causa e efeito entre dois fenômenos. Esta relação empregava o que hoje chamamos de sistema fechado. Por outro lado as leis de causa e efeito não preveem as exeções, e os efeitos são totalmente determinados pelas causas.

Expancionismo

É o principio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenomeno maior. O expancionismo não nega que cada fenômeno seja constituido de partes, mas sua enfase reside na focalização do todo do qual o fenômeno faz parte. Ele se preocupa com o globalismo e com a totalidade, o tipo de visão voltada para o todo que denominamos como abordagem sistemica.

Pensamento Sintético

Seria o oposto do pensamento analítico, porque ele trabalha direto com o todo, por exemplo uma montadora de automoveis, o pensamento sintético se preocuparia com os setores que são responsáveis pela montagem do veículo e não com os setores que descobrem os materiais para construção das peças para montagem do mesmo.

Teleologia

É o estudo do comportamento com finalidade de alcançar objetivos que passou a influenciar poderosamente as ciências. Na concepsão teleológica, o comportamento é explicado por aquilo que ele produz ou por aquilo que é seu proposito ou objetivo de produzir. A partir desta concepsão, os sistemas passaram a ser vizualisados como entidades globais e funcionais em busca de objetivos e finalidades.

Cibernética e ADM.

A cibernética foi um movimento criado por Norbet Wiener ao redor de 1943, para esclacer as chamadas "áreas brancas do mapa da ciência". Este movimento teve a reunião de uma equipe de cientistas de diversas especialidades, cada um autoridade em seu campo, mas com razoaveis conhececimentos nos campos dos seus colegas. Posteriormente as aplicações da cibernética estendenram-se da engenharia para biologia, medicina, sociologia, chegando rapidamente à adminstração. As noções de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com