TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Grupo Pão de Açúcar

Tese: Logística Grupo Pão de Açúcar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  946 Visualizações

Página 1 de 5

3. Logística do Grupo Pão de Açúcar

Ao todo são 18 Centrais de Distribuição estrategicamente localizadas. Em São Paulo, devido à escala das operações, o Grupo Pão de Açúcar possui CDs especializados – mercadoria, produtos frigoríficos, FLV (frutas, legumes e verduras), não-alimentos (eletro, têxtil e bazar), peixe fresco e flores.

Nas demais regiões, o Grupo optou por Centrais Multicategorias, nas quais todas asa categorias de produtos são armazenadas e distribuídas através de uma única Central de Distribuição. Estas centrais estão situadas em São João do Meriti, RJ, Brasilia, DF, Fortaleza, CE, Recife, PE e Curitiba, PR que normalmente atendem as lojas localizadas em cada estado que visam atender a demanda do final do ano – com investimento em R$ 20 milhões em estocagem adicional para as operações logísticas.

Com novas investimentos, o Grupo Pão de Açúcar deverá contratar mais de 1 mil novos colaboradores, entre empregos fixos, temporários e terceirizados, além de reduzir o nível de ruptura (falta) de produtos nas gondolas.

Com 43% de aumento na frota de veículos nessa época do ano, em todo o Brasil, o Grupo Pão de Açúcar também utilizará na operação o reforço em seus Centros de Distribuição onde a empresa fará o recebimento, armazenagem, separação e expedição dos itens a loja.

O sistema de entrega agendada, por exemplo, garante que os veículos cheguem dos fornecedores aos CD´s de maneira ordenada, sem sobrecarregar o sistema de entregas. Outro exemplo é a entrega de carga às lojas, que pode ser feita em um único caminhão : ao invés de circular por vários pontos de venda e ruas diferentes, os veículos saem com destino certo e aproveitamento máximo de sua capacidade. A medida traz redução de 15% na quantidade de viagens, e otimização de até 75% da ocupação de veículos graças também ao sistema de roteirização de cargas, onde é possível alinhar trajetos e verificar a melhor disposição das mercadorias dentro dos caminhões.

Com gestão interna do Grupo Pão de Açúcar, o processo logístico conta, hoje, com uma frota de 100% terceirizada, em um total de 153 transportadores e mais de 1,3 mil veículos.

Ao longo dos anos, o Grupo Pão de Açúcar adquiriu know-how em entregas 2 horas, o que facilitou a implementação das mudanças em São Paulo. Mesmo assim, quando a companhia iniciou suas operações, após a implementação das novas regras na cidade de São Paulo, optou pela entrega fracionada, com veículos urbanos de carga e vans. Ao invés de realizar uma única entrega, a companhia faz duas ou três entregas durante o dia, reduzindo a carga transportada, o que resulta em ganho de eficiência.

A logística de abastecimento das lojas é controlada por um sistema desenvolvido pela própria empresa. O desafio é gerenciar o abastecimento de mais de 100000 itens, vindos de mais de 10000 fornecedores ativos, em mais de 600 lojas, garantindo permanentemente a disponibilidade dos produtos nas gondolas das lojas ao menor custo possível. Esta equação é resolvida todos os dias pelos mais de 4000 profissionais que trabalham na área.

3.1. Logística Reversa de Embalagens

A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retorno dos produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo.

Antigamente esse sistema funcionava muito bem na indústria de bebidas, com a reutilização das garrafas. O produto chegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final. O processo era continuo e aparentemente cessou a partir do momento em que as embalagens passaram a ser descartáveis.

Hoje as empresas incentivadas pelas Normas ISO14000 e preocupadas com a gestão ambiental, começaram a reciclar materiais e embalagens, como latas de alumínio, garrafas plásticas e caixas de papelão, entre outras que passaram a se destacar como matéria prima e deixaram de ser tratadas como lixo.Ou seja, a logística reversa hoje funciona no processo de reciclagem, uma vez que esses materiais retornam a diferentes centros produtivos em forma de matéria prima. Não voltam para a indústria de uma forma direta, passando por operativas de reciclagem e atravessadores. A logística reversa é utilizada em prol da empresa, transformando materiais, que seriam inutilizados, em matéria prima, reduzindo assim, os custos para a empresa.

As empresas estão cada vez mais acompanhando o ciclo de vida de seus produtos para aumentar ainda mais a eficiência de todo o processo produtivo e observando os impactos que cada frase pode ter no meio ambiente. As novas regulamentações ambientais, em especial as referentes aos resíduos, vem obrigando a logística a operar nos seus cálculos com os “custos e os benefícios externos”.

O grupo Pão de Açúcar criou uma marca própria Taeq – onde monitora toda a cadeia produtiva das embalagens - desde a coleta de materiais, separação e produção papel cartão, passando pela gráfica que imprime cartuchos e o fornecedor que os utiliza na etapa final da manufatura, fechando o ciclo da produção: da arrecadação dos insumos até a fase final – onde traz de volta as gôndolas as embalagens que foram deixadas pelos consumidores nas Estações de Reciclagem ou nos Caixas Verdes das Lojas – onde os clientes contam com a ajuda dos “fiscais da natureza” – atendentes responsáveis pela organização, limpeza e orientação sobre o programa.

Em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) foi fechada uma parceria para a implantação de pontos permanentes e ações itinerantes de logística reversa de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Trata-se da primeira ação desse tipo envolvendo uma grande rede de varejo do país, depois da vigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina a estruturação de sistemas de logística reversa para diversos produtos.

A iniciativa que será agora estruturada contemplará a logística reversa dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, incluindo televisores, videocassetes, dvd´s,computadores,celulares, impressoras,câmeras digitais, mp3 players entre outros – até agora já foram recolhidos mais de 40 toneladas de resíduo eletrônico que, ao serem encaminhadas para processos licenciados de desmontagem e posteriormente recicladas, deixaram de causar impactos no meio ambiente.

A Kimberly Clark lançou o projeto entrega sustentável K-C/Grupo Pão de Açúcar, no qual testa a substituição de suas carretas movidas a diesel por etanol. A primeira carreta sustentável iniciou as operações no dia 09/05/2012.

A carreta movida a etanol proporciona a redução de até 75% de partículas lançadas na atmosfera, e integra, também um kit anticorrosão. Trata-se de um grande avanço quando comparado aos 180 g emitidos por quilômetro percorrido pelos veículos movidos a combustível fóssil, conforme dados da Petrobras.

Para oferecer esse serviço ao Grupo Pão de Açúcar, a Kimberly Clark contou com o apoio da ADG Transportes, especializada em práticas diferenciadas para o mercado logístico. A empresa auxiliou na adaptação do veiculo e com procedimentos exigidos para o licenciamento da nova carreta movida a GNV junto aos departamentos competentes.

...

Baixar como  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »