TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Integrada

Pesquisas Acadêmicas: Logística Integrada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  2.036 Palavras (9 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 9

Logística : Planejamento Estratégico

Objetivo

O objetivo deste estudo é definir a importância do projeto no planejamento e do planejamento como ferramenta de sucesso do projeto.

Introdução

O Planejamento e uma ferramenta de organização que a humanidade vem utilizando desde o inicio de suas raízes uma vez que desde que existe a pavimentação existem projetos a gerenciar: Construção de casas, pavimentação de ruas, elaboração de leis, pesquisas cientificas. Mesmo sem as ferramentas, técnicas e metodologias avançadas de que dispomos hoje, as pessoas criaram linhas de tempo, alocaram materiais e recursos e avaliaram os riscos envolvidos em seus projetos.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento da humanidade constatou-se que uma série de técnicas poderiam ser aplicas ao gerenciamento de projetos tais como: controle de custos, gerenciamento de riscos, analise de desempenho, etc.

As organizações modernas estão descobrindo que a utilização do Gerenciamento de Projetos traz muitas vantagens. Clientes esclarecidos exigem cada vez mais produtos melhores e serviços mais rápidos. As pressões para acompanhar a velocidade do mercado demandam maior eficiência. Gerenciar projetos de forma profissional encontrou seu lugar na arena empresarial competitiva e global de hoje.

ESTRUTURAS DE INDÚSTRIAS

Modelo de Organização (Antony, Porter, Modelo Estendido)

MODELO PORTER - O modelo de Porter parte do pressuposto que o desempenho de uma empresa está relacionado a dois fatores: a) estrutura do setor empresarial e b) posição que a empresa ocupa naquele setor. Segundo o autor, um terço do desempenho da empresa é influenciado pelo primeiro fator e dois terços pelo segundo. Essa abordagem prevê que o desenvolvimento de estratégias competitivas vitoriosas deve ser efetuado à luz do conhecimento do setor empresarial onde a empresa atua. Para se ter um conhecimento sobre a dinâmica de comportamento da estrutura de um setor empresarial é importante que se analise as seguintes forças competitivas básicas que afetam o desempenho das empresas que nele atuam: ameaça de novos competidores; poder de barganha dos fornecedores; poder de barganha dos clientes; vulnerabilidade a produtos substitutos; grau de rivalidade entre empresas concorrentes.

*Grupo de Afinidade e o órgão privado ou do governo que do qual se vale o consumidor para reclamar seus direito. Ex: Procon

MODELO ANTONY - E um modelo básico de gestão de negócios, Foi desenvolvido nos anos 60 e define hierarquicamente os níveis estratégico, tático e operacional dentro da empresa.

O nível estratégico e composto pela diretoria das companhias, o tático pela gerencia e o operacional por supervisores, encarregados e chefia em geral.

MODELO ESTENDIDO – No modelo estendido vislumbramos o surgimento de elementos novos como: concorrência, instituições financeiras, intervenções do governo, e empresas que ameacem a egemonia da companhia em determinado mercado.

Planejamento Estratégico Empresarial

Planejamento Estratégico é um processo baseado em idéias comprovadas, extraídas de grandes estrategistas, que obtiveram o sucesso não por mero acaso.

Trata-se de uma metodologia que tem como missão, obter o consenso entre os Dirigentes das empresas sobre a Visão Estratégica que irá guiar os negócios, o rumo que a organização irá seguir e guiará as decisões operacionais que farão com que a Visão Estratégica se materialize.

O Perfil Estratégico do Planejamento Empresarial devera incluir:

Tempo Estratégico.

Valores da empresa.

Definição do Foco Competitivo Estratégico baseado na Força Motriz da empresa.

Grupos de produtos/serviços e a ênfase que cada um receberá.

Mercados a serem atingidos com o seu grau de ênfase.

Identificação de recursos necessários e situações que precisam ser solucionadas para implantar a estratégia com sucesso.

O estabelecimento da visão do negócio ocorrerá quando estratégias não convencionais forem consideradas. Quatro componentes são fundamentais para a escolha de uma boa estratégia: clientes, fornecedores, concorrentes e a empresa. Uma estratégia pró-ativa freqüentemente começa com objetivos de negócio e com requisitos de serviço aos clientes. Cada elo da empresa deve ser planejado e balanceado com todos os outros, em um processo integrado de planejamento. O projeto do sistema de gestão e controle deverá completar o ciclo de planejamento da empresa.

Tipos de Demanda

Existem dois tipos de demanda: a demanda dependente e a demanda independente.

DEMANDA DEPENDENTE: E aquela que um item cuja quantidade a ser utilizada depende da demanda de um item de demanda independente. Por exemplo, do numero de veículos produzidos por uma montadora depende a demanda de pneus (5 por veículo produzido).

DEMANDA INDEPENDENTE: são itens que dependem em sua maioria de pedidos de clientes externos como produtos acabados em geral. Constituem exceções peças de reposição para manutenção e materiais de escritório.

NÍVEL DE PROJETO

O que é Projeto?

Projeto è o resultado de esforços conjuntos dentro da empresa empreendidos em prol de um objetivo final. Um projeto è desenvolvido por pessoas (uma ou milhares delas conforme o tamanho do projeto) e deve ser planejado, executado e controlado. O projeto è um processo temporário o que significa que tem começo e fim definidos.

Os projetos fazem parte de quase todos os níveis da organização e freqüentemente representam fatores críticos da estratégia de negócios das empresas.

Gerenciamento de Projetos

O termo Gerenciamento de Projetos é às vezes utilizado para descrever uma abordagem organizacional ao gerenciamento de operações rotineiras. Essa abordagem trata de muitos aspectos das operações rotineiras como projetos a fim de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com