TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludicidade

Seminário: Ludicidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Seminário  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentos Sociológicos da Educação

Data: 13/10/2013

Tutor: Ana Cristina Martori Salomão

Curso de Pedagogia

Ano: 2013/2

Introdução

O trabalho apresentado a seguir tem por objetivo aprofundar os conceitos estudados na disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação enfoque nos fundamentos do sociólogo Max Weber, e na minha experiência pessoal no processo educacional.

Passo 1

A critica de Max Weber está voltado a burocratização do ensino, onde defende que a educação deve proporcionar autonomia e liberdade para o aluno. Critica ainda a idéia homogeneizada de ensino, tratando o aluno no valor quantitativo e esquece-se da qualidade e de sua própria expressão.

A idéia de que a educação é constituída por um caráter institucional, racional e burocrático, se deve a fatores que a escola apresenta formação preparatória para caráter capitalista, e não forma valores, não estimula ao conhecimento, não permite a reflexão e o conhecimento de cada aluno, apenas massifica o ensino de forma de treinamento.

A burocratização reflete a posição de cargos e de autoridade escolar, o professor é visto como o detentor do conhecimento, e sua autoridade é máxima em sala de aula.

Passo 2

O professor do modelo burocrático e de treinamento acaba tendo como ponto principal o valor quantitativo, onde os resultados são mais importantes do que todo o processo que o implica.

Sua posição perante seus alunos é hierárquica, e as ideias dos alunos são postas de lado, uma vez que não há um espaço para que essas sejam expostas. O conteúdo fornecido é mais objetivo e não proporciona reflexões e nem respostas consideráveis apenas certo ou errado.

Segundo Weber, o indivíduo neste modelo é sem espírito e sem carisma, pois o modo de sua atuação é mecanizada, esquece que seu “objeto de trabalho” é um ser humano e não apenas mais um número.

A vocação de atuar no ensino tem que fazer parte do docente, onde possa encontrar o prazer e o equilíbrio para poder direcionar e orientar os alunos, ofertar e mostrar opções e não entregá-las na sua fórmula perfeita, pois esta não existe.

Passo 3

Levando em consideração a minha experiência educacional, infelizmente presenciei muitos educadores presos a este modelo burocrático. Foçados no ensino preparatório para o mercado de trabalho, as estatísticas, números, acertos, são os pontos consideráveis, poucas vezes era explicado o porquê das ações e respostas, simplesmente o “porque sim”.

Segmentados por uma linha de ensino tradicional, os professores tinham sua rotina repleta de conteúdo objetivo e sem estimulação dos alunos para pesquisarem, ter curiosidade, refletir, interagir, apenas era jogado o conteúdo que era mais decorado do que realmente aprendido.

A autoridade se fazia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com