TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludicidade

Casos: Ludicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  502 Visualizações

A criança, segundo Vygotsky, é um sujeito social e histórico que faz parte de uma organização familiar, inserida em uma sociedade, com uma cultura própria, vivendo num determinado momento histórico. Desde o nascimento é marcada pelo meio social em que se desenvolve mas a família é seu ponto de referência fundamental.

A partir do século XX, estudiosos pesquisam a influência do lúdico no desenvolvimento da criança e os resultados comprovam que a brincadeira favorece os aspectos: afetivo, cognitivo, linguístico, moral, social e psicomotor.

Froebel afirmava que na educação inicial da criança o uso do brinquedo é um processo essencial. Segundo ele, proporcionar atividades lúdicas, materiais concretos e o contato da criança com a natureza contribuem significativamente no seu desenvolvimento.

A brincadeira, segundo Piaget, favorece o contato com outros parceiros, contato esse que influi na construção dos processos psicológicos superiores (percepção, memorização, atenção, pensamento e imaginação), ampliando a ZDP.

A criança é um ser indivisível, seus muitos aspectos evoluem interligados, somente para nossos estudos é que separamos os diferentes aspectos do seu desenvolvimento.

Somente um espaço educativo rico em estímulos e incentivos é que vai possibilitar o crescimento da capacidade de representação, por isso a brincadeira de faz de conta é a alavanca para o desenvolvimento da criança.

Brincando a criança amplia sua integração social, iniciada na família e depois complementada na creche e na escola. O professor é o mediador desse processo, quando oportuniza diferentes situações, materiais diversificados e espaço-tempo para que cada criança possa crescer e aprender.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com