TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludicidade

Monografias: Ludicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  4.967 Palavras (20 Páginas)  •  2.533 Visualizações

Página 1 de 20

Ludicidade: O brincar na educação infantil

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de ........

Orientador: Prof.

FREITAS, Franciele Alves Kaminski de. Ludicidade: O Brincar na Educação Infantil. 2013. 24. Projeto de ensino em Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Londrina, 2013.

RESUMO

O projeto de ensino elaborado tem como tema a Ludicidade: o brincar na educação infantil, onde o brincar é a principal linha de pesquisa, pois a brincadeira faz parte da vida da criança, sendo parte importante da construção cognitiva da mesma e quando a escola começa a fazer parte da vida dela, essa parte tão importante para seu desenvolvimento tem que acompanha la e continuar a fazer parte da vida dela como instrumento essencial para construção do saber, mas muitas vezes não é usada de forma a trazer um aprendizado significante e só é permitido na hora do intervalo sem um objetivo específico para agregar conhecimento. O objetivo desse projeto é fazer do brincar base para o aprendizado, desenvolver o convívio social, respeitar a natureza da criança entre outras que favoreçam a educação. Os conteúdos abordados são linguagem oral e escrita, matemática,ensino da natureza e sociedade, música e artes. As atividades se desenvolverão no 2º bimestre, sendo uma vez por semana, com recursos recicláveis, jogos, brinquedos e material escolar e a avaliação consiste em um portfólio para comparação dos resultados com o bimestre anterior. O referencial teórico baseia-se na construção do conhecimento, físico, cognitivo e social através de conceitos lúdicos, incluindo jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, reforçada teoricamente por autores como: Piaget: trabalha com o jogo pela assimilação ou acomodação, Vygotsky que vê no jogo a possibilidade de sempre estar numa zona pela busca do novo, Kishimoto que todo material pode ter o seu valor lúdico.

Palavras-chave: Ludicidade. Escola. Jogos. Socialização. Criança.

SUMÁRIO

2 Revisão Bibliográfica 6

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino 17

4 Considerações finais 22

REFERÊNCIAS 23

1 INTRODUÇÃO

O tema do projeto é sobre Ludicidade: o brincar na educação infantil, baseando se na pesquisa referente ao uso de jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, para chegar se a conclusão do quanto a escola precisa investir nesse tipo ensino, pois coloca as características naturais da criança como base para o aprendizado cognitivo, físico e social da mesma.

A criança é o foco principal do ensino da educação infantil, por isso é preciso usar de algo que a estimule, que ela jáconheça para que ela venha a ter prazer na escola, porque a escola é um ambiente diferente e o professor pode torna lo familiar, através de jogos, brinquedos e brincadeiras, além de todo desenvolvimento que será proporcionado.

Muitas das atividades desenvolvidas dentro da sala de aula são didatizadas, mecânicas, bloqueando a imaginação e criatividade da criança e o lúdico só é proposto na hora do intervalo, hora em que o professor não se faz presente, então não há um aprendizado significativo para as propostas pedagógicas, então o projeto visa trazer a ludicidade para dentro da sala de aula como base de ensino.

Vou elencar três objetivos cognitivo, físico e social. Através de atividades lúdicas, como por exemplo brincar de roda, as crianças desenvolvem seu lado cognitivo ao memorizar cantigas, desenvolvem o físico, através da coordenação motora exigida para rodar enquanto estão de mãos dadas, mantendo um a sincronia e por fim a socialização, que só pelo fato de estarem de mãos dadas e se divertindo, já estão aprendendo a se relacionar socialmente.

Os conteúdos que terão que ser usados neste projeto, são os do eixo do ensino da educação infantil: Linguagem oral e escrita, Ensino da Matemática, Música e Artes e Ensino da Natureza e Sociedade.

O projeto será realizado no 2º bimestre, para poder comparar os resultados com o 1º bimestre. Será desenvolvimento todas as sextas feiras, durante todo período do turnocorrespondente, sendo utilizado para o ensino dos eixos, apenas atividades lúdicas, como jogos, brinquedos e brincadeiras.

Todo material escolar, além de revistas, jornais, cd, televisão, toca cd, reciclagens (garrafa pet, latinhas, tampinhas de garrafas, bandeja de ovos etc.) e tudo mais que puder ser usado de forma lúdica.

A avaliação consiste na observação e participação, posteriormente sendo tudo registrado em um portfólio para a comparação com o portfólio do bimestre anterior pra se chegar ao resultado final.

O referencial teórico fortalece a proposta ao defender a importância da ludicidade na Educação Infantil, mostrando que ela sendo base para o ensino de crianças em sua primeira fase, enaltece o conhecimento prévio da mesma, dando liberdade para sua auto expressão, criatividade e naturalidade. Na ludicidade, os jogos, brinquedos e brincadeiras exercem seu papel se construtores do conhecimento, desenvolvendo a criança no sentido cognitivo, físico e social e para fortalecer ainda mais, autores como Vygotsky que conceitua o jogo como algo em que a criança sempre esta em busca do novo, pois assim que alcança o objetivo, volta a uma incessante busca pelo novo, já para Piaget a criança pode estar num estado de assimilação, quando ela transforma objetos em algo imaginário ou acomodação, quando ela se modifica, dependendo de sua ação diante do jogo, ela adquira conhecimento e Kishimoto defende que todomaterial que puder ser usado de forma lúdica, agrega conhecimento como um jogo.

2 Revisão Bibliográfica

Para dar base teórica ao projeto, primeiramente vamos saber o significado da palavra “lúdico”, a sua origem vem da palavra “ludus” que quer dizer jogo, mas essa palavra evolui levando em conta as pesquisas sobre psicomotricidade, de modo que deixou de apenas ter o sentido de jogo. O lúdico faz parte da atividade humana, tendo suas características na espontaneidade, funcionalidade e sendo satisfatório, não importando só o resultado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com