TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludicidade

Tese: Ludicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  Tese  •  9.727 Palavras (39 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 39

Prezadas acadêmicas e prezados acadêmicos, estamos chegando na etapa final das atividades, isto é, na atividade 5, corresponde o 5º bloco de atividades – (Enviar no portfólio 5 a partir dia 05/10 até o dia 31/10/2014).

Após ler as aulas 10, 11 e 12, descreva de forma sucinta sobre o movimento renovador na educação brasileira após 1930, a influência na educação pós modernidade e o que é ser professor nas perspectivas atuais da educação. Além da formação para cidadania, quais outras categorias que devem fazer parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) nos práticas escolares do século XXI (nossa atualidade)? Cite-as e discorra sobre cada uma das seis categorias. (valor 0,0 a 2,0).

O movimento renovador adquiriu expansão através da ocupação de importantes postos de burocracia educacional e pela criação de órgãos de divulgação, ganhou força com a fundação da Associação Brasileira de Educação (ABE) e sua expansão se deu em 1924 com as Conferências Nacionais de Educação, mas foi em 1932 com o lançamento do ¨Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova¨ redigido por Fernando de Azevedo e assinados por outros educadores da época que o movimento atingiu total visibilidade. Contudo, os renovadores tiveram que disputar o controle do espaço pedagógico com os educadores católicos, e os mesmos conseguiram definir seu espaço, pois muitas escolas normais e cursos de pedagogia continuaram sob o controle da igreja.

Apesar do confronto entre a Escola Nova e a pedagogia católica, a mesma reconheceu o valor do postulado da Escola Nova que coloca a criança no centro do processo educativo, e houve também educadores católicos que se anunciaram como integrantes do movimento de renovação pedagógica e um dos nomes mais conhecidos desse grupo foi Everaldo Backheuser, que fundou a Associação Brasileira de Educação, da Academia Brasileira de Ciências, de várias Associações de Professores Católicos e da Confederação Católica Brasileira de Educação.

Em 1934 cria-se a Universidade de São Paulo organizada a primeira a ser organizada pelas normas do Estatuto das Universidades Brasileiras de 1931. Já em 1938 foi fundado o IEP atualmente Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas educacionais, principal centro de estímulo da renovação pedagógica. A pedagogia nova mostrou sua plena influência na elaboração do projeto de Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, porém esse projeto causou discussões e conflitos, quando os católicos retomam na defesa da escola particular, e para não ficar em desvantagem a igreja católica assimilou a renovação metodológica juntamente com a doutrina.

No final de 1950 e começo dos anos 60, acontece uma mobilização popular em questão da cultura e educação populares, tendo como movimentos mais importantes o MEB e o Movimento Paulo Freire de Educação dos adultos. Essa perspectiva influenciou em grupos católicos que se lançaram em programas de educação popular, como a alfabetização de adultos, mas acabou radicalizando com sua oposição á ditadura militar transformando-se em APML (Ação Popular Marxista Leninista), escolheu a luta armada e foi exterminada pela repressão.

Foi na década de 60 que aconteceram transformações no campo da pedagogia católica, mas que evidenciou a predominância da concepção renovadora, porém também foi nessa mesma década que ocorreu o esgotamento do modelo renovador, pois foram fechados o Centro de Brasileiro de Pesquisas Educacionais e os seus Centros regionais. Essa década marcada com a pedagogia renovadora com certeza foi muito importante por sua profundidade na área de experimentações pedagógicas e que colaborou para diminuir com o analfabetismo, porém não conseguiu erradicar com a mesma.

A pós- modernidade possui influência sobre a educação, no momento em que carrega a sociedade de tecnologia na área de informática, de informações, multimídia etc. Infelizmente todas essas ferramentas tecnológicas direcionadas á educação não estão disponíveis á todos, e a falta de recursos também faz com que os alunos não possam ser ensinados a utilizar o computador, colaborando com o surgimento de outros tipos de analfabetos e de excluídos ligados a exclusão digital.

Ser professor nas perspectivas atuais da educação é viver de forma muito intensa o seu tempo, conviver; é ter. É praticamente impossível imaginar o futuro sem os educadores, que além de transformar a informação em conhecimento e em consciência crítica também são responsáveis pela formação das pessoas. Eles são verdadeiros amantes da sabedoria, fazem fluir, brotar o saber e constroem sentido para a vida da humanidade, e juntos tentam construir um mundo mais justo, produtivo e mais saudável. Os educadores são essenciais.

As seis categorias que devem fazer parte do PPP nas práticas escolares da nossa atualidade além da cidadania que trata do tema da autonomia da escola, esta categoria abrange o significado de escola cidadã e suas distintas práticas. Atualmente a prática de educar para a cidadania tornou-se projeto das escolas e dos sistemas educacionais.

Virtualidade- Essa categoria discute sobre a educação a distância e a utilização dos computadores nas escolas, sobre tudo a reflexão sobre as consequências da informática, dos meios de comunicação para a escola, para a educação, para o professor e para aprendizagem.

Planetaridade- Este tema aborda as implicações que o novo conceito de mundo causa na educação, sendo assim nessa mesma categoria pode ser discutido o tema da cidadania planetária, que abarca um conjunto de valores, comportamentos e atitudes que mostra uma nova percepção de terra como uma única comunidade. E quais os efeitos pode-se tirar para os professores, alunos e currículos.

Globalização- Esta categoria estuda as mudanças que a globalização faz na educação e discute o papel dos municípios e do regime de colaboração entre União, estados, municípios e comunidades, nas expectativas atuais da educação básica. Pois o processo da globalização da economia, da cultura e das comunicações tem ligação direta com a educação do futuro.

Transdisciplinaridade- Esse tema indica uma nova tendência na educação, que tem como objetivo alcançar a unificação do saber, através da união de variadas disciplinas, que comtempla as inúmeras faces de compreensão do mundo.

Sustentabilidade- Originado da economia e da ecologia como desenvolvimento sustentável, e que se insere na área da educação alicerçado no lema ¨uma educação sustentável para a sobrevivência do planeta¨. E que visa debater sobre o que se estuda nas escolas, será que estão ensinando como preservar a natureza ou será estão construindo uma cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com