TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludicidade

Ensaios: Ludicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 “O latim cobre todo o terreno do jogo com uma única palavra: ludus (…). Ludus abrange os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais e os jogos de azar. (…) Ludus foi suplantado por um derivado de jocus, cujo sentido específico (gracejar, troçar) foi ampliado para o de jogo em geral. É o caso do francês jeu, jouer, do italiano gioco, giocare, do espanhol juego, jugar, do português jogo, jogar”. Valor: 0,4

Essa explicação da origem latina das palavras lúdico e jogo foi descrita desta forma por:

A. Maria Montessori

B. Jean Piaget

C. Lev Vygostsky

D. Johan Huizinga

E. Tizuko Morchida Kishimoto

2.2 O uso do lúdico na educação ocidental iniciou na Grécia Antiga e destacam-se alguns fatos importantes:

I - Na Grécia Antiga, Platão em sua obra “As Leis” faz os primeiros registros sugerindo o uso dos jogos na educação da criança. Seu discípulo, Aristóteles, sintetiza numa frase o seu pensamento: “É preciso brincar para se tornar sério”.

II - Com a queda do Império Romano e o advento do Cristianismo (século IV), as escolas eram restritas e só ofereciam uma Educação Eclesiástica, preocupadas somente em desenvolver o intelecto e a criatividade, favorecendo a inclusão dos jogos.

III - Com o Renascimento (Idade Moderna) ocorrem grandes transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e econômicas, muda o feudalismo para o capitalismo e os jogos ganham espaço nas famílias, castelos e escolas.

IV – Frederic Froebel foi influenciado pela obra “Emilio” de Rousseau. Fundou escolas e escreveu seu método pedagógico na obra “Como Gertrudes ensina suas crianças”. É considerado um dos pioneiros da pedagogia moderna.

V - A Declaração Universal dos Direitos da Criança, assinada 20 de Novembro de 1959, numa Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), descreve no seu quarto princípio, direito à alimentação, recreação e assistência médica adequada para todas as crianças.

São corretas as afirmativas

(A) I, II e III; (B) I, III e V ; (C) II, III e IV; (D) II, III e V. (Valor: 0,4)

Referências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com