TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludicidade

Artigo: Ludicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 4

1. Contextualização e apresentação do lúdico e da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem humana.

Ludicidade é o nome que se dá a capacidade que o ser humano tem de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros. A ludicidade está interligada a palavra “ludus” que quer dizer jogo.

Brincar é uma atividade humana, tem como sinônimo a palavra divertir-se. A pesar de a palavra brincar estar associada ao mundo infantil, ela beneficia pessoas no geral. Em relação às crianças o ato de brincar auxilia no desenvolvimento da criança, no relacionamento social, na formação da identidade, na capacidade de autonomia, na memória e principalmente na evolução da imaginação que é um dos elementos fundamentais para a aprendizagem. A característica principal de poder brincar é a liberdade dada ao individuo, diferentemente do jogar, brincar não exige da criança mais do que ela pode dar.

2. Análise das possíveis dificuldades que o contexto escolar enfrenta ao trabalhar com a atividade lúdica e a brincadeira.

A escola, infelizmente, ainda não inclui em seu planejamento a ludicidade, deixando a critério dos professores essa escolha. Esses professores por sua vez acabam optando por uma metodologia tradicional que não contempla o lúdico. Percebe-se que muitos professores e gestores não tem consciência da importância da ludicidade, associando a ela apenas o brincar por brincar. O trabalho de construir brinquedos com sucatas fica restrito ás aulas de arte, enquanto professores poderiam desenvolver também este trabalho nas áreas de teatro, música, ciências etc.

3. Reflexão sobre a importância do lúdico e da brincadeira no contexto escolar.

E necessário que façamos uma reflexão sobre o acompanhamento lúdico nas diversas áreas do desenvolvimento do ser humano dentre as mesmas destacamos

Educação Lúdica num contexto:

Familiar.

No âmbito hospitalar.

No ambiente profissional.

No lazer.

Terapêutico.

Ludicidade se define pelas ações do brincar que são organizadas em três eixos: o jogo, o brinquedo e a brincadeira.

Ensinar por meio da ludicidade é considerar que a brincadeira faz parte da vida do ser humano e que por isso traz referenciais da própria vida do sujeito.

Percebemos hoje nas escolas, a ausência de uma proposta pedagogia que incorpore o lúdico como eixo de trabalho.

São poucas as escolas que investem neste aprendizado. A escola simplesmente esqueceu a brincadeira. Na sala de aula ou ela é utilizada com um papel didático, ou é considerada uma perda de tempo, ate no recreio, a criança precisa conviver com um monte de proibições.

Segundo o estudioso holandês Johan Huizinga (1980), não se brinca a não ser por iniciativa própria ou por livre adesão. Todo ser humano pode beneficiar-se de atividades lúdica. A brincadeira é transmitida á criança através de seus próprios familiares, de forma expressiva, de uma geração á outra, ou pode ser aprendida pela criança de forma espontânea. Contudo, nos dias atuais, com as moradias cada vez mais apertadas e os adultos envolvidos em seus afazeres, as crianças não têm um lugar para brincar e não devem atrapalhar o andamento do lar com seus brinquedos.

Não dá para isolar o comportamento lúdico da criança, ela brinca quando é para brincar, e não quando os adultos entendem que ela deveria brincar. Através das brincadeiras as crianças aprendem com mais facilidade.

As brincadeiras do faz de conta desenvolve o controle emocional da criança. O resultado desse tipo de atividade é que a criança vai adquirir autoconfiança. Na brincadeira, a imaginação propicia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com