TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luiz Dias

Pesquisas Acadêmicas: Luiz Dias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

a) Zona de Acresção ou de Abertura -Ambiente divergente ou acrescional.

Este ambiente Corresponde aos limites divergentes ou de separação entre as Placas Tectônicas.

Neste Ambiente são formadas as Crostas Oceânicas com material vulcânico proveniente do manto (resultado da fusão parcial. Principal feição geográfica - Cadeias Meso-Oceânicas. Cadeias de montanhas submarinas que ocorrem na porção mediana dos oceanos. Cadeias meso-oceânicas: Em sua porção central: concentra-se terremotos e vulcanismo, alto fluxo calórico e grande circulação de fluidos, vulcanismo direto do manto. A taxa de expansão da crosta oceânica pode ser medida: (a) Variação das Idades (datação Isotópica) das rochas do fundo oceânico próximas a Cadeia Meso Oceânica e próximas às bordas dos continentes. A taxa de expansão do assoalho oceânico é variável em função do fluxo calórico de cada ponto da C.M.O.. Este fato promove o aumento ou diminuição da geração de magma, causando uma maior ou menor velocidade de abertura da Crosta Oceânica.

(b) Zona de Falhas Transformantes - Movimentação paralela entre as crostas oceânicas.

Os Ambientes Geotectônicos de Falhas Transformantes ocorrem sempre associados aos ambientes Geotectônicos de abertura e formação de Crosta Oceânica. Contudo, são ambientes diferentes, apesar de ocorrerem na mesma região. Os Ambientes Geotectônicos de Falhas Transformantes correspondem a extensas zonas de fraturas (falhas) no substrato oceânico. Pois estas falhas transformantes posicionam lado a lado duas placas oceânicas que pertencem a Placas Tectônicas diferentes, formandoum limite paralelo entre elas.

Neste Ambiente não ocorre geração nem consumo de Placas, somente movimentação paralela entre as placas envolvidas. O espalhamento do assoalho oceânico não é homogêneo, ou melhor, a produção ou geração de magma em cada ponto da Cadeia Meso Oceânica é diferente, havendo regiões onde há maior e outras com menor produção de magma. Esta diferença de geração de magma em cada ponto da C.M.O. cria, entre as regiões de alta e baixa geração de magma, uma ruptura (“quebra da rocha”) que é denominada de Falha Transformante.

(c) Zona de Consumo ou de Subducção - Ambiente convergente ou colisional.

Corresponde aos limites convergentes entre as Placas Tectônicas Oceânicas e Continentais: Neste Ambiente Geotectônico pode ocorrer três tipos de colisões ou choque:

I - Crosta Oceânica-Crosta Oceânica - Formam-se os Arcos de Ilhas.

Uma Crosta Oceânica colide e, posteriormente, “afunda” ou “mergulha” (processo denominado de subducção) por debaixo de outra Crosta Oceânica, em direção ao manto onde será destruída ou consumida (fusão total). O atrito entre as duas Crostas Oceânicas promove o encurtamento e espessamento da crosta que está por cima, havendo a formação de ilhas vulcânicas em forma de arcos (Arcos de Ilha) e geração de terremoto e vulcanismo.

II - Crosta Oceânica-Crosta Continental - Formam-se as Margens Continentais Ativas. Uma Crosta Oceânica afunda ou “mergulha” (processo de subducção) por debaixo de uma Crosta Continental, em direção ao manto onde será destruída. O atrito entre a Crosta Oceânica e a Continental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com