TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÍDERES DE HISTÓRIA

Tese: LÍDERES DE HISTÓRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Tese  •  3.863 Palavras (16 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 16

LÍDERES DA HISTÓRIA

No atual século XXI, muito se houve falar da importância de um líder na gestão empresarial e como ele deve se portar para desenvolver ainda mais sua equipe, tornando cada vez maior o resultado final. Embora o termo liderança venha sendo usado há aproximadamente duzentos anos na língua inglesa, Ralph Stogdill (1974) acredita que ele tenha aparecido por volta do ano 1300 da era cristã. Fiedler (1967) afirma que "A preocupação com a liderança é tão antiga quanto à história escrita: A república de Platão constitui um bom exemplo dessas preocupações iniciais ao falar da adequada educação e treinamento dos líderes políticos, assim como da grande parte dos filósofos políticos que desde essa época procuraram lidar com esse problema" . Isso permite dizer que a liderança tem sido investigada desde há muito e, como tal, é justo que apresente as mais variadas interpretações.

Apesar de grandes nomes recém-descobertos serem bons exemplos a serem seguidos, a História também foi responsável por formar grandes líderes em seu tempo, como descritos a seguir:

Alexandre, o Grande (356 a.C. – 323 a.C.): Tornou-se rei aos 20 anos de idade, após o assassinato de seu pai, rei Filipe II e teve como mentor intelectual o grande pensador grego Aristóteles. Sua personalidade foi descrita de diferentes aspectos, mas as características que mais lhe favoreceram foram as de um homem de visão, extremamente inteligente, admirador das ciências e artes e detinha um profundo respeito a quem derrotava - permitiu às cidades dominadas a manutenção de governantes, religião, língua e costumes. Alexandre conquistou um império que ia dos Balcãs à Índia, incluindo também o Egito, considerado o maior e mais rico que já existiu até então.

Júlio César (100 a.C. – 44 a.C.): Desempenhou um papel crítico na transformação da República Romana no Império Romano e conhecido por

transformar Roma no mais poderoso império já conhecido na Antiguidade. Tinha uma grande facilidade e rapidez em ganhar suas batalhas, possuía grandes habilidades militares e obtinha um excepcional senso administrativo - característica que permitiu colocar ordem em um império tão grande e poderoso.

Napoleão Bonaparte (1769 – 1821): Conhecido por ser um grande estrategista, amado por seus soldados e pelo povo francês, Napoleão foi o grande líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Por muitos, é considerado o último grande conquistador da História – assumiu o poder na França com um golpe de Estado e iniciou uma campanha expansionista que o fez dominar quase todo o território da Europa no começo do século XIX. Também deixou sua marca na política que viria a seguir: sua reforma legal chamada “Código Napoleônico” teve uma grande influência na legislação de vários países.

Abraham Lincoln (1809 – 1865): Político e advogado autodidata, foi o 16º presidente dos EUA. É considerado pelos estudiosos como um dos três maiores presidentes do país, lado a lado com George Washington e Franklin Roosevelt. Lincoln liderou o país durante a Guerra Civil Americana, preservou a União e aboliu a escravidão. Foi o primeiro presidente estadunidense assassinado que deixou toda a nação de luto.

Mahatma Gandhi (1869 – 1948): Conhecido como o grande ícone do fim do colonialismo, foi o líder do movimento de independência da Índia e o maior defensor da Satyagraha, filosofia de não-violência como meio de revolução – também conhecido como “Caminho da Verdade”, que influenciou as gerações seguintes de ativistas democráticos e antirracistas, como Martin Luther King e Nelson Mandela. Gandhi usava a greve de fome como seu maior método de protesto.

Franklin D. Roosevelt (1882 – 1945): Foi o único presidente dos EUA a ser eleito por quatro mandatos, governando de 1933 a 1945 (ano em que veio a falecer). Liderou durante a Grande Depressão dos anos 30 e a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945). Fez a democracia vencer a ameaça do nazismo de Adolf Hitler, e colocou os Estados Unidos na condição de maior potência econômica e militar do mundo.

Martin Luther King (1929 – 1968): Transformou os Estados Unidos na luta contra a segregação racial e pelos direitos civis, servindo como exemplo para outras batalhas pela igualdade mundo afora. Inspirado em Gandhi, também usava da filosofia da não-violência e, em 1963, liderou a marcha sobre Washington, reunindo mais de 200 mil pessoas em protesto – incluindo Bob Dylan e diversos artistas, além de líderes políticos, sindicais e religiosos. Foi nesse grande evento que fez seu célebre discurso “Eu tenho um sonho”.

REFERÊNCIAS

META CERTA, Os 08 grandes líderes da história mundial. Disponível em: <http://www.metacerta.com/blog/os-08-grandes-lideres-da-historia-mundial/> Acesso em Abril de 2014.

PORTAL DA LIDERANÇA, Personalidades. Disponível em: <http://portaldalideranca.sapo.pt/personalidades>.Acesso em Abril de 2014.

FIEDLER, F. A theory of leadership effectiveness. New York: McGrae-Hill Book Company, 1967.

CONTEXTO ATUAL

A observação mais detalhada do comportamento dos profissionais de hoje, permite perceber alguns traços de comuns à maioria deles: gestos nervosos, reclamações sobre a falta de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com