TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAGAZINE LUIZA

Ensaios: MAGAZINE LUIZA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  1.798 Palavras (8 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 8

1. A História.

1.1 O Magazine Luiza hoje representa uma das maiores empresa varejista do país, foi fundada há mais de 50 anos por Dona Luiza Trajano e Pelegrino José Donato.

Pelegrino José Donato era um caixeiro viajante que ao passar pela cidade de Franca, no interior de São Paulo, em meados de 1956, por conta de seu trabalho. Lá conheceu Luiza Trajano, uma balconista que no ano seguinte se tornaria sua esposa.

Logo depois de casados compraram uma loja que se chamava A Cristaleira, que após um concurso na rádio local para escolha do novo nome, vira a se chamar Magazine Luiza.

No início da década de 60, o Magazine Luiza prosperava como uma loja de utilidades completa. As novas seções de móveis e eletrodomésticos foram um sucesso imediato e colaboraram decisivamente para a expansão da rede. O primeiro sinal deste crescimento foi a ampliação rápida da primeira loja, que em 1966 já tinha 500m2. Tudo isso impulsionado por uma nova dupla de sócios: Sr. Wagner Garcia e sua esposa Dona Maria Trajano Garcia, irmã da Dona Luiza. A primeira sede administrativa da empresa é implantada em Franca.

Em 1983 começa a expansão para fora do Estado de São Paulo. O Magazine Luiza chega a diversas cidades do Triângulo Mineiro, uma das regiões mais ricas e desenvolvidas do Estado de Minas Gerais. Mais e mais clientes começam a ser conquistados. Este crescimento foi possível graças ao grande esforço e planejamento de anos, pois neste momento o País atravessava uma de suas piores crises econômicas, com uma profunda recessão financeira e o chamado "choque do petróleo", quando o preço do litro chegou a U$ 32 e o dólar era 10 vezes mais que a moeda brasileira da época.

Luiza Trajano Donato, antes de abrir lojas novas, passeava pelas cidades conversando com as pessoas. Sua ideia era conhecer as necessidades e avaliar se valia o investimento.

A companhia cresceu consistentemente ao longo dos anos, combinando crescimento orgânico e aquisições. Nos últimos três exercícios sociais, o número de lojas passou de 455 ao final de 2009 para 728 ao final de 2011, e sua receita total bruta passou de R$4,1 bilhões de 2009 para R$7,6 bilhões ao final de 2011. Além disso, apenas em 2011, as vendas em base de mesmas lojas cresceram 16,5%. Nos últimos dez anos, a taxa anual composta de crescimento da receita bruta de operações de varejo foi de 28%. Hoje o Magazine esta espalhado por todo território brasileiro, É a nona maior empresa varejista do país, segundo ranking do Ibevar em 2012. Possuem aproximadamente 731 lojas localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Atualmente a empresa possui 358 lojas, atuando em 7 Estados, e com 6 centros de distribuição, com metragem de armazenagem total de 105.500 m2.

1.2 Público Alvo

1.2.1 Desde sua fundação o Magazine Luiza trabalha em cima da venda de bens duráveis á classe C, uma classe que cresce significativamente no Brasil representando aproximadamente 95 milhões de pessoas, ou 50% da população brasileira.

Por atuar em vários segmentos, o que é denominado Multicanal de vendas, o público tornou-se variável conforme abaixo:

• Lojas Convencionais e Virtuais Classes C e D

• Lojas de Shopping Classes A e B

• Televendas Classe B

• Site Classes A e B

Para as lojas convencionais/virtuais, compreendem ao público basicamente as Classes CD, com homens e mulheres acima de 25 anos.

Para o Site há diferenciação: Classes AB, com homens e mulheres de perfil mais jovem: 20 +.

Para facilitar o acesso desses clientes aos produtos que são ofertados, em outubro de 2001, o Magazine se associou ao Itaú Unibanco, para a formação da Luizacred, uma subsidiária financeira utilizada pela empresa. Essa associação permitiu ao ML ofertar diversos produtos financeiros aos seus clientes, entre eles os que se destacam são: cartão de crédito, o empréstimo pessoal, o crédito direto ao consumidor e o crédito consignado. O cartão de crédito possui a bandeira Mastercard, e pode ser utilizado tanto em lojas, em condições especiais em relação a outros cartões de crédito, como em outros estabelecimentos comerciais. É oferecido também aos clientes, seguros de garantia estendida e outros produtos de seguros, por meio de outra subsidiária Luizaseg, uma associação com a Cardif, empresa do grupo BNP Paribas. A empresa busca proporcionar formas diferenciadas de compra por meio das diferentes formas e plataformas de vendas, que consiste nos seguintes canais: lojas convencionais, com área média de vendas de 700 m2, que contam com mostruário físico e estoque próprio; lojas-conceito, com área média de vendas de 3.000 m2, com exposição do mix completo de produtos e espaço para oferta de serviços diferenciados; (iii) lojas virtuais, com área média de vendas de 130 m2, na qual os produtos são vendidos por meio de terminais de computadores com o auxílio de vendedores, sem haver estoque físico de mercadorias nas lojas; e (iv) site na Internet, que oferece conteúdo, serviços diferenciados e produtos exclusivos para este canal.

Clientes Magazine Luiza em números SEXO % % Acumulado

Feminino 51,4 51,4

Masculino 43,9 95,3

Outros/Pessoa Jurídica 4,7 100,0

Total 100,0

FAIXA DE IDADE % % Acumulado

Menor de 18 anos 0,4 0,4

De 18 a 24 anos 10,0 10,6

De 25 a 30 anos 11,1 22,0

De 31 a 40 anos 25,9 48,5

De 41 a 50 anos 28,2 77,4

De 51 a 60 anos 14,8 b92,6

De 61 a 70 anos 4,6 97,3

Acima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com