TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAIORIDADE PENAL

Seminário: MAIORIDADE PENAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Seminário  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

às 20:00 \ Política & Cia

Crime pavoroso, premeditado — e filmado — por “dimenor” a dois dias da maioridade penal leva à inevitável questão: um monstro desses pode escapar da cadeia dura porque ainda não baixamos para 16 anos a maioridade penal?

Até quando crimes horrendos cometidos por “adolescentes” continuarão merecendo punição mínima? (Ilustração: pixmax.com)

O monstro ia fazer 18 anos dentro de 48 horas. E resolveu se vingar da ex-namorada, na flor dos 14 anos, praticando um crime enquanto sabia estar protegido pelo Estatuto do Menor e do Adolescente (ECA): levou-a para um matagal e a matou com um tiro no rosto, desses que, depois, impedem a família até de mostrar a pessoa morta no velório, tal o estrago horrendo que causa.

Como se isso tudo não bastasse, o rapaz — o “adolescente” — filmou o crime pelo celular. Para arrematar, enviou as imagens da barbárie para amigos. Cometido o crime hediondo, o rapaz foi para casa, tranquilo, assistir a uma partida de futebol e ainda comemorou a vitória de seu time.

Essa história ocorreu domingo passado, dia 9, no Gama, uma das maiores cidades-satélites do Distrito Federal. O criminoso, como você lerá abaixo, não demonstrou o menor arrependimento, e já tinha uma vasta folha de passagens pela polícia.

Se casos como esse não levarem a uma séria reconsideração sobre a maioridade penal apenas aos 18 anos, não sei o que faltaria mais. Um rapaz ou uma jovem de 16 anos ou mais pode dirigir automóveis e eleger presidente da República, mas, pelo ECA, é quase uma criança que não sabe o que faz.

Qualquer brasileiro que já foi assaltado com violência física — eu, por exemplo — sabe que há moleques de 16, 17 anos fortes como touros, com absoluta e perfeita compreensão de que estão infringindo a lei e, quase sempre, zombando dela, por saber-se enquadrados no ECA — como o monstro ainda anônimo de Brasília.

Agora leiam a reportagem do site de VEJA sobre esse caso pavoroso e digam se devemos manter a maioridade penal tal como está.

MENOR MATA EX-NAMORADA, FILMA CRIME E DISTRIBUI IMAGENS PELO CELULAR, DIZ POLÍCIA

Menor confessou o crime um dia antes de completar 18 anos. Ele já tinha passagens na polícia por roubo, ameaça, lesão corporal e porte de arma

Por Eduardo Gonçalves, de Brasília, para o site de VEJA

A dois dias de completar 18 anos, um menor matou a ex-namorada, de 14 anos, gravou o crime com seu celular e enviou as imagens para os amigos, segundo policiais militares que investigam o crime ocorrido no último domingo na cidade-satélite de Gama, no Distrito Federal.

Segundo a delegada Viviane Bonato, o menor confessou e narrou com detalhes como matou a jovem: convidou ela para sair no domingo à tarde, foi até um matagal e disparou contra o seu rosto. Em seguida, ele voltou para casa e deixou a camiseta – encontrada com manchas de sangue – em um cesto de roupas para lavar.

O adolescente ainda teria assistido a um jogo de futebol na sequência. “Ele até disse que comemorou muito a vitória do seu time”, disse a delegada. Segundo ela, o celular apreendido com as supostas imagens do crime foi encaminhado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com