TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANDADO DE SEGURANÇA PREVIDENCIÁRIA

Por:   •  22/9/2021  •  Tese  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 5

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ___ VARA DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE BARUERI-SP 

 

JUSTIÇA GRATUITA

TRAMITAÇÃO PRIORITÁRIA

, brasileira, viúva, portador da Cédula de Identidade RG nº ... SSP/SP, inscrito no CPMF/MF sob n° ..., residente e domiciliado na ...SP, CEP ..., por sua advogada e bastante procuradora, conforme procuração anexa, qual recebe intimações na Rua ..., vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência ajuizar pelo RITO ORDINÁRIO. 

 

MANDADO DE SEGURANÇA c/c LIMINAR

Em face de, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), Autarquia Federal, situada Av. Rui Barbosa,1170-Centro,Carapicuiba-SP, 06310-500, motivos de fato e de direito a seguir aduzidos:

I - PRELIMINARMENTE

  1. DA JUSTIÇA GRATUITA 

A Autora requer a concessão da Justiça Gratuita, nos termos dos artigos 98 e 99, do CPC e da lei 7115/63, uma vez que sua situação econômica não lhe permite pagar as custas processuais, sem prejuízo de seu próprio sustento, conforme demonstrado em declaração anexa.

  1. DA TRAMITAÇÃO PRIORITÁRIA

O Autora é pessoa idosa, 76 (setenta e seis ) anos, razão pela qual requesta a prioridade da tramitação da presente demanda, nos termos do Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741/2013 e nos termos do art. 1.048, inciso I, do CPC/2015.

II - MÉRITO

  1. DOS FATOS

A Autora pleiteou em ... junto ao INSS o pedido de pensão por morte.

Ate o momento após mais de sete meses, o INSS não analisou o benefício, deixando a idosa em situação precária devido ter contraído muitas dividas e em plena época de calamidade publica.

 Descumpre o INSS, o estatuto do idoso, e mesmo reclamando na ouvidoria, requerimento CCLS 14756, ocorre que o INSS informou que esta seguindo a ordem, o que não é verdade visto que já foram dado entrada em outros benefícios após os benefícios da autora e já  foram analisados e julgados, isso significa que não tem ordem para analise.

Assim sendo, a segurada pleiteia junto ao INSS - Instituto Nacional de Previdência Social de Carapicuíba, o pedido de Pensão por Morte, haja vista já preenchido todos os requisitos.

 

Procurado novamente o INSS na data de ... para esclarecimentos da demora, a chefia o informou que o pedido não tem previsão para ser analisado e FICARA NA FILA, conforme a ordem. Código da reclamação ...

Assim não pode a segurada ser prejudicada, considerando que a mesma já faz jus ao beneficio pleiteado.

Requer assim, que seja oficiado o INSS com urgência para que proceda com o analise do documento sem mais delongas para a concessão do beneficio da Autora. 

  1. DO DIREITO

Deste modo, a mora excessiva na resposta ao requerimento do benefício à segurada, mormente quando o caso concreto demonstra ínfima complexidade, viola direito líquido e certo da Impetrante, não amparado por habeas corpusou habeas data, ensejando o presente mandado de segurança.

Conforme o Artigo 5º LXIX, da Constituição da República Federativa do Brasil, conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por “habeas-corpus” ou “habeas-data”, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

Nesse mesmo sentido é a redação do artigo 1º da Lei 12.016 de 2009 ao assegurar que se concederá mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça.

  1. DO PEDIDO LIMINAR

Segundo o art. 300, do CPC/15, e art. 7, III, da Lei 12.016/09, a tutela de urgência será concedida sempre que houver elementos capazes de evidenciar a probabilidade do direito e o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo.

Ademais, está prevista no parágrafo segundo do mesmo códex processualista a possibilidade de sua concessão por meio liminar, antes mesmo da citação da parte adversa, de modo a garantir a sua efetividade.

A probabilidade do direito (fumus boni iuris) é demonstrada pelos documentos acostados, que garantem o próprio direito perseguido, pois o Autor já possui o tempo para Aposentadoria Especial laborada em período ESPECIAL, já preenchidos os requisitos, conforme demonstra documentos juntados nos autos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (323.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com