TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUTENÇÃO CORRETIVA

Pesquisas Acadêmicas: MANUTENÇÃO CORRETIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 5

MANUTENÇÃO CORRETIVA

I – DEFINIÇÕES

No âmbito de operações de paz, conhecido como manutenção corretiva, que cor-rige os defeitos observados nos equipamentos ou instalações, é a forma mais básica de manutenção e consiste em localizar falhas ou defeitos e corrigi-los ou repará-los.

É o único até a primeira Guerra Mundial, devido à simplicidade de máquinas, equipamentos e instalações da época, manutenção era sinônimo de reparar o que foi danificado. Mais tarde argumentaram que a manutenção não só tinha que corrigir falhas, mas tinha que antecipar-se a elas, garantindo o bom funcionamento das máquinas, evi-tando falhas e sua demora de consequência, dando origem ao que é chamado de: manu-tenção preventiva.

A manutenção corretiva é aquela realizada após a ocorrência de uma falha e visa restaurar, recuperar a capacidade produtiva de um equipamento ou instalação que tenha cessado ou diminuído sua capacidade de exercer as funções às quais foi projetado.

Tendo em vista que uma máquina parada compromete toda a produção, a manu-tenção corretiva é a primeira atitude tomada para que esta produção volte à normalidade. Ou seja, a manutenção corretiva é uma técnica de gerência reativa que espera pela falha da máquina ou equipamento, antes que seja tomada qualquer ação de manutenção. Além disso, é o método mais caro de gerência de manutenção. Os maiores valo-res em dinheiro associados com este tipo de gerência de manutenção são: alto custo de estoques de peças sobressalentes, altos custos de trabalho extra, elevado tempo de para-lisação da máquina, e baixa disponibilidade de produção. Também gera a diminuição da vida útil das máquinas e das instalações, além de serem necessárias paradas para manu-tenção em momentos aleatórios, e muitas vezes inoportunos por serem em épocas de ponta de produção, correndo o risco de ter que fazer paradas em períodos de cronogra-ma apertado, ou até em épocas de crise geral.

Manutenção corretiva é aquela de atendimento imediato à produção. Esse tipo de manutenção baseia-se na seguinte filosofia: “equipamento parou, manutenção conserta imediatamente”. As empresas que não tem uma manutenção programada e bem admi-nistrada convivem com o caos, pois nunca haverá pessoal de manutenção suficiente para atender às solicitações. Por isso, mais do que um grande número de mantenedores, é preciso organizar bem as equipes de manutenção, pois nunca se sabe quando serão soli-citadas. Mesmo que venham a contar com pessoal de manutenção em quantidade sufici-ente, não saberão o que fazer com os mantenedores em épocas em que tudo caminha tranquilamente. Dependendo do equipamento, às vezes é mais conveniente deixá-lo parar e re-solver o problema por atendimento de emergência. Por motivos econômicos vale mais a pena, por exemplo, esperar a correia de uma fresadora romper, caso ela não esteja sendo usada em produção contínua.

Esta pode ser chamada também de manutenção corretiva programada. Tudo que é planejado é sempre mais barato, mais seguro e mais rápido. A equipe de manutenção corretiva deve estar pronta para atender à produção de imediato. Quando uma avaria necessita de reparo urgente, para efeitos de registro e estatística, deverá ser emitido um documento com algumas informações básicas (nome do equipamento, hora da parada...). É a ficha de solicitação. Um analista da equipe de manutenção corretiva verifica o que deve ser feito e emite uma ficha de execução para sanar o problema.

Após o conserto e a liberação do equipamento para a produção, o analista da manutenção corretiva é obrigado a enviar para o setor de engenharia da manutenção um relatório de avaria. Nesse relatório o analista pode e deve sugerir alguma providência ou modificação no projeto da máquina para que o tipo de avaria ocorrida – e solucionada – não venha a se repetir.

II – CONCEITO

O conceito de manutenção refere-se às ações e atividades que têm como finali-dades a manutenção de um aparelho, máquina, um produto, entre outros, ou na sua au-sência, a restauração de qualquer um para que ele possa implantar sua funcionalidade de forma satisfatória.

Este tipo de atividade é realizado por indivíduos que possuem uma vasta experi-ência, e o trabalho envolverá uma série de ações que geralmente partem da mesma ins-peção. O profissional responsável pela manutenção vai fazer medições e comprovação, com a missão de encontrar o mau funcionamento do dispositivo.

Quando a manutenção corretiva é realizada, o equipamento deve ser inspeciona-do para identificar o motivo da falha e permitir a ação a ser tomada para eliminar ou reduzir a frequência de futuras falhas semelhantes. Estas inspeções devem ser incluídas no planejamento de trabalho de manutenção, por equipes especializadas e supervisiona-das pela gestão de manutenção.

Esse tipo de manutenção tem como objetivo diminuição do tempo ocioso das máquinas seja por falhas na operação, por falta de peças, avarias ou substituição de fer-ramentas.

Normalmente, os reparos são executados sem planejamento e em caráter emer-gencial. As horas extras do pessoal de manutenção são grandes, contribuindo em des-gaste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com