TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUTENÇÃO DE AERONAVES

Por:   •  10/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Estrutura de Operações e Manutenção em Aeronaves

Curso: Ciências Aeronáuticas.

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Pesquise nos regulamentos e descreva o que é uma especificação operativa de uma empresa aérea e quais informações devem constar dela. (2,0 pontos)

R- A Especificação Operativa de uma empresa aérea é o manual que rege a operação da empresa, em conformidade com o RBAC apropriado, lá contém os equipamentos que a empresa opera, suas limitações, restrições, pessoal responsável, sistema de manutenção da empresa e tudo o que se refere sobre a operação da empresa

Cada especificação operativa emitida para um detentor de certificado deve conter:

  • As autorizações, limitações e procedimentos segundo os quais cada espécie de operação, se aplicável, deve ser conduzida.
  • Outros certos procedimentos segundo os quais cada classe e tamanho de aeronave deve ser operada; Exceto quanto aos parágrafos das especificações operativas identificando espécies de operações autorizadas, as especificações operativas são vinculadas, mas não constituem parte do Certificado ETA ou do COA.

2. Pesquise nos Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil – RBAC – disponíveis em http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbha.asp ou na internet e responda: (3,0 pontos)

1). Qual é o número e item do RBAC responsável pela descrição da classificação dos porões de carga das aeronaves categoria transporte?

R= RBAC 25 ITEM 25.857

2). Explique porque não existe a categoria D nessa classificação.

R= Os porões de Cargas do tipo classe “D” não possuem detector de fumaça ou sistema de extinção, o que o torna ineficiente para conter incêndios.

Um estudo realizado pelo FAA mostrou que no período correspondente entre 1977 e 1996, só nos Estados Unidos houve 16 casos de fogo no porão em aeronaves que utilizavam porões do tipo classe D, o que levou o FAA a adotar medidas corretivas para aumentar a segurança no transporte aéreo. Nos moldes atuais de aviação, não se permite aeronaves comercias com essa classificação.

3. Você foi contratado como gestor de uma empresa de serviços aéreos especializados, a Táxi Aéreo Seringueira, que atua na região do Juruá, com voos para cidades do interior do Acre e parte do Amazonas. A Seringueira é a única da região que é reconhecida e homologada pela ANAC para oferecer transporte de carga, passageiros e aero médico (UTI móvel). A maioria dos municípios atendidos só tem conexões logísticas por via aérea ou fluvial. Sendo assim, como você definiria a missão, visão e valores da empresa? Explique.

R= A empresa Táxi Aéreo Seringueira, é uma empresa diferenciada por se tratar de uma empresa do setor aéreo, e o que torna ela ainda mais especial é a região de atuação, região onde existe pouca ou nenhuma estrutura o que torna a operação de um nível de criticidade muito alto.  A responsabilidade e a atuação social dentro das comunidades atendidas levando em consideração o serviço aero médico, torna o quesito ”MISSÃO” bem definido como:

Promover um transporte aé

reo rápido, eficiente e seguro. Encurtando as distancias entre áreas remotamente afastadas”.

Para isso a empresa deve ter os seus objetivos, para não ser simplesmente uma empresa que leva pessoas, coisas e objetos de um lado para o outro sem qualquer referência ou sem almejar um crescimento, por isso o conceito “VISÃO” da empresa vem nortear a empresa para uma operação de sucesso com o objetivo de:

Ser a empresa referência no transporte aéreo em locais com pouca infraestrutura, tornando-se modelo de excelência na qualidade dos serviços prestados”.

Como mencionado anteriormente, o fato de ser uma empresa aérea já torna essa empresa especial, e o fato de ela operar em lugares sem auxílios torna essa empresa ainda mais especial, para isso a empresa deve ter cuidados especiais para manter sua operação mais segura possível, investido em treinamentos para seus funcionários, criando procedimento e dia após dia trabalhando na mitigação dos erros. Para isso deve ser uma empresa de valores bem definidos, e seus pilares sejam seguidos e entendidos por todos que fazem parte da empresa “VALORES” como: “Respeito à vida, segurança, qualidade, agilidade, ética, compromisso com o cliente, e visão de dono”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (329.4 Kb)   docx (75.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com