TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAPA CONSUMIDOR COMPORTAMENTO

Por:   •  25/6/2021  •  Resenha  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]        [pic 2][pic 3]

Acadêmico:

Marcos Aurélio Wasilewski

R.A.:

17325015

Disciplina:

Negócios Eletrônicos

Curso:

Gestão Comercial

No mundo corporativo as informações sigilosas são o bem mais valioso para a organização. Diante disso a necessidade de segurança para as informações passa a ser vital para a sobrevivência de qualquer organização do mundo moderno.

Com tanta evolução tecnológica, muitos recursos e ferramentas de segurança surgiram para ajudar na proteção. Com o aumento do risco de roubo de dados, surgem também novas formas de proteção, que vão além das senhas e de outros métodos tradicionais de autenticação. Entre elas a identificação biométrica, que utiliza as características físicas de cada pessoa.

Nesse cenário que entra o conceito de biometria. De acordo com PINHEIRO podemos definir biometria como:

A ciência da aplicação de métodos de estatística quantitativa a fatos biológicos, ou seja, é o ramo da ciência que se ocupa da medida dos seres vivos (do grego bio = vida e métron = medida). Resumindo, a biometria reconhece um indivíduo pelas suas características humanas mensuráveis e assim autentica a identidade de um indivíduo. (PINHEIRO, 2008).    

Para MUNIZ,

Biometria é uma característica física única e “medível” de uma pessoa. Os        indivíduos possuem algumas dessas características que podem ser unicamente identificadas, como por exemplo, a impressão digital, a retina, a íris, formação da face, a geometria da mão, e outras. O ponto divergente em relação a outras formas de identificação como a senha ou o cartão inteligente é que não podemos perder ou esquecer as nossas características biométricas. A biometria é uma ciência de identificação baseada na medição.

Existem vários sistemas de biometria que são utilizado pelo varejo que podem ser usadas em um processo de identificação biométrica.

Diferentemente de utilizar cartões de identificação pessoal, cartões magnéticos, senhas ou palavras de passe, a biometria pode verificar ou reconhecer, por exemplo, impressões digitais, face, geometria das mãos e dedos, íris, vasos da retina, dinâmica do andar, dinâmica da digitação, voz  e caligrafia, pulso sanguíneo, leito ungueal, salinidade corpórea, impressão palmar, padrões venosos, termográfica facial, poros sudoríparos, apreensão das mãos, odor corpóreo, formato do pavilhão auditivo, luminescência da pele, padrões de ondas cerebrais, código genético (VIGLIAZZI, Douglas, 2006, p. 5).    

A seguir serão abordadas duas novidades consideradas mais importantes no setor: Impressão Digital e Certificado Digital

Impressão Digital: De todas as características biométricas, a impressão digital é a mais estudada. As impressões digitais são únicas para cada indivíduo e consideradas o tipo biométrico mais seguro para determinar a identidade, depois do teste do DNA. Esse método é baseado na identificação através das irregularidades das impressões digitais, retiradas de um ou mais dedos, as chamadas minúcias (vide figura 2.3). O reconhecimento por impressões digitais requer o uso de um dispositivo capaz de capturar (vide figura 2.4), com um bom grau de precisão, as minúcias, além de um software que trate a imagem capturada e faça o reconhecimento da digital. É o tipo biométrico mais utilizado em todo mundo, pouco invasivo ao usuário e de baixo custo para a empresa. (PINHEIRO, 2008)

Certificado Digital: O Certificado Digital é uma credencial que identifica uma entidade, seja ela empresa, pessoa física, máquina, aplicação ou site na web. O arquivo de computador gerado pelo Certificado Digital contém um conjunto de informações que garante a autenticidade de autoria na relação existente entre uma chave de criptografia e uma pessoa física, jurídica, máquina ou aplicação. Os Certificados Digitais são compostos por um par de chaves (chave pública e 43 privada) e a assinatura de uma terceira parte confiável - a Autoridade Certificadora – AC. As Autoridades Certificadoras emitem, suspendem, renovam ou revogam certificados, vinculando pares de chaves criptográficas ao respectivo titular. (CERTISIGN, 2010)

Vale reforçar aqui que a escolha do melhor método a ser utilizado está diretamente ligada ao grau de segurança necessário, aceitação por parte do usuário, custo, qualidade e precisão. Quanto mais valiosa a informação, mais preciso e cuidadoso deve ser o método de autenticação.

São inúmeros benefícios tanto para as empresas e consumidores de usar a biometria com impressão digital, tais como: Combater fraudes, conforto e facilidade de acesso, pouco invasivo ao consumidor e também baixo custo para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (195.1 Kb)   docx (104.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com