TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Do Consumidor

Monografias: Comportamento Do Consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O Comercial Taperas LTDA, está situada na cidade de Claro dos Poções MG, à Praça Bom Jesus, nº 446, no centro, para contato telefone (38) 3237-1475.

A empresa é gerencia pelos irmãos Fabio Pereira Fonseca e Veridiano Pereira Filho, e se constitui na forma de sociedade por quotas de responsabilidade limitada dividida igualmente entre os sócios.

A empresa está bem inserida em seu mercado, com considerável satisfação de clientes, fornecedores e colaboradores, sendo suas maiores vantagens competitivas a qualidade dos produtos e atendimento da equipe de vendas.

Claro dos Poções é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

A população total é de 8,120 pessoas, segundo o último Censo do IBGE, divulgadas em 2007. A cidade fica a 74 quilômetros de Montes Claros.

É muito conhecida por suas belezas naturais, onde se destacam lindas cachoeiras e grutas.

Fica localizada entre o Ribeirão Traíras e o rio São Lamberto, ambos muito frequentados, especialmente no Verão, quando a temperatura se eleva e os turistas e moradores buscam se refrescar nas águas das suas belas cachoeiras.

Caracterização da Empresa:

a) Nome da empresa:

Comercial Taperas LTDA

b) Localização:

Praça Bom Jesus - 446 - Centro - Claro dos Poções - MG

c) Histórico da empresa: relatar o tempo de mercado, evolução, escrever sobre a trajetória da empresa nos últimos anos, etc.

O Comercia Taperas LTDA está há 12 anos no mercado. Começou no ano de 2001 como uma simples mercearia, passando a supermercado no ano de 2005.

d) Ramo de atividade e área de atuação:

Comércio varejista de produtos alimentícios em geral.

e) Classifique a empresa quanto aos seguintes critérios: SETOR PRODUTIVO (primário, secundário, terciário); SETOR DA SOCIEDADE (primeiro, segundo ou terceiro, etc.), DIMENSÃO (utilize o critério do SEBRAE por numero de funcionários).

Setor produtivo: Terciário

Setor de sociedade: Segundo setor

Dimensão: Pequena empresa com 14 funcionários.

f) Estrutura organizacional: relatar como é a organização da empresa e os departamentos existentes.

O Comercial Taperas esta dividido em departamentos de gerência financeira, gerência de estoque, atendentes de caixa, repositores, entregadores e área de limpeza.

g) Com base na estrutura organizacional, delimite como as atividades de marketing são desenvolvidas na empresa. Ela possui um departamento específico? Em caso de afirmativo, como ele é estruturado? Quais são as duas principais atividades e funções? Existe um responsável pelas atividades de marketing?

A empresa não possui departamento de marketing, o mesmo é idealizado pelo gerente. O marketing da empresa é voltado a propagandas de rádio e propaganda de rua, com promoções, sorteios e brindes.

Comportamento do Consumidor:

• O que compra?

Produtos alimentícios em geral.

• Por que compra?

Necessidades básicas.

• Quando compra?

Constantemente.

• Com que frequência compra?

Diariamente ou semanalmente.

• Com que frequência usa?

Diariamente.

• Decisor

É a pessoa que decide sobre qualquer componente de uma decisão de compra, no caso de compras famílias na maioria dos casos é a mulher (mãe) quem decide a compra.

• Influenciador

São pessoas ou grupos que influenciam na decisão de outros consumidores através de seu ponto de vista, sugestões ou orientações.

Meios de que as empresas usam para influenciar seus clientes por propagandas na televisão, rádio, jornal, propagando boca a boca.

• Iniciador

É a primeira pessoa que sugere a idéia de comprar o produto ou serviço. Qualquer membro da família que tenha de suprir uma necessidade.

• Comprador

É o individuo que realiza a aquisição do produto. Pode ser qualquer membro da família.

• Usuário

É o individuo que consome o produto ou serviço. Pode ser qualquer membro da família.

• Pagante

É a pessoa que financia a compra do produto ou serviço. Na maioria das vezes pode ser o homem (pai) ou pode ser a mulher (mãe).

Direito Empresarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com