TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING VERDE

Exames: MARKETING VERDE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

Pode-se dizer que o comércio internacional é um prolongamento do comércio interno, ambos possuem determinados aspectos semelhantes e compartilham o mesmo objetivo, suprir as necessidades e desejos humanos. (RATTI, 2006)

Um dos principais motivos que dão origem ao surgimento do comércio internacional, é o fato de nenhum país ser auto suficiente para produzir todos os bens e serviços que sua população necessita, isso pode ser em decorrência da distribuição geográfica dos recursos naturais, das diferenças de clima e de solo, ou até mesmo de diferenças técnicas de produção, esses fatores contribuem para que alguns países confeccionem determinados artigos, que outros países não conseguem produzir. (RATTI, 2006).

O comércio internacional é considerado um instrumento de progresso ecônomico e social, e tem por objetivo facilitar as trocas comerciais de bens e serviços entre nações, promovendo o crescimento econômico de ambas. (CAMPOS, 1990).

Segundo Maluf (2000 p. 23) o comércio internacional é “[...] o intercâmbio de bens e serviços entre países, resultantes na divisão internacional do trabalho e das vantagens comparativas dos países”.

Nesse contexto é possível observar que o comércio internacional é basicamente as trocas de bens e serviços promovidos entre os países, uma vez que nenhum país possui autonomia suficiente para suprir todas as necessidades e desejos de sua população.

Sendo assim, os países oferecem uns aos outros produto e/ou serviços que conseguem produzir em excesso ou de forma competitiva, e esse processo de compra e venda resulta no crescimento econômico e social de cada país.

O comércio internacional iniciou-se na antiguidade clássica, as primeiras manifestações de trocas de mercadorias tiveram início com os chefes tribais na pré-história, e com o decorrer dos séculos foi sendo aperfeiçoada por diversos povos. (CAMPOS, 1990)

O comércio internacional desenvolveu-se ainda mais com o surgimento do transporte aéreo e do transporte rodoviário internacional, e também com as inovações aplicadas no transporte marítimo, que vão desde a dimensão dos navios até a carga unitizada, como alternativa de redução de custos.

No Brasil, o comércio internacional, iniciou-se com a chegada da família real portuguesa, o que possibilitou a abertura dos portos brasileiros e à assinatura de tratados. Inicialmente as exportações brasileiras se restrigiam basicamente a venda de café, cana-de-açucar e algodão, com o fim da Segunda Guerra Mundial, houve a instalação de diversas indústrias.(CAMPOS, 1990)

Ao observar a história do comércio internacional, pode-se concluir que o mesmo surgiu com o intuito de cada país suprir as necessidades e desejos de sua população e com o passar dos tempos e com a evolução da tecnologia foi se desenvolvendo, e se tornando essencial para o mundo.

Essa relação de troca entre os países, é promovida pela importação e exportação, sendo a importação a compra de bens e/ou serviços e exportação e a venda, e ambas possuem grande importação, para economia de cada país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com