TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMATICA FINANCEIRA

Ensaios: MATEMATICA FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

1 – INTRODUÇÃO.

Neste trabalho procuramos estudar o desempenho e o grau de compreensão de uma fórmula muito utilizada os Juros Simples e os Juros Composto.

A matemática financeira é a área da matemática com a finalidade de análise de algumas alternativas de investimentos e financiamentos. Ela é uma ferramenta tem a possibilidade de avaliar e comparar o valor do dinheiro em várias percussões de tempo e taxa de juros.

O objetivo da matemática financeira é identificar quanto de juros estamos pagamento em financiamentos como, por exemplo: a compra de uma casa, um carro ou um empréstimo no banco ou até mesmo aquela geladeira comprada na loja de eletrodomésticos. É muito importante para a tomada de decisão no decorrer do dia a dia, se souber ser usada corretamente ela pode te ajudar a fazer um bom ou mau negócio. Nesse estudo encontraremos o valor aproximado que fica para manter um filho de Ana e Marcelo desde o nascimento até o término da faculdade.

2 – RELATÓRIO 1.

2.1- O que é juros?

Juros é o aluguel pelo uso do dinheiro, ele é representado pela letra J, é o valor pago pelo empréstimo do dinheiro e podendo variar conforme o tempo do pagamento e da quantidade emprestada. Os juros podem ser classificados como Juros Simples e Juros Compostos.No cálculo dos juros, foi estabelecido um padrão entre taxa e o período.A taxa de juros é divida em Juros Exato que representa os meses exatos, exemplo: 28, 29, 30 31, 365 ou 366 dias, e Juros Comercial que são fixos, como um mês é igual a 30 dias e o ano é igual a 360 dias.

2.2 - Juros Simples

É o juros calculado em intervalo de período em função do capital inicial, ou seja, o valor inicial aplicado ou emprestado. Atualmente este sistema de juros simples é pouco usado e se aplica mais o cálculo de regime composto.O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal.

A fórmula matemática utilizada para cálculo dos juros simples é a seguinte:

J= C + i+ n

Onde,

J= Juros M= Montante

C= Capital n = Período, tempo.

i = Taxa de juros

A letra n representa o tempo da aplicação de cada período que pode ser considerados, como: ano, dia, mês, bimestre, trimestre, semestre, etc.

O C representa o capital investido ou o valor inicial aplicado. Montante é representado pela letra M que é o valor total pago ou recuperado. A letra i representa à taxa, a porcentagem, a alíquota dos juros.

Exemplo 1

Qual o valor do montante quando o capital aplicado for de R$ 80.000,00 no regime de juros simples de 18% ao ano, durante 8 meses?

M = ?

C=

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com