TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMATICA FINANCEIRA

Ensaios: MATEMATICA FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1: FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA

A matemática financeira pode ser sua maior ferramenta na tomada de decisões no dia-a-dia.

Cálculos financeiros, algumas vezes básicos, são muito úteis; eles o ajudarão a fazer bons negócios e a economizar seu dinheiro.

O regime de capitalização simples é também chamado de juros simples, e o regime de capitalização composta, de juros compostos.

A capitalização simples está mais relacionada às operações com períodos de capitalização inferiores a 1 e a descontos de títulos junto aos agentes financeiros.

O regime de capitalização composta está mais ligado aos casos em que o período de capitalização é superior a 1.

Veja a seguir as noções trabalhadas:

Terminologia: Consiste na identificação das variáveis comuns aos problemas propostos que devem ser extraídas no ato de sua leitura inicial.

Diagrama das operações financeiras: Os dados nomeados devem ser representados em um diagrama. Sugere-se que todos os problemas sejam diagramados, pois isso facilita a organização do raciocínio e a compreensão da situação composta.

Noções de juros simples (lineares):Este tópico em muitos casos esta sempre fundamentado no censo comum, a definição de juros simples se concentra na aplicação direta dos conceitos mais básicos da matemática. O valor do montante de uma divida pode ser calculado de forma linear. Ao se realizar qualquer calculo financeiro, deve-se certificar-se o tempo e a taxa estejam sempre na mesma base,, se algum ajuste for necessário deve-se ser feito no tempo e não na taxa, um valor pode ser capitalizado ou descapitalizado a juros simples ou compostos desde que o tempo e a taxa estejam na mesma base. Seja qual for o regime adotado sendo simples ou composto a taxa deve sempre estar expressa na forma centesimal.

Noções de juros compostos (exponenciais): No regime de capitalização composta também se pagam juros sobre o valor Presente P, mas com uma pequena e importante diferença: o valor inicial deve ser corrigido período a período. Essas correções são sobrepostas e sucessivas por ‘n períodos’ em função de uma taxa de juros contratada.

A capitalização simples acontece de forma linear, enquanto a capitalização composta é exponencial. Isso faz com que, a partir do valor presente, o valor final em um instante qualquer seja maior nos juros compostos (desde que “n” seja número inteiro e maior que 1).

Quando o período de capitalização for igual a 1, a capitalização simples será igual à composta.

A principal diferença entre juros simples e compostos ocorre quando a capitalização é inferior a 1. Nesse caso, os juros simples são maiores que os compostos.

- Conceito Valor Presente (PV) e Valor Futuro (FV).

Valor Presente: O valor presente é o somatório dos valores presentes dos fluxos individuais – positivos e negativos, ou seja, é o valor de cada fluxo de caixa descontado ao momento presente pela taxa de juros prevalecente durante o período remanescente.

Valor Futuro: O valor futuro é o somatório do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com