TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICAS DA BASE DE FINANCIAMENTO

Tese: MATEMÁTICAS DA BASE DE FINANCIAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2013  •  Tese  •  4.685 Palavras (19 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

CONCLUSÃO 30

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 31

INTRODUÇÃO

Sabemos que controlar nossos gastos sempre foi um grande desafio, é normal sempre analisarmos pela nossa conta bancaria um simples extrato, vemos quanto gastamos, o quanto nos resta e assim ficamos satisfeitos.

Neste trabalho vamos aprender a lidar com nossas finanças, lidar com o nosso dinheiro, independente se ganhamos bastante ou não, é que na verdade quando se tem um planejamento, uma educação financeira, acabamos que não ficamos presos ao nosso dinheiro e não sofremos no futuro por não darmos conta de tanta dividas sem precisão.

Vamos descobrir que uma boa ferramenta que nos ajuda a controlar e a realizar o planejamento financeiro, pode ser realizado através de uma planilha de Excel, e ela nos da todo auxilio preciso, então não precisamos somente usar atitudes ultrapassadas como somente acompanhar um simples extrato bancário, vamos aprender o quanto devemos guardar, o quanto poderemos gastar sem que no futuro nos falte ou nos encha de dividas.

ETAPA 1.

AULAS- TEMAS: FUNDAMENTOS DE MATEMATICA FINANCEIRA. A CALCULADORA FINANCEIRA HP- 12 C.

PASSO 1

1. LEITURA.

1. TEXTO DISSERTATIVO.

A matemática financeira tem como conceito ser aplicada em disciplinas acadêmicas, pois seu entendimento facilita outras abordagens que fazem parte do nosso dia a dia.

Ela está relacionada, por exemplo, na administração de finanças pessoais, administração financeira e orçamentária, contabilidade de custos, dentre outras.

O motivo de tamanha aplicabilidade é bem simples e serve pra nos ajudar com o nosso dinheiro, é que nossa economia tem seu valor no tempo, e assim deve - se considerar em qualquer tomada de decisão, seja em sua vida pessoal ou ate mesmo na sua vida profissional.

Logo abaixo iremos falar sobre as principais diferenças entre juros simples e compostos, vamos poder definir os principais componentes de uma operação financeira.

Juro simples pode definir como o rendimento de uma aplicação financeira, valor referente ao atraso no pagamento de uma prestação ou a quantia paga pelo empréstimo de um capital.

Os juros simples eram utilizados nas situações de curto prazo, hoje não utilizamos a capitalização baseada no regime simples. Mas vamos entender como funcionava a capitalização no sistema de juros simples.

No sistema de capitalização simples, os juros são calculados baseados no valor da dívida ou da aplicação, dessa forma, o valor dos juros é igual no período de aplicação ou composição da dívida, a expressão matemática utilizada para o cálculo das situações envolvendo juros simples é a seguinte:

J = C * i * t, onde

J = juros

C = capital

i = taxa de juros t = tempo de aplicação (mês, bimestre, trimestre, semestre, ano...)

Hoje em dia o que mais utilizamos é o juros compostos por ser mais lucrativo, ele representa o atual sistema financeiro, pois ele oferece uma maior rentabilidade se comparado ao regime de juros simples, onde o valor dos rendimentos se torna fixo, e no caso do composto o juro incide mês a mês de acordo com o somatório acumulativo do capital com o rendimento mensal, isto é, prática do juro sobre juro. As modalidades de investimentos e financiamentos são calculadas de acordo com esse modelo de investimento, pois ele oferece um maior rendimento, originando mais lucro.

Uma expressão matemática utilizada no cálculo dos juros compostos é a seguinte:

M = C * (1 + i)t, onde:

M: montante

C: capital

i: taxa de juros

t: tempo de aplicação

Para finalizar, ressalto a importância da utilização da HP-12C, ela facilita em muito o dia a dia do contador, e é graças a ela que conseguimos também economizar tempo e ter resultados precisos.

PASSO 2

CONHECIMENTO DO EMULADOR DA HP- 12 C E LEITURA DOS DESAFÍOS PROPOSTOS DESAFIO A E DESAFIO B.

PASSO 3

RESOLUÇÃO DOS DESAFIOS CASO A; B.

PASSO 4

RELATORIO 1.

A situação do casal Marcelo e Ana nós mostra a importância de se obter um planejamento financeiro, é que muitas das vezes somos motivados pelo grande impulso de gastar sem precisão.

No caso do casal quando eles resolveram se casar, não pensaram no quanto é difícil gastar, comprar sem sabe se lá na frente irão gastar, temos que ressaltar também que eles começaram errado, pois um bom planejamento vem de anos muitas as vezes dependendo do que eles querem constituir.

No início da etapa 1, realizamos uma pesquisa que nos falava sobre os dois tipo de juros o simples e o composto, os dois tem uma grande importância em nossa vida, pois ele é muito utilizado quando compramos algo para nossa casa, um carro, dentre tantas outras coisa.

Se tratando de juros simples, vimos que sua definição se concentra na aplicação direta dos conceitos mais básicos de matemática, é o valor do montante de uma divida que pode ser calculada de forma bem mais simples, linear ou ate mesmo muitas vezes de maneira intuitiva.

Já os juros compostos, entra o conceito de juros sobre o valor presente, é o famoso “Juros Sobre Juros”, e hoje é o mais utilizado, é que pra quem empresta um dinheiro ou parcela algo que vendeu pra alguém no futuro será mais lucrativo, é que os juros compostos têm como uma característica o tempo.

Na maioria dos casos que Marcelo e Ana enfrentaram foi consequência de um mau planejamento já citado, e também todos os juros que eles tiveram que pagar por não ter conseguido quitar suas dividas em seu tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com