TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAL E MÉTODOS fenômenos físicos e químicos

Projeto de pesquisa: MATERIAL E MÉTODOS fenômenos físicos e químicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O presente relatório ira abordar assuntos referentes a uma experiência de fenômenos físicos e químicos. Antes de falar sobre a experiência, uma breve introdução do que é um fenômeno físico e químico, fenômeno químico é aquele que altera a natureza dos tipos de matéria que formam o sistema. Exemplos: formação de ferrugem, queima do álcool etc. Fenômeno físico é aquele que não altera a natureza dos tipos de matéria que formam o sistema, exemplos: fundir ferro, evaporar álcool etc.

A experiência feita para o entendimento do que é fenômeno físico e químico, é uma experiência simples a maioria dos materiais são de fácil acesso como o vinagre, o bicarbonato de sódio e a naftalina. A experiência deixará bem clara a diferença entre os fenômenos físicos e químicos. As substâncias utilizadas foram todas substâncias compostas, que são substâncias formadas por átomos de dois ou mais elementos químicos.

Observar os fenômenos físicos e químicos, verificar a ação de catalizadores (nesse caso o vinagre) na velocidade de reação química, verificar o que acontece com o volume da água quando adicionado alguma substância, a liberação do gás carbônico contido na naftalina, entender porque quando adicionado o vinagre a bolinha de naftalina flutuou, esses foram alguns objetivos da experiência outro objetivo da experiência foi levar até o acadêmico um conceito sobre o que é fenômeno físico e químico, talvez até o momento desconhecido por muitos dos acadêmicos. Também teve como objetivo trazer o contato dos acadêmicos com materiais de laboratórios como béquer, pipeta, espátula de metal, materiais até então vistos só no papel.

MATERIAL E MÉTODOS

Para a experiência sobre fenômenos químicos e físicos utilizou-se como material um béquer de 100 ml, um béquer de 80 ml, vinagre, bicarbonato de sódio, água e naftalina em bolinhas. Com o auxílio do béquer de 80 ml que continha água foi colocada no béquer de 100 ml, 40 ml de água, com o auxílio de uma espátula de metal adicionou-se na água uma pitada de bicarbonato de sódio, após esse procedimento foi colocado junto à água com bicarbonato de sódio uma bolinha de naftalina, sendo assim observado o que acontecia com a naftalina, depois de observado oque acontecia, com o auxílio de uma pipeta adicionou-se na solução de água bicarbonato e a naftalina aproximadamente 80 gotas de vinagre e depois observado o que aconteceu com a solução.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para o procedimento da experiência primeiro utilizou-se um béquer de 80 ml que continha água adicionou-se 40 ml dessa água no béquer de 100 ml, com o auxílio de uma espátula de metal adicionou-se uma pitada de bicarbonato de sódio observando que a água aumentou seu volume e que o bicarbonato de sódio que ficou depositado no fundo do béquer, após esse procedimento foi colocado lentamente na solução uma bolinha de naftalina, observando que a água aumentou ainda mais de volume e que a bolinha de naftalina ficou no fundo do béquer, pois sua densidade é maior que a densidade da água, observou-se também que se olhasse para a naftalina pelo lado do béquer parecia que a naftalina havia aumentado seu volume, mas o que na verdade acontecia era o fenômeno de refração, observou-se também que envolta da bolinha de naftalina havia se formado algumas bolhas, isso aconteceu devido a naftalina ser porosa e ao ser mergulhada na água aqueles poros foram ocupados pela água sendo que o gás carbônico contido nos poros teria que sair para algum lugar, pois dois corpos não ocupam o mesmo lugar, depois desse procedimento com o auxílio de uma pipeta adicionou-se na solução aproximadamente 80 gotas de vinagre, a cada gota adicionada observava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com