TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATRIZ DE ATIVIDADE PARTICIPAÇÃO 

Por:   •  6/1/2021  •  Resenha  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 5

MATRIZ DE ATIVIDADE PARTICIPAÇÃO ROL 1

ROL 1 – módulo 1

Atividade: PARTICIPAÇÃO ROL 1

Por que falar em sustentabilidade?

Aluno: Veridiana Zechin

Disciplina: PRÁTICAS DE GESTÃO EMPRESARIAL SUSTENTAÁVEL

Matrícula: A58319021

INTRODUÇÂO: POR QUE FALAR EM SUSTENTABILIDADE?

* As empresas uma vez inseridas em nossa sociedade possuem além de um papel econômico um papel social, como produzir com a crescente demanda, uma vez que existem cada vez mais consumidores, de forma sustentável? O mundo enfrenta vários desafios quanto a sustentabilidade por um lado existe um movimento mundial quanto a diminuição da geração de resíduos e degradação causadas pela industrialização, por outro lado existem as questões econômicas que levam algumas empresas a priorizar o lucro acima da tudo.

* Mas esta visão vem mudado gradualmente, pois a visão dos consumidores também está mudando, conceitos como o de triple bottom line ou o tripé da sustentabilidade, pacto global e outras iniciativas semelhantes, os ODS, o SDG Compass, que é o Guia dos ODS estão cada vez mais presentes tanto nas empresas , como também os consumidores estão mais atentos a isso. Cada vez mais a uma pressão por parte da sociedade para que as empresas adiram a estas ideias, ao mesmo tempo isso faz com que seja um diferencial atraindo mais consumidores.

* A empresa que não investir em sustentabilidade está se fechando para o futuro, pois como uma empresa irá se desenvolver em um meio ambiente e uma comunidade doentes? A uma interligação entre a sociedade a empresa e o meio ambiente, sendo necessário pensar em formas de obter lucros sem afetar nenhuma das partes envolvidas.

RESENHA

Estamos em um cenário cada vez mais globalizado, onde as empresas precisam competir a nível mundial e garantir seus lucros, para isso elas precisam investir em marketing para se destacar e sobreviver, se isso não for o suficiente? Muitas empresas estão buscando investir em sustentabilidade e cuidar do meio ambiente como forma de se destacarem no mercado, e assim conseguirem agradar uma parcela maior de consumidores, que buscam empresas com uma pegada mais sustentável.

Mas é claro que não é só por isso que as empresas estão buscando este caminho, pois estas são responsáveis pelo desenvolvimento não só econômico, mas também social. Com esta consciência cada vez maior por parte dos consumidores as empresas buscam abraçar as causas sustentáveis e sociais, buscando também o desenvolvimento das comunidades que elas estão inseridas, ou ainda das comunidades onde elas retiram seus insumos , promovendo o desenvolvimento destas.

Para a empresa é fundamental que a comunidade possa gerar novas oportunidades de crescimento e lucro, mas em contra partida esta deve oferecer a comunidade e a seus funcionários condições para seu pleno desenvolvimento, tanto pessoal como profissional, como também um meio ambiente saudável.

Nesta linha de raciocínio percebe-se o quanto é necessário que a gestão das empresas se preocupe com o bem estar das pessoas, e da comunidade como um todo. Quando a empresa se preocupa com sustentabilidade e investe na conservação do meio ambiente ela gera mais oportunidades para se manter mais tempo no mercado.

Percebemos com isso que cada vez mais ser sustentável está se tornado tanto uma necessidade, como um diferencial, principalmente em um mercado competitivo e globalizado, onde os consumidores estão mais atentos a estas atitudes e movimentos como consumo consciente tem cada vez mais adeptos.

Muitos consumidores estão se recusando a comprar de empresas que tem práticas nocivas ao meio ambiente e ao trabalhador, com trabalho infantil, ou condições insalubres, fazendo que estas empresas tenham prejuízos, existe também a cultura do cancelamento onde marcar e empresas podem ser “canceladas” por consumidores devido a suas praticas negativas.

Um exemplo disso é o caso do Carrefour, que se envolveu em um caso de racismo, onde infelizmente uma pessoa foi morta, a repercussão tem gerado prejuízos a marca e lojas foram boicotadas, fora todas as ações legais que a empresa terá de arcar, este fato está gerando um profundo repudio por grande parte dos consumidores.

Os consumidores estão mais conscientes quanto ao que consumir, como consumir e quando consumir, priorizando o necessário, neste cenário é preciso que as empresas tenham um diferencial para atrair este consumidor mais exigente, ainda neste mesmo cenário muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com