TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz Atividade Balanced Scorecard

Exames: Matriz Atividade Balanced Scorecard. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 5

Módulo: 4 Atividade: individual 1

Título: Análise das vantagens do uso do Balanced Scorecard

Aluno: Maria Cristina Salay

Disciplina: Balanced Scorecard Turma: SE 201

Introdução

O Balanced Scorecard (BSC) é um sistema que permite a ligação entre a estratégia empresarial e o controle do desempenho operacional. O BSC traduz a missão e estratégia da empresa em um conjunto de medidas de desempenho que é a base para a gestão estratégica. Segundo Kaplan (1997) o “Scorecard” é um novo instrumento que integra as medidas derivadas de estratégia e que mede o desempenho operacional sob quatro perspectivas equilibradas, “Balanced”. Cada perspectiva é apenas um componente das atividades e processos gerenciais responsáveis por um desempenho sustentável: financeira, clientes externos, processos internos e aprendizado e crescimento.

A construção do BSC pode ser resumida em três passos: a elaboração dos objetivos estratégicos da empresa, a elaboração do mapa estratégico e a construção dos painéis estratégicos. Os objetivos estratégicos devem concretizar a visão da empresa em alvos específicos e orientar pela busca de resultados. Serão priorizados e orientados para cada uma das perspectivas do BSC, estabelecendo relações de causa e efeito e assim, construindo o mapa estratégico. A construção do painel é realizada selecionando indicadores de desempenho e fixando metas para cada um. Conforme Kaplan e Norton (2000) a gestão das ações estratégicas é realizada pelo acompanhamento desses indicadores.

O BSC já é utilizado por pequenas, médias e grandes empresas, algumas inclusive iniciam a implantação setorialmente, isso gera uma base de argumentações sobre as vantagens e desvantagens do BSC que propicia o aprimoramento do sistema de gerenciamento.

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise sobre as vantagens do uso do BSC nas empresas subsidiado por artigos que refletem criticamente sobre o tema.

Vantagens do uso do Balanced Scorecard

Uma das grandes vantagens apontada para as empresas que adotam o BSC é ter clareza e consenso sobre a estratégia do negócio proporcionando foco para todos os níveis da empresa. Ter uma estratégia clara é o caminho para que as organizações conquistem vantagens competitivas sustentáveis, porém isso por si só não produz o resultado se não for executada com êxito. A fase de elaboração do mapa estratégico do BSC proporciona o questionamento, o detalhamento das perspectivas e as relações de causa e efeito colaboram para que o nível gerencial reduza as incertezas desdobrando a estratégia para o nível de execução da organização. O alinhamento de todas as pessoas deve ser iniciado desde o nível estratégico com a definição de responsáveis por objetivos, projeto e iniciativas que constituem os projetos estruturadores desse processo. A comunicação da estratégia deve ser amplamente utilizada, utilizando-se conforme Kaplan e Norton (2000) os diversos veículos possíveis dentro de uma empresa. Uma estratégia que é utilizada para colaborar com o alinhamento é a adoção de um programa de incentivo relacionado ao desempenho superior.

O processo de implantação do BSC propicia o desenvolvimento das lideranças e de uma cultura de busca pela excelência em todos os níveis organizacionais. O valor da empresa está diretamente ligado à sua capacidade de desenvolver os recursos humanos para identificar e aprimorar os seus talentos; criar valor para o cliente e melhorar continuamente a sua eficiência operacional. Essas ações fazem parte da perspectiva no BSC que é a base de sustentação de todo o sistema, a do aprendizado e do crescimento, cuja essência é criar instrumentos para o aprendizado organizacional. Existem características fundamentais nessa perspectiva que alavancam a vantagem mencionada, podemos citar: a capacidade e a motivação dos colaboradores. Com o uso do BSC cabe à organização mapear e absorver talentos, ter metas e programas de crescimento individual alinhado aos seus objetivos, motivar os colaboradores e manter um excelente clima organizacional, inclusive utilizando programas de reconhecimento e recompensas.

O BSC apresenta muitas vantagens derivadas das apresentadas acima, como: alinhar programa e investimentos, direcionar o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com