TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MECÂNICA AUTOMOTIVA

Trabalho Escolar: MECÂNICA AUTOMOTIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  7.534 Palavras (31 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 31

Os motores produzem a energia necessária à propulsão do veículo. O motor empregado usualmente nos veículos automotivos é o de combustão interna, isto é, queima o combustivél em seu próprio interior. Os motores de combustão interna convertem a energia química de seus combustíveis em energia mecânica. A obtenção de enrgia mecânica é feita através do aproveitamento da energia térmica da expansão dos gases que faz com que a árvore de manivelas seja movida pelo deslocamento dos pistões. O funcionamento de qualquer motor de combustão interna repousa sobre dois princípios físico-químico básicos;

1. a combustão ou queima de qualquer material produz sempre calor

2. quando um gás é aquecido ocorre uma expansão do mesmo

O combustível é misturado com o ar e parcialmente vaporizado no carburador, a mistura então é então injetada no cilindro, onde é comprimida pelo pistão e se queima através de uma centelha elétrica. Quando os gases aquecidos se expandem há consequentemente uma aumento de pressão, como esse aumento se dá em local fechado, ocorre uma pressão sobre as paredes deste lugar, mas uma delas é móvel, para ser mais preciso a do pistão, que se move para sua posição original. A força exercida pelo gás sobre o pistão é transmitida para árvore de manivelas que gira os moentes que se encontravam no ponto morto superior para o ponto morto inferior. Preso à árvore de manivelas está o volante que transforma em movimento rotativo os movimentos parciais que recepta da árvore de manivelas.

Para a continuidade dos movimentos, isto é, operação constante do motor, é suficiente que esses movimentos se repitam ordenamente. Cada movimento completo recebe o nome de um ciclo do motor. O número de tempos que o pistão leva para completar o ciclo varia segundo o tipo de motor. No universal verificam-se dois giros completos da árvore de manivelas ou seja, quatro tempos do pistão. O motor universal é chamado de motor de quatro tempos.

Cada um dos tempos recebe um nome;

1) admissão 2) compressão 3) explosão 4) descarga

Admissão

verifica-se a entradastura ar-combustível, pois com a descida do pistão para o ponto morto inferior, a pressão interna do cilindro torna-se menor que a exterior o que força a entrada de um gás para o equilíbrio que se verifica através da válvula de admissão.

Compressão

verifica-se a volta ascensional do pistão que comprime a mistura gasosa fechando as válvulas. A compressão da mistura gera ainda mais calor, o que facilita a consecução de uma maior homogeneidade da mesma, e quando tal se verifica ocorre a emissão da centelha pela vela.

Explosão

verifica-se a expansão dos gases pela queima da mistura e uma pressão relativamente intensa é exercida sobre todas as paredes do cilindro. Uma das paredes do cilindro é constituída pelo pistão, que é móvel. Este se desloca do ponto morto superior que gavia atingido nesta fase para o ponto morto inferior. Vamos deixar bem claro que este ponto morto não tem nada a ver com o ponto morto da alavanca de câmbio, e que durante a explosão as duas válvulas, a de exaustão e a de admissão, permanecem fechadas.

Descarga

O pistão voltou para o ponto morto inferior produzindo um abaixamento da pressão interior do cilindro, o que força a abertura da válvula de exaustão.

Devemos salientar que todo o calor gerado não pode ser transformado integralmente em outra forma de energia, mas além disso outras perdas podem ser arroladas: motores muito usados, carburação imcompleta, ignição fraca, sem se levar em conta que de 70 a 80% do total do calor gerado pelo combustivel é absorvido pelo sistema de arreficimento e pela própria exaustão do gás. Outras perdas ainda são devidas ao projeto do carro, temperatura do motor, e inclusive a viscosidade do óleo utilizado para a lubrificação.

Motor Quente

Motor Quente

Quando você para o carro depois de um longo tempo de viagem, principalmente com o sol "quente" ou após subir uma longa serra, evite desligar o motor assim que o veículo é estacionado. Deixe o motor em marcha lenta, espere a ventoinha "desarmar" e desligue o carro.

Deslisgar um motor muito quente pode empenar o cabeçote ou causar outros danos devido ao resfriamento brusco das peças. Pelo mesmo motivo, nunca lave um motor aquecido, espere que ele esfrie bastante, antes de jogar água fria.

Motor Cansado

Se o motor do seu carro estiver dando sinais de cansaço e começar fazer aquele barulho caracteristico, não se desespere, uma medida preventiva pode ser tomada para atenuar o problema, ao chegar a hora da troca do óleo lubrificante, opte por um óleo mais grosso (20W 50 por exemplo) e misture também um aditivo nele. Essa medida deve suavizar um pouco o barulho do motor, diminuindo a queima de óleo e até prolongar a sua vida útil

Freio de mão

Embora seja inevitável acionar o freio-de-mão com força em ladeiras, quando se estaciona ou, as vezes, para sair sem "queimar" a embreagem, muitos motoristas puxam a alavanca no limite. Isso deve ser evitado, pois o freio a tambor tende a ficar "ovalado" com a força empregada, além do sistema se desregular mais rapidamente. Existe até a possibilidade de arrebentar o cabo do freio de mão, quando estacionar em ladeiras muito inclinadas, vire as rodas dianteiras em direção a guia, sem deixar que o pneu toque o meio fio, assim em caso de falhas dos freios, há uma segurança extra.

Amortecedor

Ao contrário do que alguns pensam, ao amortecedores não servem apenas para amortecer os impactos que a roda recebe, na verdade, essa é a função da mola. Só que como a mola, por sua caracteristicas, tende a continuar no movimento de vai e vem, ou seja, uma vez comprimida, se distende ao ponto máximo, se comprime novamente, se distende e assim por diante. O amortecedor tem como principal trabalho evitar esse movimento oscilatório descontrolado, por essa razão , quando os amortecedores estão vencidos, o carro parece navegar em ruas mais esburacadas, uma vez que as molas se comprimem e se distendem quase livremente.

Hoje em dia são utilizados os amortecedores hidráulicos do tipo telescópio, ele é formado por um cilindro, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.4 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com