TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEIO AMBIENTE DO TRABALHO SAUDE E SEGURANÇA

Trabalho Escolar: MEIO AMBIENTE DO TRABALHO SAUDE E SEGURANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  2.476 Palavras (10 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

1.1- Problema 3

1.2 - Hipótese 4

1.3 - Objetivos 4

1.3.1 - Objetivo Geral 4

1.3.2 - Objetivos Específicos 5

1.4 - Justificativa 5

2. REFERENCIAL TEÓRICO 6

3. METODOLOGIA 9

4. CRONOGRAMA 10

5. CONCLUSÃO 11

6. REFERÊNCIAS 13

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objeto direto descrever a importância do meio ambiente do trabalho com base no principio da dignidade humana, propondo uma análise que a sua não adesão nas organizações representa uma agressão à sociedade.

Meio Ambiente do Trabalho é o local onde as pessoas desempenham suas atividades laborais, sejam remuneradas ou não, cujo equilíbrio está baseado na salubridade do meio e na ausência de agentes que comprometem a incolumidade físico- psíquica dos trabalhadores, independentemente da condição que ostentem (homens ou mulheres, maiores ou menores de idade, celetistas, servidores públicos, autônomos, etc.)

O meio ambiente do trabalho é o contato do homem com o próprio ambiente de trabalho, seja ele com seus semelhantes como chefes e colegas, com instrumentos como máquinas, equipamentos e veículos.

Podendo ainda conceituar meio ambiente do trabalho, conforme a leitura de Antônio Silveira R. dos Santos, “o conjunto de fatores físicos, climáticos ou qualquer outros que interligados ou não estão presentes e envolvem o local de trabalho da pessoa.”

O meio ambiente do trabalho é variado, qualquer local em que há o lavoro é um meio ambiente de trabalho, podendo ser desde uma sala de aula, pátio de uma indústria, escritório de uma empresa, convés de um navio ou na cabine de uma aeronave, todos são meio ambiente de trabalho, no entanto o próprio tem o objetivo de trazer o bem-estar e a justiça social, conforme indica o artigo 193 da Constituição Federal, “A ordem social tem como base o primado do trabalho, e como objetivo o bem-estar e a justiça social”.

No entanto, o meio ambiente de trabalho coexiste com todos os demais meios ambientes, como no caso do meio ambiente natural, lavradores e mineradores, ambiente cultural, no caso de professores, músicos e pintores e o ambiente social como no caso de um escritório, fábrica ou escola.

O meio ambiente do trabalho por ser tão variado é que existem as Normas Regulamentadoras, pois, diante tamanha diversidade inúmeras situações prejudiciais ao trabalhador também existem.

A proteção ao meio ambiente do trabalho visa assegurar um patamar mínimo de condições que assegurem o bem-estar físico, mental e social do trabalhador.

Por isso, conclui portanto que o meio ambiente do trabalho deve-se levar em conta a satisfação do trabalhador pois o mesmo acarreta benefícios para ambos.

1.1. Problema

Como aderir a qualidade do Meio Ambiente do Trabalho nas Organizações?

1.2. Hipótese

Demonstrar que o espaço não adequado representa risco e agressão à sociedade, diminuindo consequentemente a produção.

Os acidentes do trabalho ocorrem por práticas inadequadas no meio ambiente do trabalho.

1.3. Objetivos

1.3.1. Objetivos Gerais

Demonstrar a necessidade de se conferir aos trabalhadores condições decentes no ambiente do trabalho.

Todo ser humano tem direito a uma vida digna e para que o trabalhador tenha uma vida com qualidade, torna-se necessário um trabalho decente e em condições seguras.

1.3.2. Objetivos Específicos

• Identificar e caracterizar antecipadamente os riscos;

• Avaliar os agentes detectados e passíveis de provocar danos à saúde ou integridade física do trabalhador;

• Estabelecer controle efetivo dos meios aplicados na prevenção de acidentes ou doenças, monitorando e verificando as alterações ou situações dos agentes (físicos, químicos e biológicos) ou novas situações que se apresentem no ambiente de trabalho e, que de alguma forma,estejam ou possam vir a provocar danos à saúde e à integridade física dos trabalhadores;

1.4. Justificativa

A preocupação com o meio ambiente trouxe para a humanidade o reconhecimento de que a qualidade de vida está estritamente relacionada com o estado das condições que circundam a vida humana.

No que tange ao meio ambiente do trabalho, a sua inserção sob os contornos da proteção ambiental direciona-se ao resguardo da higidez e salubridade do espaço onde o homem executa ou desenvolve suas atividades laborais.

Outorgando a necessária proteção a este ambiente de trabalho, o sistema jurídico brasileiro prescreve a preocupação em relação à qualidade de vida e bem-estar dos trabalhadores, identificando que este preceito impõe limites para o desgaste físico ou mental advindo das atividades profissionais.

2. REFERENCIAL TEORICO

Ao delimitar o conceito de meio ambiente de trabalho, Júlio César de Sá da Rocha destaca ser um “[...] locus dinâmico, formado por todos os componentes que integram as relações de trabalho e que tomam uma forma no dia-a-dia laboral”; não se restringe ao espaço interno da fábrica ou da empresa e alcança, por isso mesmo, o próprio local de morada ou o ambiente urbano; representa “[...] todos os elementos, inter-relações e condições que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com