TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL

Tese: MEMORIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  Tese  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

MEMORIAL

Conceição do Coité

2014

MEMORIAL

Memorial apresentado como requisito parcial do Módulo I: Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Do Curso de Progestão.

Conceição do Coité

2014

Memorial

Módulo I: Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?

Gracimeire Cardoso de Oliveira

A escola tem uma função social que ao longo da história vem sendo discutida e se tornando cada vez mais abrangente, uma vez que não é um espaço apenas de transmissão de conhecimentos como se pensava no passado. Hoje são várias as possibilidades que definem o papel da escola no mundo contemporâneo. Sabe-se que a partir do século XX é que o acesso à escola começou a ampliar-se, no entanto grande parte da população ainda permanece fora da escola, diversas políticas e programas tem sido desenvolvido nos últimos anos para superar o abandono e garantir a permanência das crianças e adolescentes de 4 a 17 anos de idade.

A constituição e a LDB norteia a escola quanto a sua função social abordando “o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. E deixa claro que é através da gestão democrática que a função da escola deve ser exercida.

Sabendo que a sociedade vem se transformando e os avanços tecnológicos vêm surgindo a cada dia, é necessário repensar a escola, redefinir o papel de todos os envolvidos no processo educativo e inserir as mídias digitais de forma significativa a fim de atrair estudantes.

A escola deve funcionar através da gestão participativa, garantindo assim o “pleno desenvolvimento” dos que estão inseridos no ambiente escolar. Muito se discute hoje quanto à relação escola e comunidade, entretanto percebe-se que há uma grande necessidade da escola ir em busca da comunidade local a fim de inseri-la na escola pensando em melhores condições de trabalho, pois como dizia Raul Seixas “Sonho que se sonha junto é realidade”.

No entanto, assim como construímos a nossa identidade e fortalecemos através dos laços que temos na escola, certamente a escola também pode construir com a cultura local e, juntos transformar realidades, em busca do tão sonhado ensino de qualidade para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com