TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL

Relatório de pesquisa: MEMORIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 7

DISCIPLINA N° 11

QUESTOES NORTEADORAS PARA ESTUDO

A oportunidade de poder observar e acompanhar o andamento de uma instituição pública de ensino, atentando para todas as tarefas e atribuições ali executadas, somando-se a isso a concretização dos conhecimentos teóricos fez com que o meu aprendizado se tornasse eficiente. É então dentro desse contexto que venho deixar aqui uma síntese acerca de algumas questões levantadas como eixo norteador de estudo. Dentro tudo que foi estudado e pesquisado, e considerando as minhas próprias convicções, posso dizer que uma alimentação saudável é aquela que conta com todos os alimentos que necessitamos e com isso respeitando as preferências individuais e valorizando os aspectos culturais, econômicos e regionais, sem, contudo deixando de ser saborosa, colorida e equilibrada. Quanto aos custos de uma alimentação saudável e equilibrada, ela pode ser de baixo consto, dependendo apenas do consumidor saber escolher e aproveitar os alimentos ao máximo.

Como é de conhecimento geral, a boa alimentação é essencial desde cedo, a fim de manter uma boa qualidade de vida e prevenir infecções e patologias na vida adulta. Assim, é possível entender que o excesso de farinha, introdução precoce de sólidos, ingestão excessiva durante os primeiros anos de vida; hábitos inadequados: falta de horário, excesso de guloseimas, desequilíbrios dietéticos e sedentarismo infantil; ou mesmo a baixa renda, levando a um excesso de consumo de carboidratos e diminuição do consumo de proteína animal ou vegetal são os principais fatores desencadeadores da obesidade infantil. A obesidade persistindo durante a idade pré-escolar, escolar e adolescência pode levar esta criança a desenvolver problemas psicológicos em função de comentários e gozações que podem surgir por parte de outros colegas. Essa situação leva a um ciclo vicioso, pois a pouca aceitação grupal fortalece a baixa autaestima e a desvalorização pessoal levando ao afastamento das atividades físicas.

Pensando em atender à demanda por alimentos industrializados, a indústria passou a acrescentar aos seus produtos, aditivos químicos, tais como os aromatizantes, corantes, coleto de sódio, e outros aditivos com o objetivo de conservar os alimentos, garantindo sua durabilidade, bem como procurando torná-los agradáveis e atraentes ao consumidor. Entretendo, a absorção de alimentos, com aditivos químicos podem prejudicar a saúde das pessoas. Pensando em um consumo consciente é fundamental que o consumidor leia atentamente as informações contidas nos rótulos dos alimentos, e, a indústria, por sua vez deve fazer constar neles informações claras e precisas, de forma que o consumidor saiba que produto esta levando para casa e consumindo.

Assim, a prática de uma dieta balanceada e hábitos alimentares saudáveis desde a infância proporcionarão níveis ideais de saúde e favorecerão o perfeito desenvolvimento físico e intelectual, reduzindo os transtornos causados pelas deficiências nutricionais comuns a este estágio de desenvolvimento e evitando a manifestação da obesidade e outros distúrbios alimentares. A alimentação com quantidade adequada de cálcio é essencial na infância, adolescência e o é também durante toda vida adulta. O incentivo ao aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio é uma estratégia de baixo custo que pode reduzir a incidência de fraturas ósseas na idade avançada. Uma dieta adequada é um dos pilares para prevenção e tratamento da osteoporose do adulto, em todas as etapas da vida. Por fim, verifica-se a importância de uma alimentação saudável e balanceada no que tange ao desenvolvimento físico e intelectual, fortalecimento ósseo, convergindo então para a prevenção de doenças.

A segurança alimentar e nutricional é a garantia do direito de todos ao acesso a alimentos de qualidade, em quantidades suficientes e de modo permanente, com base em práticas alimentares saudáveis e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais nem o sistema alimentar futuro, devendo se realizar em bases sustentáveis. Já a alimentação sustentável escolar é aquela que propicia ao educando uma alimentação saudável e balanceada. Um bom exemplo e a elaboração de um cardápio que inclua alimentos regionais saudáveis e que possam ser aproveitados ao máximo no seu preparo. Como exemplo podemos citar o feijão, a farinha de mandioca, alimentos advindos da agricultura familiar, por exemplo, entre outros acessíveis e disponíveis nas escolas.

RELATÓRIO

Depois de vários estudos e pesquisas a respeito do tema Alimentação Saudável e Sustentável, procurei elaborar conceitos e rever os meus conhecimentos, situações de aprendizado que levou a efeito uma visita e observação da rotina de uma escola pública municipal, considerando questões que vão desde a escolha dos alimentos, a elaboração de cardápio semanal e diário, ao preparo e distribuição da merenda, visando atender ás necessidades nutricionais dos discentes.

Em conversa com alguns colegas e crianças do ambiente escolar, procurando estabelecer uma estreita relação entre os conhecimentos teóricos e a prática, verifica-se que as crianças, talvez por questões culturais e familiares, dão preferência a alimentos industrializados e apresentam alguma resistência a alimentos naturais e sem os chamados aditivos químicos. Mas também pude perceber que a escola vem procurando garantir às crianças uma alimentação saudável e nutritiva que garanta a sua saúde e pleno desenvolvimento físico e intelectual, com ganhos futuros, conforme estabelece a lei em vigor. Assim a merenda escolar e servida em horário pré-estabelecido, com um cardápio variado e nutritivo, que respeita as nossos hábitos e valores culturais, sem fugir do seu principal objetivo que a nutrição e alimentação saudável.

A escola em questão conta com o acompanhamento direto e diário da nutricionista que elabora e acompanha o desenvolvimento do cardápio, que dá ênfase e recorre à agricultura familiar local e incrementa esse cardápio com outros nutrientes necessários ás crianças. As responsáveis pelo preparo da merenda são devidamente instruídas para que tudo seja elaborado a contento.

Por outro lado, os professores e pedagogos em exercício na escola, submetidos a breve entrevista, disseram que vem procurando conscientizar os alunos, desde a pré-escola, para a ingestão de alimentos saudáveis e naturais. A verdade é que as crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com