TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Exames: MEMORIAL DE FORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 Introdução 3

2 Do Jardim De Infancia Ao Ensino Medio 4

3 Do Ensino Medio Ao Curso De Pedagogia 6

4 Educação E Pedagogia 7

5 Conceituando Educação E Pedagogia 8

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Sou aluna do segundo semestre do curso de pedagogia, e neste memorial, vou contar a histórias da minha vida, partindo de fatos que deixaram marca positivas e negativas.

Irei falar um pouco da minha experiência acadêmica, e o que me levou a escolher o curso de pedagogia, e meus objetivos e como desejo alcançá-los.

E finalmente como podemos ver a relação entre pedagogia e educação.

2 DO JARDIM DE INFANCIA AO ENSINO MEDIO

Meu nome é Bruna Sabai da Silva, nasci em 25 de outubro de 1995, em Alta Floresta D’Oeste. Filha de Márcia Sabai da Silva e Ari Ferreira da Silva. Meu pai motorista, não terminou o ensino fundamental, mas sempre me incentivou a frequentar a escola. Minha mãe era professora, e foi com ela que peguei gosto por livros e letras.

Desde os meus quatro anos de idade, frequentava a sala de aula onde minha mãe lecionava, com isso aprendi a ler e a escrever muito rápido. Aos cinco anos já ia à escola Floresta Encantada, onde tive minha segunda professora. Aos sete anos, freqüentava a escola Tancredo de Almeida Neves, onde conheci uma importante professora na minha vida, Marines, um anjo de pessoa que sempre dizia que eu era uma menina muito esperta e tinha um grande potencial.

Ainda com sete anos me mudei para Cacoal junto com meus pais. Frequentei a escola Augustinho Goes de Oliveira durante dois anos e meio. Foi lá que conheci outros dois professores que marcaram minha vida: Maria do Carmo, o doce de pessoa, professora de segunda e terceira serie, que sempre me tratava com muito carinho e dizia que eu era seu xodó. Jucelino, o “professor de italiano”, me deu aula na quarta serie e sempre acrescentava palavras italianas durante suas aulas, transformando-as em grandes lições.

Ainda na quarta serie já pensava na escola que daria continuidade ao ensino fundamental, pois aquela escola só possuía o ensino fundamental I. Meu grande sonho era dar continuidade dos estudos na Fundação Bradesco, mas sabia que se não fosse possível teria que ir para outra.

Uma semana após entrar as férias de julho recebi a noticia de que tinha sido chamada para estudar na Fundação Bradesco. Esse, sem duvida, foi um dos dias mais felizes da minha vida, pois tinha a certeza de que seria naquela escola que receberia meu diploma do ensino médio.

Esperei oito anos e meio para ter a certeza de que estava certa, pois foi naquele brilhante local que recebi meu diploma, no fim do ano passado.

Foi nessa escola tive alguns outros professores que marcaram minha vida: Luciane, a loira linda, professora de espanhol e educação artística durante todo o ensino fundamental II e ensino médio, que sempre brincava comigo dizendo que minha irmã mais nova era mais bonita e estudiosa que eu, mas no fundo ela me adorava também. Ângela, a jogadora de vôlei, professora de matemática na sesta serie; segundo e terceiro ano do ensino médio. Passava metade das aulas dizendo que eu tinha vocação para a área das exatas, e que deveria investir nessa área. Adilvania, a chata simpática, professora de historia na 6° e 8° serie e ensino médio. Durante o ensino fundamental a detestava, pois tinha a sensação de que não conseguia agradá-la em nada, mas foi no ensino médio que ela passou a ser uma grande amiga. Roberto, o lindo confidente, professor de educação física no terceiro ano, que alem de lindo, era um grande amigo que sabia me ouvir e aconselhar, sempre que tinha algum problema.

Alem dos professores, alguns outros funcionários da escola foram bastante importantes: Ana Maria e Ana Claudia, orientadoras importantíssimas pra mim, pois as mesmas sabiam me ajudar a qualquer momento, independente da ocasião.

3 DO ENSINO MEDIO AO CURSO DE PEDAGOGIA

Desde pequena sonhava em ser professora, gostava dos livros, canetas, cadernos, mas, principalmente de estar dentro da sala de aula. Brincava de escolinha com meus primos, e sempre era a professora.

Quando estava começando a cursar o ensino médio mudei de idéia varias vezes sobre que graduação seguir, mas no fim do 3° ano decidi ingressar na pedagogia. Confesso que só me decidi por influencia da minha família, pois minha mãe era professora, minha tia e professora e toda a família dela são professores.

A influência deles foi muito importante na minha decisão, pois é espelhada na mesma, principalmente na minha mãe, que imagino o professor ideal. Aquele profissional que não mede esforços para ajudar seus alunos, sempre com um sorriso no rosto, palavras doces, ou seja, gestos inesquecíveis para os alunos, não deixando de lado o conhecimento didático, procurando sempre estudar para melhor ensinar seus alunos.

4 EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

Educação: é um processo de continua aprendizagem, onde através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida se desenvolve o caráter dos indivíduos.

A educação sofre mudanças, das mais simples às mais radicais, de acordo com o grupo ao qual ela se aplica, e se ajusta a forma considerada padrão na sociedade. Mas, acontece também no dia-a-dia, na informalidade, no cotidiano do cidadão. Nesse caso sendo ela informal. A educação possibilita o crescimento individual, a produção e a reprodução social e cultural, tende ao aperfeiçoamento das pessoas e permite a sobrevivência

Pedagogia: se refere aos pedagogos, os mestres efetivos mostram uma ampla gama de destrezas e habilidades que conduzem à criação de um ambiente de aprendizagem onde todos os estudantes se sintam cômodos e seguros de que podem ter sucesso acadêmico e pessoal.

É usada no ensino desde os primeiros anos de uma pessoa até o fim da sua vida, dispensa a todos, ensinamentos especializados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com