TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

Por:   •  16/4/2015  •  Dissertação  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  969 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso de Multimeios Didáticos ― Profuncionário

MEMORIAL DESCRITIVO

Lenilza de Almeida Kilppel Oliveira

OURO PRETO DO OESTE/RO

2014

LENILZA DE ALMEIDA KILPPEL OLIVEIRA[pic 2]

MEMORIAL DESCRITIVO

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

Memorial Descritivo apresentado no Curso de Multimeios Didáticos, do Profuncionário, oferecido na parceria IFRO/IFRN, no Câmpus Porto Velho/Polo Ouro Preto do Oeste, sob a orientação da tutora presencial Michely Clara Moret, como requisito avaliativo da disciplina Metodologia da Pesquisa Cientifica

OURO PRETO DO OESTE/RO

2014

MEMORIAL DESCRITIVO: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA.

  1. BREVE RELATO PESSOAL

        

No dia 05/08/2014 iniciamos a disciplina, Metodologia da Pesquisa na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Edna Carioca Gonzáles. Com o professor Luiz Carlos Ferreira, e a tutora presencial Michely Clara Moret.

  1. EXPECTATIVA PARA A DISCIPLINA

        Minhas expectativas em relação a esta disciplina é adquirir conhecimento dos conceitos e procedimentos de pesquisa, estagio e produção de textos técnicos e científicos. E compreender normas de metodologia técnica e cientifica para melhor desenvolver planos de trabalho e projetos de pesquisa em minhas atividades tonto pessoal como profissional.

  1. SEQUÊNCIA DOS ASSUNTOS ESTUDADOS/ATIVIDADES PROPOSTAS

        Nesta disciplina estudamos sobre as atribuições técnicas funcionais do profuncionario, vimos à importância de cada atribuição na formação técnica dos funcionários da educação. Ser qualificado na área de atuação é de suma importância, pois somos agentes transmissores de conhecimentos buscando sempre desenvolver um espírito de apoio na construção do devir no local de trabalho.

Os assuntos abordados neste módulo, nos deu uma visão mais ampla de saberes, pois se apresentou em sete unidades importantíssimas para nosso desempenho profissional, com encontros semanais em vídeo aula com o professor Luiz Carlos Ferreira e para a correção das atividades com Leonardo Santiago Sidon da Rocha, com a participação da professora Andréia e sempre nos acompanhando a tutora presencial da turma Michely para que tirar nossas dúvidas.

Também aprendemos que há vários tipos de conhecimento, são eles: o científico, Empírico, Senso Comum, Filosófico, Mitológico e Teológico. Endendi que o conhecimento está diretamente ligado ao homem, e à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem estar do ser humano, logo o conhecimento advém das relações do homem com o meio. O indivíduo procura entender o meio partindo dos pressupostos de interação do homem com os objetivos. É uma forma de explicar os fenômenos das relações, seja, entre sujeito/objeto, homem/razão, homem/desejo ou homem/realidade. Vimos que para ampliar o conhecimento é necessário que o individuo tenha uma busca constante através de pesquisas estudos que o levará a chegar ao objetivo proposto, pois para se fazer uma pesquisa é necessário que haja uma investigação de um de um problema, Teórico ou Empírico realizada a partir de uma metodologia, cujos os resultados devem ser validos.

        De acordo a apresentação das aulas aprendemos como surgiu o conhecimento cientifico que pela necessidade do ser humano querer saber como as coisas funcionam ao invés de apenas aceitá-las passivamente. Com o estudo científico o homem começou a entender o porquê de vários fenômenos naturais, e com isso vir a interferir cada vez mais nos acontecimento ao nosso redor. Para isso é necessário muita pesquisa, planejamento com o propósito de criar planos para otimizar o alcance de um determinado objetivo.

        Através dos conteúdos abordados nesta disciplina, podemos perceber que para tudo o que iremos fazer, precisamos elaborar um projeto, e para que tenhamos um bom êxito em  um projeto devemos delimitar um tema . Após a delimitação do tema, a próxima etapa é a formulação do problema a ser pesquisado. Toda pesquisa científica começa pela formulação de um problema e tem por objetivo procurar a solução do mesmo. O problema de pesquisa costuma ser apresentado geralmente na forma de uma proposição interrogativa e deve expressar a dúvida que queremos esclarecer sobre o tema delimitado. O professor Luiz Carlos abordou como importante para nossa vida profissional e cotidiana, buscar sempre fazer projetos e traçar metas para alcançarmos um resultado positivo na carreira profissional, familiar e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (60.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com