TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA - CIENCIA E NORMAS TECNICAS (unidade 1)

Dissertações: METODOLOGIA - CIENCIA E NORMAS TECNICAS (unidade 1). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 5

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

O método é um procedimento ou um conjunto de passos que se deve realizar para atingir determinado objetivo, nesse sentido, como processo organizado, lógico e sistemático, está presente em todos os âmbitos da experiência humana. Assim, o método científico é, portanto, apenas um caso particular dos diversos tipos de métodos e consiste de algumas etapas bem definidas.

Considere a seguinte situação na qual estão presentes as etapas do método científico:

I. O Diretor de uma empresa observa que seus funcionários parecem obter melhor participação nas reuniões quando têm acesso ao material (pauta da reunião, textos explicativos, pesquisas, etc.) com antecedência.

II. Dessa forma, ele supõe que isso ocorra porque, ao ler o material antes da reunião, os funcionários participam mais “relaxados” e podem fazer perguntas e apresentar sugestões de melhor qualidade.

III. O Diretor decide, então, testar essa suposição da seguinte forma: convoca seus funcionários para duas reuniões em datas diferentes. Na primeira eles terão acesso ao material antes da reunião, ao passo que na segunda, não. Ao longo das reuniões, o Diretor faz exposições, levanta dúvidas, recolhe informações e sugestões procurando sempre registrar o comportamento de cada um.

IV. Ao final de todo o processo, ele compara os resultados das reuniões e verifica que sua suposição estava correta: “os funcionários quando têm acesso ao material e informações a serem debatidas nas reuniões com antecedência apresentam desempenho superior, fazem perguntas de melhor qualidade e apresentam sugestões mais pertinentes”.

Pode-se afirmar que as situações acima descritas correspondem às seguintes etapas do método científico, na ordem apresentada:

Resposta Selecionada: d.

Observação, hipótese, experimentação e generalização.

Resposta Correta: d.

Observação, hipótese, experimentação e generalização.

Feedback da resposta: Alternativa correta: Observação, hipótese, experimentação e generalização.

As Afirmações se referem às etapas do método científico mencionadas na unidade 1.

As etapas do método científico, presentes em cada uma das afirmações são:

1. Observação do fenômeno

2. Formulação de hipóteses sobre o fenômeno observado

3. Experimentação e condições de controle

4. Generalização a partir dos dados colhidos

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

O senso comum talvez seja a primeira forma de conhecimento a ter surgido sobre a face da Terra. E essa forma de conhecer o mundo é extremamente importante: sem ela, não poderíamos resolver os problemas mais banais do nosso dia a dia. A todo instante precisamos tomar decisões: a melhor marca de creme dental, a melhor combinação de cores para a roupa que vamos usar em uma entrevista de emprego, o aparelho celular que devemos comprar etc. Por outro lado, o conhecimento adquirido por meio de um “método científico” é bem mais preciso que o obtido por meio do senso comum.

Em relação ao conhecimento científico e ao senso comum podemos afirmar que:

I. O senso comum é empírico - é um saber que deriva diretamente da experiência cotidiana, não necessitando, por isso, de uma elaboração racional dos dados recolhidos através dessa experiência.

II. O conhecimento científico é superior ao senso comum.

III. O senso comum é objetivo e impessoal – é simples, direto, factual e isento. Depende menos de nossos juízos e disposições pessoais.

IV. O conhecimento científico é subjetivo – depende de nossos juízos e disposições pessoais.

V. O conhecimento científico é metódico – é produzido a partir de uma série de procedimentos específicos e bem definidos

São verdadeiras as afirmações contidas em:

Resposta Selecionada: d.

I e V, apenas

Resposta Correta: d.

I e V, apenas

Feedback da resposta: Alternativa correta: I e V, apenas A questão aborda as características do senso comum e do conhecimento científico desenvolvidas na Unidade.

O conhecimento científico e o senso comum são formas de conhecimentos diferentes, portanto, é incorreto afirmar que um é superior a outro.

O senso comum é subjetivo. O conhecimento científico é objetivo e impessoal.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

O mês de janeiro de 2010 foi considerado um dos mais chuvosos em São Paulo nos últimos tempos. Diante de tanta água, um paulistano fez as afirmações descritas abaixo. Dentre elas, qual pode ser considerada a que possui o maior poder de teste e, evidentemente, o que mais interessa à ciência?

Resposta Selecionada: e.

Amanhã, em São Paulo, às 17 horas, choverá torrencialmente.

Resposta Correta: e.

Amanhã, em São Paulo, às 17 horas, choverá torrencialmente.

Feedback da resposta: A afirmação “Amanhã, em São Paulo, às 17 horas, choverá torrencialmente” é a que contém maior conteúdo informativo, é a que mais proíbe e a que consegue discriminar entre possíveis situações de sua rejeição. Temos nesta afirmação o uso de uma linguagem específica que, no conhecimento científico, reduz a ambiguidade e a vaguidade.

• Pergunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com