TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias E Normas Tecnicas Unidade Web

Artigos Científicos: Ciencias E Normas Tecnicas Unidade Web. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 6

O senso comum talvez seja a primeira forma de conhecimento a ter surgido sobre a face da Terra. E essa forma de conhecer o mundo é extremamente importante: sem ela, não poderíamos resolver os problemas mais banais do nosso dia a dia. A todo instante precisamos tomar decisões: a melhor marca de creme dental, a melhor combinação de cores para a roupa que vamos usar em uma entrevista de emprego, o aparelho celular que devemos comprar etc. Por outro lado, o conhecimento adquirido por meio de um “método científico” é bem mais preciso que o obtido por meio do senso comum.

Em relação ao conhecimento científico e ao senso comum podemos afirmar que:

I. O senso comum é empírico - é um saber que deriva diretamente da experiência cotidiana, não necessitando, por isso, de uma elaboração racional dos dados recolhidos através dessa experiência.

II. O conhecimento científico é superior ao senso comum.

III. O senso comum é objetivo e impessoal – é simples, direto e factual, tende as ser mais isento, dependendo menos de nossos juízos e disposições pessoais.

IV. O conhecimento científico é subjetivo – depende de nossos juízos e disposições pessoais.

V. O conhecimento científico é metódico – é produzido a partir de uma série de procedimentos específicos e bem definidos

São verdadeiras as afirmações contidas em:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

I e V, apenas

Resposta Correta: d.

I e V, apenas

Feedback da resposta:

Alternativa correta: I e V, apenasA questão aborda as características do senso comum e do conhecimento científico desenvolvidas na Unidade.

O conhecimento científico e o senso comum são formas de conhecimentos diferentes, portanto, é incorreto afirmar que um é superior a outro.

O senso comum é subjetivo. O conhecimento científico é objetivo e impessoal.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estoque em uma empresa pode ser definido como o conjunto de materiais ou produtos acumulados para utilização posterior com o objetivo de permitir o atendimento regular das necessidades dos usuários para a continuidade da empresa, uma vez que, seria muito difícil prever a demando com exatidão.

Cada organização, de acordo com o seu ramo de atividade, deve manter um equilíbrio na quantidade de estoque a ser disponibilizada. Um estoque maior do que a empresa precisa acarreta em mais custo agregado ao valor do produto. Por outro lado, a possibilidade de converter estoque em dinheiro no curto prazo melhora o fluxo de caixa e o retorno sobre o investimento.

O Gerente de Comercial da empresa PraTerra, especializada na venda de produtos agrícolas, procura manter na empresa um grande estoque para não ter problemas em atender aos pedidos dos clientes maximizando, desta forma, o atendimento.

Questionado por seu Diretor sobre o alto volume de produtos mantidos em estoque o Gerente afirmou: “mercadoria estocada no armazém é dinheiro no bolso”.

Pode-se afirmar que o Gerente utilizou uma das características do senso comum que se refere:

Resposta Correta: e.

Ao desconhecimento dos limites de validade.

Feedback da resposta:

Alternativa correta: Ao desconhecimento dos limites de validade.

Um estoque maior do que a empresa precisa acarreta em mais custo agregado ao valor do produto, o Gerente desconhece qual deve ser o volume ideal dos estoques, ele não tem conhecimento de até que ponto a mercadoria no armazém representa dinheiro.

Temos aí então, o desconhecimento dos limites de validade.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em seu cotidiano, o homem adquire de maneira espontânea um modo de entender e interpretar a realidade que o cerca. Por exemplo, algumas pessoas, não passam por baixo de uma escada porque acreditam que dê azar. Ao estourar pipoca, minha avó dava três batidas na tampa da panela para que não ficassem “piruás” (milho sem estourar). São inúmeros os exemplos presentes na vida social, construídos pelo "ouvi dizer", que formam uma visão de mundo fragmentada e assistemática. Mesmo assim, é uma forma usada pelo homem para tentar resolver seus problemas da vida cotidiana. Isso tudo é denominado de senso comum ou conhecimento espontâneo.

Na coluna da esquerda estão relacionadas as características do senso comum e na da direita a descrição de tais características, associe corretamente as duas colunas.

A. Espontaneidade

B. Subjetividade

C. Linguagem vaga

D. Validade 1. Corresponde a sistematização coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias, expressa através dos enunciados.

2. As interpretações são definidas pelos interesses, crenças, convicções pessoais e expectativas presentes no sujeito.

3. As técnicas e informações são utilizadas desconhecendo-se as razões e justificam a sua correta aplicação ou aceitação.

4. O significado dos conceitos é resultado do uso individual, subjetivo e espontâneo que enriquece e se modifica no decorrer do tempo.

5. Surge em consequência da necessidade do homem em resolver problemas com os quais defronta em seu cotidiano.

A associação correta é:

Resposta Correta: e.

A5, B2, C4, D3

Feedback da resposta:

Alternativa correta: A5, B2, C4, D3

A questão abrange as características do senso comum, descritas na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com