TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia - Ciência E Normas Tecnicas Unidade 2

Exames: Metodologia - Ciência E Normas Tecnicas Unidade 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 6

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Um professor de Metodologia estava explicando aos seus alunos o que é um problema de pesquisa (a questão a ser investigada) e a diferença entre problema e problemática. Assim, o professor utilizou-se da seguinte ilustração:

Meu amigo foi convidado para ir à casa dos pais de sua namorada pela primeira vez. Ele queria impressionar a namorada e seus pais, caprichou na imagem...

Toda a família estava lá.

De repente, no momento das apresentações, percebe que o zíper de sua calça estava aberto. Imediatamente lhe passa pela cabeça: O que fazer? Tinham percebido? O que vão pensar se o fecho na frente deles? Posso fechá-lo sem que percebam? E se fingisse que nada estava acontecendo? O que poderia então pensar? Será que parecerei mais pirado assim com a calça aberta ou se tentar fechá-lo e me virem? ...

A calça estar aberta, explicou o professor, era o problema; o resto, a problemática!

LAVILLE, Christian e DIONE, Jean. A construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: UFMG, 1999. p.98 [Texto adaptado pelo Prof. Carlos Honório Pinheiro para as aulas de Metodologia na Universidade Anhembi Morumbi].

Com base na situação apresentada pode-se afirmar que:

Resposta Selecionada: d.

A problemática é o quadro no qual se situa o problema ou questão.

Resposta Correta: d.

A problemática é o quadro no qual se situa o problema ou questão.

Feedback da resposta: A alternativa correta é “A problemática é o quadro no qual se situa o problema” e não o próprio problema ou questão, não se pode dizer “tenho uma problemática” em vez de “tenho um problema”, no entanto, a expressão “essa situação é problemática” pode ser usada, uma vez que a palavra “problemática” assume o papel de adjetivo.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Leia o resumo da tese de doutorado sobre as Festas italianas em São Paulo e identifique o problema de pesquisa de Ferreira Júnior (2009):

O registro das festas populares como Patrimônio Imaterial, neste trabalho especificamente as festas de origem italiana na cidade de São Paulo, representa muito mais do que um reconhecimento da importante influência cultural dos imigrantes. A tentativa de reconstruir a história das festas de Nossa Senhora de Casaluce, Nossa Senhora Achiropita, São Vito, São Francisco de Paola e São Gennaro, permitiu descobrir outras questões que não se limitam só a uma descrição ou recuperação de uma tradição. Ao buscar a origem destas festas na Itália, o campo de estudo se alargou, proporcionando uma análise sobre temas muito discutidos hoje como cidadania, identidade, diversidade e multiculturalidade que não só completa a proposta inicial como abre caminhos para uma discussão muito mais ampla do que a princípio se poderia imaginar.

Palavras chave: Desenvolvimento Sustentável. Patrimônio Imaterial. Festas Populares. Imigração italiana. Cidadania. Identidade. Diversidade. Multiculturalidade.

Referencia: FERREIRA JÚNIOR, Silvio Pinto. Festas “italianas” em São Paulo e a Proteção do Patrimônio Imaterial: a identidade de grupo no contexto da diversidade. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

Resposta Selecionada: b.

a) Por que o reconhecimento das festas populares é importante para os estudos e programas sobre Desenvolvimento Sustentável?

Resposta Correta: b.

a) Por que o reconhecimento das festas populares é importante para os estudos e programas sobre Desenvolvimento Sustentável?

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Em uma pesquisa na qual o autor* analisa o comportamento de consumidores de alimentos orgânicos, na Introdução de seu trabalho, escreveu o texto abaixo no qual os parágrafos estão destacados.

I. “O consumidor, a cada dia dispõe de mais opções de alimentos, com uma oferta avassaladora promovida pela indústria alimentícia. São fórmulas de novos produtos, extensões de linha e de marcas de alimentos, uma infinidade que são lançados a todo o momento. Com relação à linha dos chamados alimentos alternativos, quanto aos orgânicos, verifica-se que já começam a estar presentes em alguns pontos de venda como os supermercados, feiras e lojas de produtos naturais. Nas feiras existem ainda os alimentos sem certificação, que são expostos e vendidos como orgânicos.

II. Num cenário de mercado tão competitivo como o alimentício, espera-se que os produtos orgânicos possam concorrer diretamente com outros produtos de linhas diferentes como ligth, diet, naturais e principalmente os tradicionais, que conta com toda uma estrutura de comercialização consolidada através das grandes indústrias do consumo. O esperado é que os orgânicos tenham um grau de qualidade na comercialização e posicionamento no mercado próximo ao dos seus concorrentes, sobretudo nas informações das embalagens e demais estratégias de comunicação.

III. Uma busca na literatura nota-se que ainda existe pouca informação sobre como se comporta o consumidor de alimentos orgânicos, quais são as suas preferências, qual o processo de decisão de compra, que atributos são mais valorizados. A literatura sobre comportamento do consumidor destaca os fatores que influenciam os consumidores para a compra, como aspectos culturais, sociais, pessoais e psicológicos, a reação dos consumidores após a compra.

IV. Estudos realizados no Brasil e no exterior, mostram que consumidores procuram por alimentos orgânicos para obter mais bem estar através da segurança que tais alimentos possibilitam.

V. A relevância da presente pesquisa é subsidiar políticas públicas orientadas para conservação do meio ambiente, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, a pesquisa pode oferecer subsídios à iniciativa privada interessada em atuar o mercado de alimentos orgânicos, além do aprofundamento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com