TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA CIENTIFICA

Casos: METODOLOGIA CIENTIFICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  1.339 Visualizações

Página 1 de 4

CONHECIMENTO- como acontece: É um conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam de acordo com o meio. Se dá pela vivência e pela necessidade de adaptação, interpretando a assimilação do meio interior e exterior ao ser

4 TIPOS DE CONHECIMENTO: Filosófico, Religioso, Popular, Cientifico.

DIFERENÇA CONHECIMENTO POPULAR/CIENTÍFICO: O conhecimento popular não se distingue do científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido, mas sim pela forma, modo ou método e pelos instrumentos do “conhecer”.

1-CARACT. POPULAR: valorativo, reflexiva, assistemática, verificável, falível, inexata.

2-CARACT. CIENTÍFICA: real, contingente, sistemática, verificável, falível, aproximadamente exata.

3-CARACT. RELIGIOSO: produzido pelas entidades de Deus, Jeová, Buda... São informações paea serem pregadas. Não é contestada, a gente aceita ou não.

CIÊNCIA: É todo conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao conhecimento sistemático com o objetivo limitado, capaz de ser submetido á verificação.

CIÊNCIAS POSSUEM: OBJETIVO: preocupação em distinguir a característica comum ou as leis que regem determinado evento;

FUNÇÃO: aperfeiçoamento através do crescente acervo de conhecimentos;

OBJETO-MATERIAL: aquilo que se pretende estudar;

OBJETO-FORMAL: o enfoque que se imprime ao estudo.

PESQUISA CIENTÍFICA: É toda atividade realizada para se descobrir a resposta a alguma indagação que temos a respeito de um assunto. É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.

MOTIVO PARA FAZER UMA PESQUISA: Pelo desejo e pela própria satisfação de conhecer (razões intelectuais). Pelo desejo de conhecer com vistas a fazer algo de maneira mais eficiente e eficaz (razões práticas). Para atender a uma necessidade social.

DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

1) Seleção do tópico ou problema para investigação;

2) Definição e diferenciação do problema;

3) Levantamento de hipóteses de trabalho;

4) Coleta, sistematização e classificação dos dados;

5) Análise e interpretação dos dados;

6) Relatório do resultado da pesquisa.

TIPOS DE PESQUISAS: a natureza; a abordagem; aos objetivos; aos procedimentos.

1 NATUREZA: BÁSICA: gerar conhecimentos novos, uteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. APLICADA: gerar conhecimento para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos.

2 ABORDAGEM: PESQUISA QUANTITATIVA: quantificar os fenômenos sociais, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classifica-los e analisá-los. Também busca indicadores e tendências observáveis. EX. pesquisa eleitoral

PESQUISA QUALITATIVA: ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, ela trabalha com descrições, comparações, interpretações e atribuições de significados. destaca os valores, crenças e atitudes. EX: evasão escolar

AS ABORDAGENS NÃO SE EXCLUEM: A abordagem quantitativa busca indicadores e tendências observáveis e a qualitativa destaca os valores, crenças e atitudes.

ABORDAGEM MISTA: É a coleta de dados que envolvem informações quantitativas e também informações qualitativas.

3 OBJETOS: PESQUISA EXPLORATÓRIO: promove maior familiaridade com o problema, visando torna-los explicito ou construir hipóteses. Ela é recomendada quando a pouco conhecimento sobre o problema a ser estudado.

PESQUISA DESCRITIVA: observa, registra, analisa e correlacionam fatos e fenômenos sem manipula-los. Tem como objetivo a descrição das características de uma determinada população, ou busca classificar, explicar e interpretar a frequência de um fenômeno.

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com