TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DA CIÊNCIA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

Tese: METODOLOGIA DA CIÊNCIA E DO TRABALHO CIENTÍFICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  Tese  •  2.900 Palavras (12 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - POLO NOVO HAMBURGO/RS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: Projetos de Pesquisa em Serviço Social

PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Tutor EAD: Maria Clotildes Bastos

Tutor: Presencial: Douglas Marques

NOVEMBRO, 2013

INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos sobre o projeto de pesquisa, e a sua importância. Resumimos um texto sobre Mattos (2011) onde o assunto abordado é a metodologia do trabalho cientifico, relacionamos o tema escolhido que é a violência contra a mulher e os danos psicossociais que a violência doméstica traz, com o setor privado, terceiro setor, gestão social de políticas públicas e a teoria social. Construímos uma ficha bibliográfica, juntamente com o texto critico com mesmo tema e por fim um projeto de pesquisa que identifica algumas dificuldades que as vítimas de violência doméstica encontram para sair desta condição e superar esta situação como os entraves para a efetivação de seu direito, tendo uma lei específica.

1- CIÊNCIA METODOLOGIA E TRABALHO CIENTIFICO

Nesta etapa o grupo realizou uma leitura sobre o texto de Mattos (2011), que aborda o tema: Ciência, Metodologia, e Trabalho Científico Ou tentado escapar dos horrores metodológicos.

De acordo com o texto abordado, a ciência é uma forma peculiar de produção de conhecimento objetivo. Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com bases em provas e evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não da margem a subjetividade, ou seja, a´achismo`` tem que ser alicerçado em provas. É nesse sentido que ouvimos repetidamente frases como: ´´a ciência demostra isso`` ou ´´cientistas verificam que``.

Consequentemente, a imagem da ciência ainda é predominante no senso comum, e é de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetráveis aos mortais, a não ser através da pratica científica. Sendo assim, competiria ao método científico, o beneficio de abordar a realidade, de divulgar suas regularidades e leis. Ou seja, aceitar o método científico seria melhor forma de chegar a verdade, de desvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade (Mattos 2011) a ciência é algo, que é construído por seres humanos e que a objetividade que tanto caracteriza os estudos científicos, muitas vezes nasce da subjetividade, de estudos em grupos, da curiosidade, dos medos e dos anseios. .

Segundo Mattos (2011), às vezes os métodos de pesquisas utilizados não condizem com a realidade onde estão sendo aplicadas, ou pelos menos não seria o melhor para o tempo e o espaço onde estão sendo inseridos. Principalmente quando o assunto pesquisado é o comportamento humano, que depende da cultura e da sociedade. Por isso, por mais científico que sejam os trabalhos, faz se necessário observar os aspectos além desse contexto.

Para o conhecimento cientifico, foi necessário romper com o sensu comum, às vezes utilizando, ferramentas teóricas e praticas investigativas por vezes bem distantes do sensu comum, buscando dar seguimento e as aspirações de ir além dos pares, contudo faz-se necessária outra ruptura, que permita o retorno ao senso comum, resgatando a clareza das ideias, para que o conhecimento seja apropriado e contribuam para a transformação desejada. .

2. AS GRANDES ÁREAS DA PESQUISA E A RELAÇÃO COM A VIOLENCIA DOMÉSTICA:

Serviço Social e Política pública é um conjunto de ações desencadeadas, no caso brasileiro, pelo Estado, nas escalas federal, estadual e municipal, podendo ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e, com iniciativa privada.

Em relação às políticas públicas de combate à violência contra a mulher, Rangel (1997) aponta em seu trabalho que as políticas eficazes serão alcançadas com a capacitação de vários profissionais, com a inclusão do movimento feminista em sua formulação e implementação, e levando em conta a perspectiva de gênero:

O assistente social nesta reflexão pode e deve através de estudos, pesquisas e debates tencionando a efetivação dos direitos humanos das mulheres como também propiciem o empoderamento destas.

Serviço Social e a Gestão social são transformações nas características das políticas sociais no Brasil nas últimas décadas. As iniciativas consolidadas por meio de parcerias entre prefeituras, organizações comunitárias, empresas, e instituições sociais e da mobilização de recursos públicos e privados, ajudaram para a construção de espaços organizacionais flexíveis, dinâmicos e com impacto social.

Uma destas iniciativas foi o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher lançado em agosto de 2007, como parte da Agenda Social do Governo Federal. Este pacto consiste em um acordo federativo entre o governo federal, os governos dos estados e dos municípios brasileiros para o planejamento de ações que consolidassem a Política Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres por meio da implementação de políticas públicas integradas em todo território nacional.

O Pacto apresentou naquele momento, uma estratégia de gestão que orientava a execução de políticas de enfrentamento à violência contra mulheres, no sentido de garantir a prevenção e o combate à violência, a assistência e a garantia de direitos às mulheres. A proposta era organizar as ações pelo enfrentamento à violência contra mulheres, com base em quatro grandes eixos/áreas estruturantes.

Serviço Social e o Setor Privado trabalham com a possibilidade da efetivação do projeto teórico metodológico e técnico operativo através da intervenção do assistente social nas empresas. A materialização do projeto profissional, no setor empresarial, torna-se possível pois possibilita a construção de respostas do assistente social aos trabalhadores.

As ideias que vinculam a mulher às atividades do âmbito familiar ressaltam que as violências decorrentes das desigualdades entre homens e mulheres tendem a ocorrer no espaço privado.

A partir dessa contestação, apontamos que as violências física, psicológica, sexual, patrimonial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com