TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Trabalho Intelectual

Artigos Científicos: Metodologia Trabalho Intelectual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  2.827 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O presente de trabalho de metodologia de trabalho intelectual tem como objecto geral, explorar a cerca de um dos tema aborda ao longos desta cadeira nomeadamente (leitura).

Para a adiciona este objectivo dá-se o conceito da leitura e a sua importância, fala-se os tipos das leituras também fala-se como folhear um livro.

Tratando se de um dos temas que em complementar os conhecimentos que devem ser adequados ao longo desta cadeira (metodologia de trabalho intelectual) e que será fundamental para as pessoas e entidade no geral, as razão para educação deste documento. Par dar uma sequencia logo ao trabalho, mesmo abdecerar as seguintes estruturas: primeiramente fala-se da Leitura depois vem a Importância, Tipos de, Leituras, como folhear um livro e ultimo fala-se da a Leitura Seleccionada

Leitura

(Para Santos), A busca do conhecimento tem sido uma constante na historia da humanidade. Nos primórdios quando não havia difusão da palavra escrita, as informações e os conhecimentos eram transmitidos oralmente. O surgimento da palavra escrita, principalmente após Gutenberg, em 1440, apresenta-se como grande instrumento de propagação do saber.

O surgimento da rádio permitiu um grande avanço na transmissão das informações e da televisão, acesso as informações e imagens. Hoje, os meios de comunicação deram um grande salto com a utilização da internet.

Apesar de todo avanço, o rádio contínua sendo um grande instrumento na difusão de informações, pois os indivíduos independentemente das tarefas que sejam estejam executando, recebem as informações nos mais variados pontos do globo terrestre.

Da mesma maneira, o grande avanço no rádio na televisão na informática, não tira do livro a sua função maior, que é permitir as pessoas ‘‘conversar’’ com as figuras mais proeminentes da humanidade; assim, em uma simples biblioteca todos têm à disposição as palavras de Aristóteles, Sócrates, Einstem, sendo possível conversar e buscar com o autor esclarecimentos que serão base para a reflexão.

É evidente o grande enriquecimento do vocabulário do leitor nos mais variados campos do conhecimento. Ele poderá fazer o confronto das várias das ideias expressas pelos mais variados autores, tirando suas próprias conclusões ou submetendo-se a um elenco maior de dúvidas que o levara a maiores reflexões.

Em qualquer trabalho científico, qualquer que seja o campo de conhecimento humano sempre imprescindível uma pesquisa junto ao conhecimento acumulado na quantidade infinita de obras existentes. Sabe-se que todo pesquisador desenvolve seu trabalho com objectivo de acrescentar algo que já sabe, dai a necessidade de um profundo conhecimento de estágios actual do assunto a ser pesquisado; isso só é possível mediante a consulta de tudo aquilo que foi escrito a respeito.

Esse trabalho que é ponto de partida de qualquer pesquisa é o que se chama bibliográfica. É importante o pesquisador não correr o risco de procurar o que já foi encontrado por outros.

Objecto da leitura

Num mundo moderno é necessário que os indivíduos e estejam muito bem informados, dai a necessidade da leitura de periódicos, tais como os jornas e revistas que, na verdade, nada acrescentam ao leitor, pois o leitor e texto encontram-se no mesmo nível de entendimento; procura-se apenas uma mera autualização quanto ao momento vivido.

Muitas vezes, estas informações são recebidas pelo leitor por meio de símbolos, como é caso de: não fumar.

A importância do símbolo e que ele e universal, ou seja, qualquer que seja a origem ou a língua falada pelo individuo, ele conhece o significado: “proibido fumar”.

Essa leitura é aquela tem por objectivo informar; apenas mostra a situação existente, tal como ela é.

Muitas vezes o objectivo do leitor é simplesmente manter-se ocupado, lendo testo sem qualquer compromisso, enquanto o pesquisador a leitura tem sempre como objectivo a descoberta, o acréscimos de saber, a busca pelo esclarecimento de duvidas existentes.

É importante ressaltar que o leitor deve alerga-se e não entristecer-se quando encontra dificuldades para para o prefeito entendimento do livro, pois isso vai acrescentar algo mais.

É muito provável que o leitor tenha de recorrer a um professor ou a outros livros, como enciclopédias e dicionários, para conseguir chegar ate onde o autor pretende.

A leitura muito fácil e cómoda pode, na verdade ser uma grande perda de tempo. Essa leitura, que tem como objecto o aprendizado, vai exigir um trabalho muito intenso em torno do livro e impor ao leitor muita acuidade de observação, muita imaginação analise e reflexão.

A importância da leitura

Não basta ir a aula se para garantir pleno êxito nos estudos. É presiso ler e, principalmente, ler bem. Que não sabe ler não saberá resumir, não saberá tomar, apontamentos e, finalmente, não saberá estudar. Ler bem é ponto de fundamental par os que quiserem implicar e desenvolver a orientações e aberturas das aulas.

Durantes as primeiras aulas de qualquer disciplinas, os mestre apresentam criteriosa bibliografia.

Também não é possível pensar em fazer um bom curso sem descobri ou fazer aparecer o espaço de tempo para o estudo extra aula e se é necessário programar criteriosamente a utilização desse tempo, não seria igualmente impossível pensar em fazer um bom curso sem ter as mãos boas fontes.

Tipos de leitura

Não acabe aqui a discussão quando a leitura elementa, ou seja, o aprendizado inicial, a alfabetização propriamente dita. Parte-se de pressuposto de que o leitor já passou por todos os estágios elementares, já e detendor de um bom vocabulário e consegue relacionar texto de vários actores.

Os tipos que existem na leitura são:

 Leitura selectiva;

 Leitor e autor: uma conversa produtiva;

 Leitura analítica;

 Verdadeiro ou falso;

 Leitura sintopica.

Leitura selectiva.

Como todos pesquisador trava uma luta contra tempo, é importante que ele saiba separar o que deve e o que não deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com