TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DA PESQUISA

Artigos Científicos: METODOLOGIA DA PESQUISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.915 Palavras (8 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 8

EXERCÍCIOS 2ª PROVA

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA PROF(A). JOSETE PERTEL

RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

1. Cite e descreva sobre cada um dos seguintes elementos empregados na elaboração de um artigo científico:

Elementos pré-textuais: Os elementos pré-textuais, também chamados de parte preliminar, compõem-se das informações iniciais necessárias para uma melhor caracterização e reconhecimento da origem e autoria do trabalho, descrevendo também, sucinta e objetivamente, algumas informações importantes para os interessados numa análise mais detalhada do tema (título, autoria, resumo, palavras-chave).

Elementos textuais: Considerada a parte principal do artigo científico, compõem-se do texto propriamente dito, sendo a etapa onde “o assunto é apresentado e desenvolvido”. Como em qualquer outro trabalho acadêmico, os elementos textuais subdividem-se em introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais, sendo redigidos de acordo com algumas regras gerais, que promovem maior clareza e melhor apresentação das informações contidas no texto.

Elementos pós-textuais: Na elaboração de qualquer trabalho acadêmico, os elementos pós-textuais, compreendem aqueles componentes que completam e enriquecem o trabalho, sendo alguns opcionais, variando de acordo com a necessidade. Entre eles destacam-se: Referências bibliográficas, Glossário, Apêndices, Anexos, etc.

2. O que é um artigo científico? é um texto com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, processos, técnicas e resultados nas diversas áreas do conhecimento.

3. Qual a finalidade do artigo científico? Os artigos científicos têm por objetivo/finalidade tornar público o conhecimento divulgando os resultados de estudos.

4. Cite algumas utilizações importantes do programa Excel.

5. Descreva sobre a estruturação de uma tabela, citando os seus elementos.

6. Cite algumas limitações da representação gráfica.

7. Cite e caracterize os principais tipos de gráficos.

8. Defina citação. citação é “menção no texto de uma informação colhida em outra fonte. Pode ser transcrição direta ou indireta, de fonte escrita ou oral”.

9. Explique sobre as citações através do sistema numérico ou autor-data.

10. Cite os três tipos de citações que existem e explique sobre cada um deles. Citação direta: É a transcrição exata de palavras e trechos de um autor, seguindo integralmente a redação, a ortografia, a acentuação e a pontuação. Citação indireta Consiste na transcrição não literal do que diz o autor, através do resumo de um trecho de determinada obra. Citação da citação Em determinadas situações não se tem acesso à bibliografia do autor principal.

11. Explique como proceder para efetuar a citação de UM AUTOR, DOIS AUTORES E MAIS DE TRÊS AUTORES. Um autor: Escreve-se o sobrenome do autor, o ano e página entre parênteses. Exemplo: Salomon (2004, p. 155) expõe que ...

Dois autores: Colocar-se os sobrenomes dos autores, seguido do ano e página entre parênteses. Exemplo: Lakatos e Marconi (1996, p.85) apresentaram...

Três autores: Escreve-se o sobrenome dos três autores, o ano e página entre parênteses. Exemplo: Cervo, Bervin e Silva (2007, p.162) definiram......

Mais de três autores: Escrever-se o sobrenome do primeiro autor, seguido da expressão et al. sucedido pelo ano e página entre parênteses. Exemplo: Marcantônio et al. (1996, p.18) dizem

12. Explique como proceder em caso de coincidência de autores com os mesmos sobrenomes e data de edição. Nesse caso, nas citações das obras, indicam-se os sobrenomes dos autores seguidos das iniciais de seus nomes. Exemplo 1: De acordo com Silva, E.T. (1999) “os sistemas de informações devem apresentar um sincronismo ...”, Exemplo 2: De acordo com Silva, M.R. (1991) “o sistema de produção é um conjunto de atividades...”

13. Descreva sobre a importância do emprego das notas de rodapé no que diz respeito às citações. Indicação das fontes das citações, caso estas não sejam feitas no corpo do trabalho, conforme mencionado anteriormente. Nesse caso, coloca-se uma número na frente da informação, fazendo a chamada do sobrenome do autor, ano e página. Trabalhos não publicados, mas que já receberam o aceite para publicação. Informações obtidas por canais informais.

14. Defina referências. “conjunto de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual”.

15. Caracterize os elementos essenciais e complementares das referências. elementos essenciais são as informações indispensáveis à identificação do documento como: autor(es), título, subtítulo (se houver), edição, local, editora e data de publicação.

Os elementos complementares são as informações que, acrescentadas às essenciais, permitem melhor caracterização do documento, como por exemplo: número, volume, capítulo, entre outros (NBR 6023: 2002).

16. Como proceder nas referências em caso de citações de autores com sobrenomes designativos de parentesco.

17. Explique sobre a elaboração das referências nos casos de:

Livro com um autor: SOBRENOME, Prenome do autor. Título. Edição. Local da publicação: Editora, ano da publicação. FERRÃO, R.G. Metodologia científica para iniciantes em pesquisa. Vitória, ES: Incaper, 2005. 246 p.

Entidade: EMPRESA CAPIXABA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – EMCAPA. Manual técnico da cultura do milho no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: Emcapa 1996. 168 p. (Emcapa. Documento n.77).

Monografia: MAESTRI, D. Qualidade dos alimentos vegetais agroecológicos na mesa do consumidor do município de Vitória – ES “do campo ao prato”. 2004. 79 p. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias e Qualidade de Alimentos Vegetais) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2004.

Livro com até três autores: MARCANTONIO, A.T.; SANTOS, M.M. do; LEHFELD, N.A. de S. Elaboração e divulgação do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1996. 232 p.

Livros com mais de três autores: Existindo mais de três autores, indica-se o primeiro autor, acrescentando-se a expressão et al. OBS.: Em casos específicos (projetos de pesquisa científica e relatório técnicos, financiados por órgãos de fomento de pesquisa) faz-se necessário a entrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com