TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA UTILIZADA PARA GERAR A IDEIA

Por:   •  28/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

2.        METODOLOGIA UTILIZADA PARA GERAR A IDEIA

Com o objetivo de desenvolver e utilizar o extrato hidrossolúvel de quinoa para fabricação de um análogo de requeijão denominado “requeijão de quinoa”.

2.1.         PREPARO DAS AMOSTRAS

2.1.1.        PREPARO DOS GRÃOS

Os grãos de quinoa serão colocados na maceração em temperatura de 25°C, na proporção 1:2 (quinoa:água) durante 48 horas.

2.1.2.        PREPARO DO REQUEIJÃO

Será utilizada a água de maceração na fabricação do requeijão, a coagulação é feita através da adição do fermento por processo clássico, no qual implica em o creme de quinoa, adicionado de fermento, por até 24h em repouso para que ocorra a coagulação. Ao final da coagulação, inicia-se o tratamento da massa, para que não ocorra acidificação excessiva.

O tratamento da massa é realizado em duas etapas. A primeira etapa consiste no fracionamento e aquecimento da massa a 50ºC para promover a retirada do sobrenadante formado, que ao final desta etapa deve ser límpido. A desacidificação da massa é realizada, em seguida, com água, até alcançar 50°C.

A etapa seguinte é a fusão que é feita acrescentando-se sal fundente à massa e elevando-se a temperatura em torno de 65ºC. Deve-se agitar vigorosamente a massa. Ao término do processo, aumenta-se a temperatura até 85-90ºC e adiciona-se 25% da água da maceração.

3. DEFINIÇÃO DAS OPORTUNIDADES

3.1        CARACTERÍSTICAS GERAIS DA IDEIA

A obtenção de um análogo de requeijão denominado “requeijão de quinoa” através do extrato hidrossolúvel de quinoa, sendo uma alternativa inovadora de um produto com elevado teor de proteínas e de alto valor nutricional, com grande aplicabilidade na indústria de alimentos.

Sendo por definição o requeijão, um queijo que tem como sua principal característica o formato pastoso, aspecto este obtido com a fusão que a massa sofre em uma das etapas de sua confecção. Esta é a sua apresentação mais comum, entretanto, no Nordeste brasileiro apresenta uma maior consistência, sendo denominado requeijão de corte.

3.2        JUSTIFICATIVA DA IDEIA

O desenvolvimento do requeijão a base de quinoa, baseia-se na busca da melhoria da qualidade de vida que será garantida pela presença das proteínas da quinoa, sendo de alto valor biológico dando origem a um novo produto alimentício de considerável valor nutricional.

3.3        PERFIL DOS CONSUMIDORES

O perfil dos consumidores é caracterizado por pessoas com problemas de intolerância a lactose, alergia a proteína do leite de vaca, pessoas que possuem a doença celíaca e ainda no preparo de alimentos sem colesterol.

3.4        USO DESSE NOVO PRODUTO

Devido a aplicação da pimenta rosa ser utilizada como produto condimentar e vir sendo difundida, sendo utilizada nas mais exigentes culinárias, conferindo sabores exóticos, a geleia de pimenta rosa pode ser harmonizada e servida com diversos acompanhamentos, como torradas, pães, queijos e carnes.

3.5        CARCTERISTICAS TECNICAS E FUNCIONAIS

3.5.1 CARACTERISTICAS TECNICAS

1. Designação        
Requeijão a base de quinoa.        
Ingredientes        
Quinoa, coagulante, sal.

2. Informação nutricional        
---

3. Características Organolépticas        
Aspecto: Base de corte        
Cor: Bege médio        
Cheiro: Característico da quinoa        
Sabor: Característico da quinoa

4. Características Microbiológicas         
... 

5. Validade        
6 meses.

6. Embalagem Primária        
Embalagem Primária: S
acos plásticos ou papel celofane.

Produto de peso líquido 500 gramas cada.

7. Embalagem Secundária        
Caixa de Papel Kraft (tamanho: 2000mm comprimento x 1000mm largura x 1000mm altura)        
- Dizeres de Rotulagem        
a) Nome do produto        
b) Quantidade: 25 unidades        
b) Peso liquido: 25,000 Kg        
c) Peso bruto: 25,400Kg        
d) OP/Lote: datados na caixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (293.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com