TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia utilizada durante o estágio de Gestão Escola

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  1.338 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO:

Introdução

Ao realizar a observação na Escola Estadual Rui Barbosa, observamos a escola e seu espaço físico, os assessores, Ensino Fundamental e Médio. Observamos que os objetivos da Escola Estadual Rui Barbosa é formar cidades conscientes, através da aquisição de habilidades e conhecimentos que são indispensáveis ao exercício ativo e critico da cidadania, na vida cultural, política, social e religiosa e no mundo do trabalho, conforme princípios e disposições da legislação vigente, segundo a qual o aluno deve permanecer na escola com sucesso. Elevando a auto-estima de modo a fazer, compreender-lhes as necessidades mais proeminentes, estimulá-los nos estudos incentivando-os a estabelecerem metas para as suas vidas. A Escola Estadual Rui Barbosa está trabalhando na conscientização e em estimular todos os educadores para combater a evasão e a repetência, a mesma tem o objetivo de estabelecer novas práticas pedagógicas situadas dentro da realidade com projetos, dinâmicas, estudos e reflexões conscientizando o aluno da importância da escola no seu desenvolvimento pessoal e pro fissionai.

A metodologia utilizada durante o estágio de Gestão Escolar, foram às visitas na escola, conversa com os funcionários, principalmente coordenador e diretor, consulta ao PPP e regime Escolar, observamos a adaptação do currículo, a forma de avaliação, a metodologia aplicada no planejamento da escola, observamos o investimento e financiamento.

Os itens trabalhados no relatório foram à identificação da instituição onde observamos a localização da escola a estrutura administrativa e pedagógica, o horário de funcionamento, pois a mesma funciona os três horários o nível de atendimento a Escola Rui Barbosa e o ensino fundamental e médio e o projeto EJA. Conhecemos o histórico da instituição como surgiu a escola, conhecemos o número de alunos, a estrutura física, onde a mesma tem boas condições de funcionamento, os problemas da comunidade que influencia na organização da escola.

A escola trabalha em parceria com a comunidade, a mesma trabalha com relação em atendimento ao aluno para que eles possa ter um bom rendimento.

Trabalho de Conclusão do Estágio Supervisionado em Gestão Educacional aqui apresentado foi realizado na escola Centro Educacional de Andradina, situada na Rua Paes Leme, nº 719, bairro: Centro, Andradina/SP, com o objetivo de colocar em prática, a teoria vista ao longo dos seis semestres do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – Centro de Educação à Distância.

Durante o Estágio Supervisionado foi observado como desenvolve o ensino em sala de aula, e de que maneira a professora conduz aprendizagem, tendo sempre o foco na observação do relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Gestão Educacional deste estabelecimento de ensino, no qual seguem o material do positivo.

Nas observações em sala de aula foi registrada a prática docente do professor do terceiro ano do turno matutino, assim como o relacionamento entre professor – alunos das diferentes disciplinas, tais como: Português, Matemática, História, Geografia, Inglês, Ciências, Informática, Inglês e Educação Física.

A Educação no Brasil vem passando por mudanças, como exemplo disso foi a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos, no qual as crianças acabam frequentando o 1º ano escolar com 6 anos, onde enfrentamos também grandes desafios principalmente pelas crianças estarem cada vezes mais envolvidas em um mundo tecnológico, até mesmo as mais novas, onde influencia nossa sociedade com mudanças de valores, atitudes e costumes.  A criança muitas vezes chega até a escola com uma variedade de informações e conhecimentos já adquiridos, onde acaba desmotivando a criança a descoberta e o professor tem como um papel fundamental despertar na criança o prazer de aprender, descobrir, tendo como desafio a motivação nos pequenos, precisando de aulas interativas e prazerosas, para isso o professor precisa ser bem informado e preparado para trabalhar com conteúdos  que desperte o interesse e a vontade da criança de aprender de maneira positivas.

Tendo esses pontos em vista o estágio se torna de extrema importância na vida do acadêmico, para proporcionar experiências e criar estratégias para o crescimento e qualidade na nossa profissão visando o desenvolvimento integral do aluno.

Junto com a teoria apresentada durante o curso de Pedagogia, o estagiário aprende ter um olhar cientifico da verdadeira realidade presenciada nas escolas, facilitando assim compreender o  relação complexa que há entre a teoria e a prática no trabalho de um docente da Educação Infantil.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No primeiro dia foi realizada uma visita na instituição em busca de solicitar a autorização para o estágio. A Estagiaria foi muito bem recebida, pela Gestora da unidade escolar, onde apresentou a documentação.

No segundo dia a estagiaria compareceu a unidade, onde a gestora informou que já havia comunicado o departamento jurídico e de recursos humanos sobre a presença da estagiaria e a mesma apresentada aos funcionários e o ambiente escolar, onde permaneceu na sala de aula do 2 ano.  Pode se observar que na escola atende crianças desde do grupo 1 ( 1 ano) até o ensino médio, a noite conta ainda com faculdades e cursinhos pré- vestibular. A Estagiaria também observou, que na escola existe um aluno no grupo 4 com problemas psicomotores, a estrutura da escola é adequada para a locomoção dele, conta com acesso de rampa e portas largas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com